Carnaval na Bahia terá 37 mil policiais e bombeiros, câmeras inteligentes e monitoramento em 113 cidades
Operação contará com a participação das Polícias Militar, Civil e Técnica, além do Corpo de Bombeiros
Rafael Rodrigues/SSP-BA
O esquema de segurança da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) para o Carnaval 2025 contará com cerca de 37 mil policiais e bombeiros, além de 1.500 câmeras de videomonitoramento com reconhecimento facial. O investimento do governo estadual para a segurança e promoção das festas é de aproximadamente R$ 99 milhões. O planejamento foi apresentado nesta terça-feira (18) no auditório do Centro de Cultura da Bahia e abrangerá 113 cidades do estado.
A operação contará com a participação das Polícias Militar, Civil e Técnica, além do Corpo de Bombeiros, que atuarão em conjunto com a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP). Estruturas de apoio serão montadas nos principais circuitos, incluindo 579 postos de atendimento, sendo 415 em Salvador e 164 na Região Metropolitana e no interior.
Estruturas e atendimento especializado
Entre as estruturas previstas estão os Postos Elevados de Observação (PEO), Postos Integrados (PPI), delegacias e unidades especializadas para atendimento a vítimas de intolerância e racismo. Espaços como o Posto Integrado de Prevenção à Violência (Piprev) e o Serviço Especializado de Respeito a Grupos Vulnerabilizados (Servvir) também serão disponibilizados para acolhimento do público.
A tecnologia será um dos principais recursos utilizados na segurança da festa. Cerca de 1.500 câmeras equipadas com sistemas de reconhecimento facial e de placas veiculares estarão posicionadas em pontos estratégicos. Além disso, duas Plataformas Elevadas de Observação serão instaladas para monitoramento da movimentação nos circuitos e acessos.
O evento contará ainda com uma solução de contagem de público para direcionamento de patrulhas e remanejamento de equipes conforme a necessidade. Noventa e nove Portais de Abordagem serão distribuídos nos acessos à festa para impedir a entrada de objetos cortantes. Para facilitar a comunicação, serão utilizados 1.400 terminais móveis pelos agentes de segurança.
Coordenação e operações especiais
O Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) funcionará durante todo o Carnaval, reunindo 48 órgãos das esferas estadual, federal e municipal, além de empresas privadas de serviços essenciais. Duas unidades móveis do CICC serão empregadas nas cidades de Barreiras e Porto Seguro para reforçar a coordenação das operações locais.
O Disque Denúncia (181) atuará de forma ininterrupta para receber informações sobre delitos e auxiliar as forças de segurança. Além disso, a Ouvidoria da SSP aplicará pesquisas junto aos foliões para avaliar a percepção sobre o esquema de segurança.
Nos principais circuitos, os Postos Integrados de Prevenção à Violência (PIPREV) contarão com equipes da SSP, Sepromi, Seades, SJDH e Defensoria Pública. As atividades incluem acolhimento de vítimas, encaminhamento para atendimento especializado e distribuição de materiais informativos sobre prevenção e segurança.
O Corpo de Bombeiros e o Departamento de Polícia Técnica realizarão vistorias em trios elétricos e camarotes para garantir a segurança das estruturas e a conformidade com as normas de prevenção de acidentes. As operações especiais da SSP também incluem a recepção de foliões estrangeiros com equipes bilíngues e ações como a Operação Navio, iniciada em outubro de 2024, a Operação Abadá, voltada para a segurança na comercialização e retirada de abadás, e o reforço do efetivo no Aeroporto Internacional de Salvador.
Mais Lidas
Carnaval 2026
Últimas Notícias
Confrontos armados em Salvador deixam mortos, policial baleado e afetam transporte público
Trocas de tiros no Vale das Pedrinhas e Jardim Santo Inácio provocam reforço policial, cirurgias de emergência e mudanças na rotina de moradores
Enxaguada de Yemanjá transforma o Rio Vermelho em palco de música e celebração, confira giro de fotos
Celebração comandada por Carlinhos Brown transformou a Vila Caramuru em um espaço de ancestralidade, som e comunhão à beira-mar
Prouni 2026: resultado da primeira chamada é divulgado em todo país; Bahia tem mais de 48,7 mil bolsas
Programa oferece número histórico de bolsas e amplia acesso ao ensino superior com vagas presenciais e à distância
Governo Lula quer acelerar fim da escala 6×1 e estuda projeto em regime de urgência
Iniciativa está em estudo no Palácio do Planalto, diante da avaliação de que o calendário legislativo de 2026 será reduzido por se tratar de um ano eleitoral
Pix ganha novas regras de segurança para rastrear dinheiro e combater fraudes
Ferramenta tem objetivo de agilizar a devolução de valores transferidos indevidamente e reduzir o uso do sistema de pagamentos instantâneos em crimes
Prefeitura de Salvador abre inscrições para camarotes acessíveis nos circuitos do Carnaval nesta terça
Cadastro pode ser feito presencialmente ou pela internet
AL-BA retoma trabalhos sob impacto de sucessão e xadrez eleitoral para 2026
Com posse de Luciano Ribeiro e mensagem anual de Jerônimo Rodrigues, Legislativo baiano inicia ano com 52 deputados focados na reeleição
Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio
A iniciativa ainda não teve os detalhes divulgados e deve ser apresentada oficialmente em uma cerimônia marcada para a próxima quarta-feira (4)
Liquida Salvador reúne ofertas em shoppings e lojas de rua até sábado; ação terá sorteio de dois carros 0km
A cada R$50 em compras, cliente recebe um cupom, independente da sua forma de pagamento
Paroano Sai Milhó comanda show especial de Carnaval no Sesi Rio Vermelho
O tradicional bloco carnavalesco se apresenta, nesta quinta-feira (5), às 21h, um show especial de Carnaval