Após novo procedimento médico, previsão de alta do presidente Lula é início da próxima semana
Segundo seu médico particular, Roberto Kalil Filho, petista está ‘super estável’, acordado, comendo e conversando
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva(PT) está em recuperação após ser submetido a um novo procedimento cirúrgico nesta quinta-feira (12), no hospital Sírio-Libanês, para tratar uma hemorragia intracraniana identificada na segunda-feira (9). Segundo seu médico particular, o cardiologista Roberto Kalil Filho, o estado de saúde do presidente é estável e a previsão é que ele tenha alta no início da próxima semana, caso sua recuperação continue a evoluir positivamente.
Em coletiva de imprensa realizada no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, Kalil afirmou que Lula está “super estável”, acordado, comendo e conversando após o procedimento. “Isso não atrasou nem um pouco a programação dos próximos dias. Dependendo da evolução do presidente, deverá ter alta no começo da semana”, disse o médico, ressaltando que, apesar da intervenção, não houve complicações significativas.
Novo procedimento cirúrgico foi sucesso, afirma equipe médica
O novo procedimento cirúrgico realizado, na manhã desta quinta-feira, foi descrito pela equipe médica como um sucesso. De acordo com Kalil, este foi um complemento à drenagem realizada na terça-feira (10), para tratar a hemorragia. “O presidente foi submetido a drenagem na terça-feira, a evolução foi muito boa, e nos dois dias subsequentes à cirurgia, foi discutido esse procedimento complementar”, explicou o médico.
A cirurgia de drenagem já havia sido feita para remover o acúmulo de sangue no cérebro de Lula, após um acidente doméstico ocorrido em outubro, que originou o sangramento. Além do cardiologista, o neurocirurgião Marcos Stavale, também parte da equipe médica do presidente, informou que o procedimento de hoje teve como objetivo bloquear qualquer possibilidade de novos sangramentos.
“Agora, temos segurança máxima. O risco de ele ter novo sangramento é estatisticamente desprezível“, afirmou Stavale, destacando que o presidente não apresenta sinais de lesão cerebral.
Diagnóstico inicial indicava quadro gripal de Lula
Antes da cirurgia, o presidente apresentou sintomas gripais, como febre e sonolência. A médica da Presidência, Ana Helena Germoglio, afirmou que o quadro gripal de Lula foi compatível com uma doença viral, embora ainda não tenha sido identificado o vírus responsável. No entanto, os exames realizados mostraram que o problema maior era a hemorragia intracraniana, que resultou na cirurgia. “Os exames são compatíveis com um quadro viral, que ainda não conseguimos identificar o vírus responsável, porque nem todos os vírus a gente consegue identificar de forma pronta, mas os exames já se normalizaram”, declarou Germoglio.
Cada dia que passa, risco de hematoma recidivar diminui, diz neurologista de Lula
O neurologista Rogério Tuma, um dos responsáveis pelo acompanhamento de Lula, afirmou que, com a drenagem realizada na terça-feira, o risco de um hematoma se refazer diminui significativamente a cada dia. “Com a drenagem feita na terça-feira, Lula está tratado. O procedimento de hoje foi em caráter preventivo para que essa coleção não recorra, não aconteça novamente”, explicou o médico.
Tuma destacou que o risco de um hematoma se reconstruir é “bem menor” após o procedimento preventivo, realizado para bloquear a circulação sanguínea na artéria que alimentava a área do hematoma. “Esse risco vai diminuindo exponencialmente no passar dos dias“, completou.
Prognóstico positivo e previsão de alta no início da semana
A equipe médica de Lula está confiante de que o presidente poderá deixar o hospital no início da próxima semana, caso sua recuperação continue conforme o esperado. O cardiologista Roberto Kalil informou que, após o procedimento, o presidente estava acordado, conversando e até mesmo em condições de interagir com seus assessores, apesar de estar proibido de receber visitas, exceto familiares.
O estado de saúde de Lula tem melhorado progressivamente desde a cirurgia inicial. A equipe médica do hospital Sírio Libanês, onde o presidente está internado, segue monitorando sua recuperação de perto, e todos os sinais indicam que a situação está sob controle.
Sinais de lesões cerebrais e risco de complicações futuras é mínimo
Com a alta médica prevista para os próximos dias, o quadro de saúde de Lula reflete um processo de recuperação bem-sucedido, especialmente após o diagnóstico e tratamento imediato da hemorragia intracraniana. A equipe médica garantiu que não há sinais de lesões cerebrais e que o risco de complicações futuras é mínimo.
Apesar das intervenções, o presidente tem demonstrado uma boa capacidade de resposta ao tratamento e está, segundo os médicos, em condições de manter sua agenda de trabalho, embora restrita ao hospital. Nos próximos dias, é esperado que Lula continue a se recuperar sem maiores complicações, com o risco de novos hematomas sendo consideravelmente baixo.
A recuperação de Lula tem sido acompanhada de perto por sua equipe de médicos. Com a previsão de alta iminente, o presidente deverá retomar suas atividades normais em breve, com uma agenda focada em sua recuperação e, eventualmente, em compromissos oficiais.
Mais Lidas
Prefeitura decreta ponto facultativo no Dia do Servidor Público em Salvador
Após Éden defender Wagner, Rui e Jerônimo na chapa, Coronel e Geddel reagem
Política
Mesmo em recuperação, Lula sanciona leis para cumprir prazos legais
Operação Overclean: vereador foragido se entrega à PF em Salvador
Lula passa por novo procedimento cirúrgico com sucesso
PF diz que indiciado no inquérito do golpe esteve em voo de Gilmar Mendes
Últimas Notícias
Bahia premia escolas e planeja estratégias para melhorar o ensino na rede estadual em 2025
Evento reúne gestores e professores de 288 escolas estaduais, representando os 27 Núcleos Territoriais de Educação
Polícia Militar promove solidariedade e alegria no Natal com ações em Salvador
Programação inclui entrega de presentes, chegada do Papai Noel e atividades lúdicas em eventos especiais
Vendas do varejo baiano crescem 1,6% em outubro, superando a média nacional
Estado registra alta de 9,6% no comércio em 2024, com destaque para supermercados e móveis
Baile da Santinha 2025: Nattan promete agitar Salvador com ensaio de verão de Léo Santana
Evento está marcado para 10 de janeiro e contará ainda com Simones Mendes e DJ Dennis; ingressos já estão à venda
Retaliação: Canadá ameaça cortar energia elétrica dos EUA diante de tarifas de Trump
Primeiro-ministro de Ontário reage a planos tarifários do presidente eleito dos EUA com medidas drásticas que podem afetar relação comercial entre países
IPTU em Salvador terá reajuste de 4,87% em 2025
Prefeitura garante que ajuste reflete apenas variação inflacionária; isenção beneficia mais de 284 mil imóveis
Após novo procedimento médico, previsão de alta do presidente Lula é início da próxima semana
Segundo seu médico particular, Roberto Kalil Filho, petista está 'super estável', acordado, comendo e conversando
Pesquisa Quaest: aprovação de Jerônimo cai para 54% e alcança 42% de rejeição
Governador baiano ocupa segunda posição no ranking de rejeição, com 35%, logo atrás de Raquel Lyra, governadora de Pernambuco
Quaest: Lula lidera intenções de voto para 2026, mas enfrenta resistência à reeleição
Presidente derrotaria principais nomes da direita, mas 52% dos eleitores acreditam que ele não deve se candidatar à reeleição
Artista baiano, portador de TEA, concorre a uma vaga para expor suas obras no Louvre
Bernardo Tochilovsky, 16 anos, disputa a vaga com sua obra 'Galo no Sítio'