Bolsonaro reafirma candidatura em 2026 e diz ter apoio de partidos para anistia
Declaração ocorreu durante evento ao lado de Tarcísio de Freitas, que tem sido cogitado como alternativa para concorrer ao Planalto
Reprodução/Instagram @tarcisiogdf
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) reafirmou, nesta terça-feira (11), sua intenção de disputar a Presidência em 2026, apesar de estar inelegível por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A declaração ocorreu durante evento em São Paulo ao lado do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), que tem sido cogitado como alternativa para concorrer ao Planalto.
Em 2023, por maioria de votos, o Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) declarou a inelegibilidade do ex-presidente por oito anos, contados a partir das Eleições 2022. Segundo o Tribunal, ficou reconhecida a prática de abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação durante reunião realizada no Palácio da Alvorada com embaixadores estrangeiros. Walter Braga Netto, que compôs a chapa de Bolsonaro à reeleição, foi excluído da sanção, pois não ficou demonstrada sua responsabilidade na conduta.
Tarcísio endossou Bolsonaro, referindo-se a ele como “meu candidato” e confirmou presença em um ato convocado pelo ex-presidente no Rio de Janeiro.
“Eu não aparecer como candidato [na urna] é uma negação à democracia“, afirmou Bolsonaro, questionando sua inelegibilidade. “Qual foi o crime cometido? Reunião com embaixadores? Tenha santa paciência“, acrescentou.
Tarcísio, ao ser perguntado se concordava com a afirmação, respondeu afirmativamente. Bolsonaro evitou indicar um nome para 2026, mas elogiou o governador paulista e afirmou que ele “é uma grande promessa para o futuro“.
Bolsonaro critica inelegibilidade e investigações
O ex-presidente voltou a criticar a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) que o acusa de participação em uma tentativa de golpe em 2022. Ele chamou a acusação de “narrativa” e negou envolvimento.
Bolsonaro também questionou sua inelegibilidade, afirmando que a escolha de candidatos não deveria estar nas mãos do Judiciário. “Não me querem disputando, porque, se eu disputar, eu levo“, disse, voltando a criticar o sistema eleitoral.
Bolsonaro também abordou a manifestação que organizou para domingo (16) no Rio de Janeiro, dizendo que o ato será pelo “país e pela liberdade dos reféns de 8 de janeiro“.
Ele demonstrou otimismo com a possibilidade de aprovação, pelo Congresso Nacional, de um projeto de lei para conceder anistia aos condenados pelos atos de depredação das sedes dos Três Poderes em Brasília.
“Essa injustiça, se Deus quiser, vai ser desfeita brevemente, porque quase todos os partidos de centro para a direita aceitaram votar o projeto da anistia do deputado Valadares [Rodrigo Valadares (União-SE)]“.
“Por enquanto, eu sou candidato”, complementou o ex-presidente.
Evento empresarial e motociatas
Durante o evento, Bolsonaro apresentou um capacete feito de grafeno, produzido por uma empresa da qual ele e o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) são sócios. O ex-presidente defende investimentos no material desde sua gestão. Flávio esteve presente no lançamento, ao lado do vice-prefeito de São Paulo, Mello Araújo (PL), e deputados aliados.
Bolsonaro foi acompanhado por apoiadores durante o evento e ouviu gritos de “volta, presidente” e “Lula ladrão“. Tarcísio publicou um vídeo com Bolsonaro em suas redes sociais, chamando-o de “mito” e mencionando a utilização do novo capacete em futuras motociatas.
“É sempre um prazer estar ao lado do mito! E o motivo hoje é pra falar que na próxima motociata teremos capacete novo! Certo, Jair Bolsonaro?“, escreveu o governador.
Os dois já participaram de diversas motociatas durante o governo Bolsonaro sem utilizar capacete, item obrigatório por lei. A expectativa era que Bolsonaro pernoitasse no Palácio dos Bandeirantes, residência oficial do governador de São Paulo, como costuma fazer quando tem compromissos na capital paulista.
Outro candidato ‘só depois de morto’
Na última semana, o ex-presidente afirmou que, caso não participe das eleições presidenciais de 2026, só indicaria outro candidato “depois de morto“. Bolsonaro ainda declarou à imprensa, que sua ausência nas próximas eleições “é uma negação à democracia“.
Ele acrescentou que, se tivesse um motivo justo para isso, “nem estaria falando com vocês aqui, arrumaria uma maneira de fugir“. Em relação ao impacto de sua ausência para a direita, o ex-presidente não vê nenhum prejuízo, afirmando que diversos partidos têm capacidade de lançar nomes próprios para a disputa presidencial.
Mais Lidas
Política
Metade dos brasileiros ainda não entende o que é a COP-30, mostra pesquisa
Últimas Notícias
Com ACM Neto, Bruno Reis participa da Festa da Padroeira de Valença e afirma: ‘Há na Bahia um desejo profundo de mudança’
Declaração ocorre após trégua com governador, quando ambos deixaram 2026 em 2° plano e anunciaram ações contra facções e em apoio a ambulantes
Mais Infância inicia entrega de material didático 2026 e lança edital de creches no Bahia Sem Fome
Programa das Voluntárias Sociais amplia ações pedagógicas e de segurança alimentar em 120 creches comunitárias baianas
Brasil brilha no Parapan de Jovens e quebra recorde mundial em dia de 12 medalhas
Com destaque para mineiro Charles Eduardo Santos no halterofilismo, país mantém liderança isolada no quadro geral dos jogos em Santiago
Tornado mortal no Paraná: Ratinho Júnior decreta luto oficial e número de feridos passa de 750
Estado mobiliza forças de saúde, segurança e assistência para atender vítimas em Rio Bonito do Iguaçu, 90% devastado
Governo do Paraná suspende Enem em Rio Bonito do Iguaçu, 90% devastada por tornado
Prova será remarcada após destruição causada por ventos de até 250 km/h; governador decreta calamidade e Lula promete apoio à reconstrução
Derrite endurece projeto antifacção do governo Lula e equipara facções a terrorismo
Relator inclui equiparação de facções a organizações terroristas, amplia penas e reforça medidas de controle e confisco de bens ilícitos
Enem 2025: veja como descobrir local de prova e confira esquema de transporte especial em Salvador
Candidatos terão metrô e ônibus gratuitos e reforço na frota na capital baiana nos dois domingos de aplicação do exame
Seminário sobre Exú abre programação da Caminhada pela Paz em Salvador
Encontro no Terreiro do Cobre discute liberdade religiosa e combate à intolerância antes do tradicional cortejo no Engenho Velho da Federação
Caetano Veloso e Maria Bethânia indicados ao Grammy 2026: dupla baiana pode trazer troféu inédito ao país
Kendrick Lamar lidera indicações em nove categorias; veja lista completa
Governo do Paraná decreta calamidade após tornado de 250 km/h devastar Rio Bonito do Iguaçu: seis mortos e mais de 400 feridos
Presidente Lula expressa apoio às famílias afetadas e destaca empenho do governo na reconstrução das áreas atingidas