Aprovação de Lula cai de 52% para 47%, aponta pesquisa Genial/Quaest
Avaliação positiva do governo petista também sofreu queda, enquanto desaprovação subiu; veja números
Ricardo Stuckert/PR
A avaliação positiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva caiu de 52% em dezembro de 2024 para 47% em janeiro de 2025, enquanto a desaprovação aumentou de 47% para 49%. De acordo com a pesquisa Genial/Quaest divulgada, nesta segunda-feira (27), o percentual de indecisos também subiu, de 2% para 4%.
Nordeste lidera aprovação, mas índice também caiu
Conforme o levantamento, no Nordeste, apesar de ainda registrar a maior taxa de aprovação, o índice caiu de 67% para 59%. Já a desaprovação subiu de 32% para 37%, e o número de indecisos passou de 1% para 4%. No Sudeste, a aprovação do presidente oscilou de 44% para 42%, com a desaprovação se mantendo em 53%.
No Sul, o desempenho de Lula registrou maior variação negativa, com aprovação caindo de 46% para 39% e desaprovação subindo de 52% para 59%. Nas regiões Norte e Centro-Oeste, a aprovação se manteve em 48%, enquanto a desaprovação caiu de 50% para 49%.
Homens e mulheres divergem na avaliação do presidente
Segundo a pesquisa, Entre os que recebem até dois salários mínimos, a aprovação de Lula caiu de 63% para 56%, enquanto a desaprovação subiu de 34% para 39%. Entre os que ganham de dois a cinco salários, a aprovação caiu de 48% para 43% e a desaprovação subiu de 50% para 54%.
Homens e mulheres divergem na avaliação. Ao todo, 49% das mulheres aprovam o trabalho do presidente (ante 54% em dezembro), enquanto a aprovação entre homens recuou de 49% para 45%.
Por faixa etária, o maior índice de aprovação continua entre pessoas com 60 anos ou mais (52%, ante 57% anteriormente). Já entre os jovens de 16 a 34 anos, a aprovação caiu de 48% para 45%, e a desaprovação subiu de 50% para 52%.
Entre os evangélicos, a desaprovação subiu de 56% para 58%, enquanto a aprovação caiu de 42% para 37%. Entre católicos, 52% aprovam Lula (ante 56%), enquanto 45% desaprovam (ante 42%).
Avaliação geral do governo e promessas de campanha
A pesquisa Quaest também aponta que a avaliação positiva do governo Lula caiu de 33% para 31%, enquanto a negativa subiu de 31% para 37%. Aqueles que consideram o governo regular caíram de 34% para 28%. A percepção de que o Brasil está indo na direção errada aumentou de 46% para 50%, enquanto os que acreditam que o país está no caminho certo caíram de 43% para 39%.
Para 47% dos entrevistados, Lula é bem intencionado (ante 51%), enquanto 46% dizem que o presidente não é bem intencionado (ante 42%). Além disso, 47% dizem que o governo trabalha para atender às necessidades de todos (ante 52%) e 35% afirmam que o governo trabalha para atender às necessidades de quem votou no Lula (ante 34%).
Promessas da campanha petista
Em relação às promessas de campanha de Lula, 65% avaliam que o presidente não tem conseguido fazer aquilo que prometeu (ante 60% em dezembro) e 30% consideram que ele tem conseguido fazer o que prometeu (ante 35%). Não sabem ou não responderam se mantiveram em 5%.
A Genial/Quaest entrevistou 4.500 brasileiros de 16 anos ou mais entre 23 e 26 de janeiro. A margem de erro é de 1 ponto porcentual e o nível de confiabilidade, de 95%.
Mais Lidas
Política
Últimas Notícias
Segurança da Lavagem do Bonfim 2026 mobiliza mais de 2 mil agentes, ativa CICC e amplia uso de tecnologia
Operação coordenada pela SSP reúne forças policiais, bombeiros e órgãos parceiros para monitorar evento em tempo real
Resumo de Êta Mundo Melhor de 12 a 17 de janeiro: revelações, ameaças e romances em risco
Semana da novela é marcada por ciúmes, confrontos e um atentado que muda os rumos da trama
Resumo de Três Graças de 12 a 17 de janeiro: segredos, confrontos e novas revelações movimentam a semana
Investigação sobre a escultura e conflitos familiares ganham força nos próximos capítulos da novela
Resumo Coração Acelerado de 12 a 17 de janeiro: estreia da novela traz paixões, desencontros, fuga e momentos de humilhação
Trama musical que estreou em 12 de janeiro acompanha a trajetória de uma jovem cantora em busca de espaço e reconhecimento
Eleições 2026: Lula lidera disputa presidencial e vence adversários da direita no 1º turno
Pesquisa nacional indica vantagem do atual presidente em diferentes cenários e aponta empate técnico apenas contra Tarcísio de Freitas no 2º turno
Bahia tem 2ª maior taxa de presos que não retornaram após saidinha de Natal no Brasil
Com 8,1% de evasão, Estado fica atrás apenas do Rio de Janeiro em termos percentuais
BBB 26 estreia com prêmio histórico, retorno do Quarto Branco e primeira madrugada marcada por estratégias e conflitos
Reality abre temporada com mistura de anônimos, famosos e ex-participantes, além de dinâmica de resistência valendo vagas na casa
Pesquisa mostra Lula com 50% de desaprovação e 47% de aprovação entre eleitores
Levantamento nacional aponta cenário de divisão política e avaliação negativa em áreas estratégicas do governo federal
Operação Overclean: PF mira deputado Félix Mendonça Jr. por esquema de desvios de emendas na Bahia
Nova fase investiga esquema de corrupção e lavagem de dinheiro; STF determinou bloqueio de R$ 24 milhões do pedetista baiano
Palmeiras x Vitória: onde assistir ao vivo, horário e prováveis escalações
Duelo eliminatório, às 19h30, define quem avança para a próxima fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior