João Lopes cobra apoio do governo para produtores enfrentarem escassez de café

Presidente da Assocafé defende reativação de políticas de estoques reguladores, já utilizadas no passado para estabilidade ao mercado


Osvaldo LyraDaniel Freitas
Osvaldo Lyra e Daniel Freitas 19/02/2025 11:05 • Negócios
João Lopes cobra apoio do governo para produtores enfrentarem escassez de café - Divulgação
Reproduzindo artigo
00:00 00:00

O presidente da Associação dos Cafeicultores da Bahia (Assocafé), João Lopes Araújo, cobrou, nesta terça-feira (18), a importância do apoio governamental para mitigar os efeitos da crise climática, bem como para ajudar os produtores a enfrentarem a escassez de café. Em entrevista ao Portal M!, João ressaltou que, embora o governo não possa controlar o clima, pode atuar na criação de políticas públicas que ajudem a combater os efeitos da falta de chuva e oferecer suporte técnico e financeiro aos produtores.

“O estado tem que fazer um processo para dar um apoio, para reduzir, para frear essa queda, e o governo federal também precisa participar”, afirmou.

Uma das soluções apontadas por Lopes é a reativação de políticas de estoques reguladores, que já foram utilizadas no passado para garantir estabilidade ao mercado de café. Conforme o especialista, essas políticas permitiriam ao governo adquirir café durante a colheita, quando a produção é abundante, e vendê-lo durante a escassez, estabilizando os preços e garantindo o abastecimento do mercado.

“O Brasil sempre teve um programa, quando eles tinham o Instituto Brasileiro do Café, quando o Brasil comprava café na época da colheita porque o produtor precisava vender para o preço não cair muito, o governo comprava e quando acabava a colheita que começava a procura e o preço começava a subir, o governo começava a vender, então o governo ainda ganhava dinheiro nessa operação e dava com esse estoque regulador uma segurança no mercado”, lembrou.

Na avaliação de João Lopes, a falta de regulação no mercado tem deixado os produtores mais vulneráveis às flutuações de preços, o que agrava ainda mais a crise enfrentada.

Consumo crescente

A situação é preocupante, e a previsão é que a alta nos preços do café continue nos próximos meses, especialmente porque a safra brasileira só começará a chegar ao mercado em maio. Com a escassez de produção em outros países, como Vietnã e Indonésia, o mercado está cada vez mais vazio, o que leva à expectativa de que o preço da saca de café chegue a valores recordes. Para agravar ainda mais a situação, muitos produtores de café, especialmente no estado da Bahia, não têm perspectivas de retorno à cultura, pois a rentabilidade continua a ser baixa em comparação com outras culturas.

“O consumo é crescente. Nós descobrimos agora que na Ásia, além da China estar chegando a 15 milhões de sacas com um crescimento no ano de 15%, nós estamos com o crescimento na Índia, com o crescimento da Indonésia, com o crescimento do consumo. Então o brasileiro pode procurar plantar café porque mercado não vai faltar”, disse.

“O consumo para esse ano, com essa escassez que a gente está, o consumo no mundo é de 180 milhões de sacas. E a produção? E a produção vai ser, talvez, dependendo da chuva nas nossas fazendas aqui no Brasil, etc. A nossa produção pode ser 165, tomara que chegue a 170 para poder o mercado não ficar tão vazio, né?”, complementou.

Cenário crítico no mercado de café

A escassez de grãos e o aumento da demanda global criaram um cenário dramático para o setor. O Brasil, responsável por 40% do consumo mundial, exportou 50 milhões de sacas em 2023, mas isso não foi suficiente para equilibrar o mercado.

“A produção de café não tem crescido. O Brasil já teve 70% de participação no mercado de consumo do mundo e agora estava em torno de 36%, por aí. Agora, como no ano passado, nós exportamos 50 milhões de sacas, então chegamos a 40% do consumo mundial”, observou.

O presidente da Assocafé afirmou nunca ter visto “coisa igual” no mercado. “Eu tenho 53 anos no café e nunca vi coisa igual. A gente sempre diz na Café Cultura que no café não tem um ano igual, todo ano muda alguma coisa. Mas dessa vez foi uma mudança radical, porque nós cometemos, nós, eu digo o mercado cometeu alguns enganos”, pontuou.

Osvaldo Lyra

Osvaldo Lyra

Filho de seu Osvaldo e dona Marinalva, nasceu em Ruy Barbosa, mas foi em Salvador que descobriu o amor pela comunicação e política. Multimídia, passeia por site, rádio, TV, jornal e assessoria. É Muita Informação!

Daniel Freitas

Daniel Freitas

Formado em jornalismo pela Universidade Salvador (Unifacs), é apaixonado por esportes, com experiência em assessoria de imprensa. Chegou à equipe do Portal Muita Informação em 2024 com uma vontade imensa de aprender e agregar.

Mais Lidas

Negócios

Últimas Notícias

Novo salário mínimo de R$ 1.621 começa a valer nesta segunda-feira -
Negócios 02/02/2026 às 21:02

Novo salário mínimo de R$ 1.621 começa a valer nesta segunda-feira

Reajuste do valor impacta benefícios do INSS, seguro-desemprego e contribuições previdenciárias em 2026


Cármen Lúcia diz que 2026 exigirá ‘comportamentos mais rigorosos’ e ‘transparentes’ de juízes eleitorais -
Política 02/02/2026 às 20:29

Cármen Lúcia diz que 2026 exigirá ‘comportamentos mais rigorosos’ e ‘transparentes’ de juízes eleitorais

Presidente do TSE afirma que Judiciário deve atuar com clareza e independência no próximo pleito


Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos -
Cidades 02/02/2026 às 20:00

Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos

Documento inaugura integração nacional do processo e amplia acesso à habilitação com redução de custos


Inflação recua e mercado reduz projeção para 3,99% em 2026, aponta boletim Focus -
Negócios 02/02/2026 às 19:31

Inflação recua e mercado reduz projeção para 3,99% em 2026, aponta boletim Focus

Boletim Focus aponta IPCA abaixo do teto da meta, PIB em 1,8% e expectativa de queda gradual da Taxa Selic


Em mensagem ao Congresso, Lula exalta avanços econômicos e aponta fim da escala 6×1 como desafio para 2026 -
Política 02/02/2026 às 19:04

Em mensagem ao Congresso, Lula exalta avanços econômicos e aponta fim da escala 6×1 como desafio para 2026

Governo destaca avanços econômicos, agenda social e aposta em parceria com Legislativo


Licia Fábio reúne convidados no Amado em celebração à Iemanjá e revela novidades do Camarote Brown: ‘É o samba na Bahia’ -
Carnaval 2026 02/02/2026 às 18:33

Licia Fábio reúne convidados no Amado em celebração à Iemanjá e revela novidades do Camarote Brown: ‘É o samba na Bahia’

Ao Portal M!, promoter destaca importância da data, das parcerias e dá detalhes dos projetos para o verão e o Carnaval


BBB 26: participantes vão para o ‘Tá Com Nada’ após sequência de punições gravíssimas -
BBB 26 02/02/2026 às 17:59

BBB 26: participantes vão para o ‘Tá Com Nada’ após sequência de punições gravíssimas

Infrações gravíssimas cometidas por Ana Paula Renault e Milena atingem o limite do Vacilômetro e levam todos os participantes à penalização coletiva


Carlos Muniz destaca parceria com o Executivo, projeta avanços para Salvador e adia decisão sobre candidatura do filho -
Política 02/02/2026 às 17:30

Carlos Muniz destaca parceria com o Executivo, projeta avanços para Salvador e adia decisão sobre candidatura do filho

Presidente da CMS diz nova legislatura será marcada pela união entre o Legislativo e o Executivo municipal, com foco em ações para melhorias na cidade


Congresso inicia último ano da legislatura com foco em medidas provisórias, CPIs e articulações para o STF -
Política 02/02/2026 às 16:58

Congresso inicia último ano da legislatura com foco em medidas provisórias, CPIs e articulações para o STF

Retomada dos trabalhos ocorre em meio a calendário eleitoral, análise de vetos e articulações entre Executivo, Legislativo e Judiciário


Kiki Bispo destaca alinhamento entre Câmara e Executivo, projeta agenda de entregas e nega candidatura em 2026 -
Política 02/02/2026 às 16:31

Kiki Bispo destaca alinhamento entre Câmara e Executivo, projeta agenda de entregas e nega candidatura em 2026

Vice-líder do governo na Câmara destaca alinhamento com o Executivo, diálogo com a oposição e expectativa de avanços em áreas estratégicas