Azul amplia voos regionais na Bahia e reforça operações para Carnaval de Salvador
Companhia conecta interior baiano à capital e vai oferecer 24 voos extras para Carnaval de Salvador
Equipe M!
A companhia aérea Azul deu um passo estratégico para ampliar suas operações na Bahia. A partir desta segunda-feira (6) e quinta-feira (9), entram em operação três novos voos regulares ligando Salvador aos municípios de Guanambi, Barreiras e Lençóis. De acordo com a empresa, a iniciativa reforça o compromisso com a conectividade regional e o desenvolvimento do turismo e negócios locais.
Os voos serão realizados com aeronaves modelo ATR 72-600, que têm capacidade para 70 passageiros. As rotas para Guanambi e Barreiras terão frequência diária, enquanto Lençóis contará com duas frequências semanais.
Expansão alinhada ao turismo e à conectividade local
Em entrevista ao Portal M!, César Grandolfo, gerente de Relações Institucionais, Regulatório e Tributário da Azul, esses novos trajetos consolidam a presença da companhia aérea no interior baiano, que já inclui as cidades de Ilhéus, Porto Seguro e Vitória da Conquista.
“A aviação regional, ela não faz só isso [SIC], ela faz muito voo doméstico, voos internacionais, mas ela nasceu com essa característica e isso nunca vai sair do DNA da Azul. Então os voos de Salvador pra Guanambi, pra Lençóis e pra Barreiras, que hoje a gente tá inaugurando aqui em Salvador, é mais um passo dentro dessa lógica. Então serão voos regulares, que nós teremos para essas três cidades. Além dessas três cidades, nós já conectamos Salvador a outras três cidades do interior do Estado: Ilhéus, Porto Segura e Vitória da Conquista. Então, estamos falando que seis cidades do interior do Estado hoje são conectadas diretamente a Salvador com voos regulares”, afirmou César para o Portal M!.
Segundo Grandolfo, além de atrair turistas para o Estado, a operação beneficia os próprios moradores da Bahia. “Isso é um passo muito importante, a gente entende que todo o Brasil e todo mundo quer conhecer a Bahia, quer conhecer as belezas da Bahia, mas o baiano também quer fazer turismo aqui em Salvador. E o contrário também acontece quando o povo aqui solteropolitano quer ir lá pra Chapada [Diamantina] conhecer e passar com a sua família alguns dias lá. Então, essa conexão direta que a Azul hoje inicia é algo muito importante pra companhia e com certeza para o Estado também“.
Conexões estratégicas com Salvador
Os novos voos regionais também potencializam o Aeroporto Internacional de Salvador como um hub estratégico da Azul no Estado. Atualmente, a companhia opera 19 voos diários partindo da capital, conectando 11 destinos nacionais e oferecendo mais de 77 mil assentos mensais. A nova malha deve atrair ainda mais passageiros ao aeroporto, que registrou mais de 5 milhões de embarques e desembarques em 2024, conforme a Vinci Airports Brasil, administradora do terminal.
Para Julio Ribas, CEO da Vinci Airports no Brasil, a ampliação da malha aérea regional é essencial para impulsionar o turismo e a economia local.
“Os voos regionais são estratégicos para nós, pois conectam o interior do estado com dezenas de opções de destinos nacionais e internacionais, fortalecendo a nossa malha aérea e a atração de mais destinos a partir da capital”, afirmou ao Portal M!.
Oferta ampliada para Carnaval 2025
Em paralelo à inauguração dos voos regionais, a Azul anunciou mais de 290 operações extras para o Carnaval em todo o país. As passagens já estão disponíveis para compra, atendendo à alta demanda do período. Entre 26 de fevereiro e 9 de março, serão ofertados mais de 46 mil assentos adicionais, representando um aumento de 16% em relação ao Carnaval anterior.
A maior parte das operações extras estará concentrada na Bahia, com destaque para Salvador, que receberá 24 voos extras partindo de Confins, Viracopos e Recife. Além da capital, Ilhéus e Porto Seguro também serão contempladas, com voos adicionais a partir de Campinas, Confins e Congonhas.
Perspectivas futuras
Segundo ainda Grandolfo, os voos para Guanambi, Barreiras e Lençóis fazem parte de uma estratégia permanente, sem caráter sazonal. “Esses voos não são temporários só para a alta temporada, eles são voos regulários. Então, eles começam agora dia 6 e eles se perpetuam mesmo ao final da alta temporada, a conexão do interior com a capital continuará ao longo do ano”, explicou ao Portal M!.
A expectativa é de que a iniciativa fortaleça a conectividade regional e amplie as opções de mobilidade para os baianos e turistas. A Azul, em parceria com o Governo da Bahia, pretende acompanhar de perto o desempenho das novas rotas e investir em ajustes para atender à crescente demanda.
Mais Lidas
Mercado financeiro reduz projeção de inflação para 4% e mantém Selic estável
O que acontece quando o dólar sobe no Brasil?
Negócios
Mercado financeiro reduz projeção de inflação para 4% e mantém Selic estável
O que acontece quando o dólar sobe no Brasil?
O custo do Verão: quanto Salvador ganha e quanto paga pela alta temporada
Últimas Notícias
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Paredão BBB 26: Ana Paula Renault, Brigido e Leandro disputam a permanência
Está formado o terceiro Paredão do BBB 26. Ana Paula Renault, Brigido e Leandro (Boneco) disputam a permanência no reality após uma semana marcada pela dinâmica do Big Fone e decisões estratégicas dentro da casa.
Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central
O nome foi sugerido ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a informação foi confirmada ao Estadão por fontes próximas a Mello e Haddad
2 de fevereiro: Dia de Iemanjá transforma Rio Vermelho em mar de fé, branco e azul nos 104 anos da celebração
Atabaques, alfazema e rosas marcam festa em Salvador na saudação à Rainha do Mar e mãe de todos orixás
Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra
Decisão repete patamar de janeiro e reflete condições favoráveis de geração de energia no período chuvoso
Lista de material escolar: veja o que as escolas podem e não podem exigir dos pais
Especialista explica quais itens podem ser solicitados pelas escolas e o que a legislação considera cobrança abusiva
Alckmin participa de inauguração de espaço social na Ceilândia, em Brasília
Após a celebração de uma missa, foi iniciado o funcionamento da Fazenda da Esperança Nossa Senhora das Mercês
ACM Neto recebe apoio de Isaac Carvalho em Juazeiro e fala em novo momento político para a Bahia
Ex-prefeito de Juazeiro deixa base do PT e passa a integrar articulação liderada por ACM Neto durante agenda no Norte do estado
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Fenômeno ocorre neste domingo à noite, será visível em todo o território nacional e carrega significados astronômicos e simbólicos
Morte do cão Orelha mobiliza protestos em capitais e reúne artistas ativistas e políticos pelo país
Atos realizados neste domingo pedem justiça e responsabilização após morte do animal em Florianópolis
Ivana Bastos reafirma liderança de Otto Alencar e unidade do PSD em meio a tensões políticas
Deputada afirma que decisões do partido seguem orientação coletiva liderada por Otto Alencar