Após novo procedimento médico, previsão de alta do presidente Lula é início da próxima semana
Segundo seu médico particular, Roberto Kalil Filho, petista está ‘super estável’, acordado, comendo e conversando
Marcelo Camargo/ Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva(PT) está em recuperação após ser submetido a um novo procedimento cirúrgico nesta quinta-feira (12), no hospital Sírio-Libanês, para tratar uma hemorragia intracraniana identificada na segunda-feira (9). Segundo seu médico particular, o cardiologista Roberto Kalil Filho, o estado de saúde do presidente é estável e a previsão é que ele tenha alta no início da próxima semana, caso sua recuperação continue a evoluir positivamente.
Em coletiva de imprensa realizada no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, Kalil afirmou que Lula está “super estável”, acordado, comendo e conversando após o procedimento. “Isso não atrasou nem um pouco a programação dos próximos dias. Dependendo da evolução do presidente, deverá ter alta no começo da semana”, disse o médico, ressaltando que, apesar da intervenção, não houve complicações significativas.
Novo procedimento cirúrgico foi sucesso, afirma equipe médica
O novo procedimento cirúrgico realizado, na manhã desta quinta-feira, foi descrito pela equipe médica como um sucesso. De acordo com Kalil, este foi um complemento à drenagem realizada na terça-feira (10), para tratar a hemorragia. “O presidente foi submetido a drenagem na terça-feira, a evolução foi muito boa, e nos dois dias subsequentes à cirurgia, foi discutido esse procedimento complementar”, explicou o médico.
A cirurgia de drenagem já havia sido feita para remover o acúmulo de sangue no cérebro de Lula, após um acidente doméstico ocorrido em outubro, que originou o sangramento. Além do cardiologista, o neurocirurgião Marcos Stavale, também parte da equipe médica do presidente, informou que o procedimento de hoje teve como objetivo bloquear qualquer possibilidade de novos sangramentos.
“Agora, temos segurança máxima. O risco de ele ter novo sangramento é estatisticamente desprezível“, afirmou Stavale, destacando que o presidente não apresenta sinais de lesão cerebral.
Diagnóstico inicial indicava quadro gripal de Lula
Antes da cirurgia, o presidente apresentou sintomas gripais, como febre e sonolência. A médica da Presidência, Ana Helena Germoglio, afirmou que o quadro gripal de Lula foi compatível com uma doença viral, embora ainda não tenha sido identificado o vírus responsável. No entanto, os exames realizados mostraram que o problema maior era a hemorragia intracraniana, que resultou na cirurgia. “Os exames são compatíveis com um quadro viral, que ainda não conseguimos identificar o vírus responsável, porque nem todos os vírus a gente consegue identificar de forma pronta, mas os exames já se normalizaram”, declarou Germoglio.
Cada dia que passa, risco de hematoma recidivar diminui, diz neurologista de Lula
O neurologista Rogério Tuma, um dos responsáveis pelo acompanhamento de Lula, afirmou que, com a drenagem realizada na terça-feira, o risco de um hematoma se refazer diminui significativamente a cada dia. “Com a drenagem feita na terça-feira, Lula está tratado. O procedimento de hoje foi em caráter preventivo para que essa coleção não recorra, não aconteça novamente”, explicou o médico.
Tuma destacou que o risco de um hematoma se reconstruir é “bem menor” após o procedimento preventivo, realizado para bloquear a circulação sanguínea na artéria que alimentava a área do hematoma. “Esse risco vai diminuindo exponencialmente no passar dos dias“, completou.
Prognóstico positivo e previsão de alta no início da semana
A equipe médica de Lula está confiante de que o presidente poderá deixar o hospital no início da próxima semana, caso sua recuperação continue conforme o esperado. O cardiologista Roberto Kalil informou que, após o procedimento, o presidente estava acordado, conversando e até mesmo em condições de interagir com seus assessores, apesar de estar proibido de receber visitas, exceto familiares.
O estado de saúde de Lula tem melhorado progressivamente desde a cirurgia inicial. A equipe médica do hospital Sírio Libanês, onde o presidente está internado, segue monitorando sua recuperação de perto, e todos os sinais indicam que a situação está sob controle.
Sinais de lesões cerebrais e risco de complicações futuras é mínimo
Com a alta médica prevista para os próximos dias, o quadro de saúde de Lula reflete um processo de recuperação bem-sucedido, especialmente após o diagnóstico e tratamento imediato da hemorragia intracraniana. A equipe médica garantiu que não há sinais de lesões cerebrais e que o risco de complicações futuras é mínimo.
Apesar das intervenções, o presidente tem demonstrado uma boa capacidade de resposta ao tratamento e está, segundo os médicos, em condições de manter sua agenda de trabalho, embora restrita ao hospital. Nos próximos dias, é esperado que Lula continue a se recuperar sem maiores complicações, com o risco de novos hematomas sendo consideravelmente baixo.
A recuperação de Lula tem sido acompanhada de perto por sua equipe de médicos. Com a previsão de alta iminente, o presidente deverá retomar suas atividades normais em breve, com uma agenda focada em sua recuperação e, eventualmente, em compromissos oficiais.
Mais Lidas
Política
AL-BA retoma trabalhos sob impacto de sucessão e xadrez eleitoral para 2026
Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio
Últimas Notícias
Confrontos armados em Salvador deixam mortos, policial baleado e afetam transporte público
Trocas de tiros no Vale das Pedrinhas e Jardim Santo Inácio provocam reforço policial, cirurgias de emergência e mudanças na rotina de moradores
Enxaguada de Yemanjá transforma o Rio Vermelho em palco de música e celebração, confira giro de fotos
Celebração comandada por Carlinhos Brown transformou a Vila Caramuru em um espaço de ancestralidade, som e comunhão à beira-mar
Prouni 2026: resultado da primeira chamada é divulgado em todo país; Bahia tem mais de 48,7 mil bolsas
Programa oferece número histórico de bolsas e amplia acesso ao ensino superior com vagas presenciais e à distância
Governo Lula quer acelerar fim da escala 6×1 e estuda projeto em regime de urgência
Iniciativa está em estudo no Palácio do Planalto, diante da avaliação de que o calendário legislativo de 2026 será reduzido por se tratar de um ano eleitoral
Pix ganha novas regras de segurança para rastrear dinheiro e combater fraudes
Ferramenta tem objetivo de agilizar a devolução de valores transferidos indevidamente e reduzir o uso do sistema de pagamentos instantâneos em crimes
Prefeitura de Salvador abre inscrições para camarotes acessíveis nos circuitos do Carnaval nesta terça
Cadastro pode ser feito presencialmente ou pela internet
AL-BA retoma trabalhos sob impacto de sucessão e xadrez eleitoral para 2026
Com posse de Luciano Ribeiro e mensagem anual de Jerônimo Rodrigues, Legislativo baiano inicia ano com 52 deputados focados na reeleição
Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio
A iniciativa ainda não teve os detalhes divulgados e deve ser apresentada oficialmente em uma cerimônia marcada para a próxima quarta-feira (4)
Liquida Salvador reúne ofertas em shoppings e lojas de rua até sábado; ação terá sorteio de dois carros 0km
A cada R$50 em compras, cliente recebe um cupom, independente da sua forma de pagamento
Paroano Sai Milhó comanda show especial de Carnaval no Sesi Rio Vermelho
O tradicional bloco carnavalesco se apresenta, nesta quinta-feira (5), às 21h, um show especial de Carnaval