Bolsa Família: prazo para cumprir exigências de saúde em Salvador termina na segunda-feira
Das 489.449 pessoas previstas, apenas 39,37% procuraram unidades da rede municipal para regularização

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Salvador alerta os beneficiários do Programa Bolsa Família (PBF) sobre o prazo para o cumprimento das condicionalidades de saúde. Os atendimentos devem ser realizados até a próxima segunda-feira (30), sob risco de bloqueio ou suspensão do benefício.
Quem deve comparecer
Devem se dirigir a uma unidade de saúde municipal:
- Crianças de 0 a 7 anos: para atualização da caderneta de vacinação e avaliação nutricional;
- Mulheres de 14 a 44 anos: para acompanhamento de saúde;
- Gestantes: para comprovação do pré-natal em dia.
Os atendimentos ocorrem de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, em todas as unidades de saúde da rede municipal. É necessário apresentar Cartão do Bolsa Família (ou NIS), documento com foto, CPF, Caderneta da Criança (se houver) e Cartão da Gestante (em caso de gravidez).
Objetivo das condicionalidades
A exigência do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) busca garantir a manutenção da saúde da população beneficiária. A medida também permite a atualização da situação vacinal, o monitoramento nutricional e o pré-natal.
Neste ano, 489.449 pessoas estão previstas para acompanhamento em Salvador. Até o momento, 192.715 foram atendidas, o que corresponde a 39,37% de cobertura.
Carteira Municipal do Atleta contabiliza quase 900 emissões
A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), já emitiu quase 900 Carteiras Municipais do Atleta. Somente em 2025, foram 410 documentos.
A carteirinha identifica e cadastra atletas, paratletas e federações esportivas, permitindo a participação em programas de incentivo, como Bolsa Atleta Salvador, Viva Esporte e Ajuda de Custo.
Finalidade da carteirinha
De acordo com o titular da Sempre, Junior Magalhães, o documento organiza um banco de dados para a formulação de políticas públicas esportivas. Ele informa que a iniciativa permitirá identificar o perfil, modalidade e distribuição geográfica dos atletas de Salvador.
“Este documento foi criado com o objetivo de identificar e cadastrar de forma organizada atletas, paratletas e federações da capital baiana, consolidando um banco de dados que servirá de base para a construção do primeiro censo esportivo municipal”, disse.
Conforme o gestor, através da iniciativa será possível conhecer com precisão o número de atletas federados e ativos em Salvador, modalidades de atuação, perfis e distribuição territorial. “Esses dados são fundamentais para o planejamento, a formulação e a execução de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento do esporte, desde a inclusão esportiva, até o alto rendimento”, completa.
A Carteira Municipal do Atleta é uma exigência para acesso aos programas de incentivo esportivo oferecidos pelo município, como o Bolsa Atleta Salvador, Viva Esporte e Ajuda de Custo, garantindo maior transparência, equidade e eficiência na distribuição de recursos e benefícios.
Relatos de beneficiários
Com a carteira, o carateca Bryan Aquilles, de 11 anos, foi contemplado no edital do Bolsa Atleta Salvador. Ele afirmou que o incentivo contribuiu para a participação em diversas competições.
“O caratê é muito bom, porque a pessoa que pratica este esporte tem uma disciplina melhor e o comportamento melhora, o seu corpo fica mais aguçado e faz as tarefas com mais rapidez e habilidade. O Bolsa Atleta Salvador me ajudou muito porque eu consegui viajar para muitas competições. Eu tenho vários títulos brasileiros, norte e norte-nordeste e baiano, e graças ao benefício eu consegui ir para mais uma competição. Muito obrigado”, afirmou.
Já a atleta de caratê Alanna Sodré Chamusca relata que o benefício tem possibilitado a aquisição de equipamentos, deslocamentos e suplementação, além de melhorias na alimentação e treinos.
“O benefício pôde me proporcionar a compra de quimono, pagar passagens para competir, pagar o personal, suplementação, melhorias da alimentação e deslocamento para treinos, que às vezes é muito distante. Agradeço muito ao Bolsa Atleta Salvador por ter me proporcionado tudo isso”, destacou.
Mais Lidas
Nova vacina contra meningite já está disponível no SUS: confira quem deve tomar
Saúde
Saiba tudo sobre nova vacina ACWY contra meningite disponível no SUS
Nova vacina contra meningite já está disponível no SUS: confira quem deve tomar
Últimas Notícias

Bolsa Família começa a ser pago em 18 de julho; veja quem recebe e os valores atualizados
Cronograma segue a ordem tradicional, com depósitos escalonados de acordo com o dígito final do Número de Identificação Social

Simm oferece 247 vagas de emprego e estágio em Salvador nesta quarta-feira; veja como se candidatar
No caso das vagas que exigem experiência, tempo de serviço deve ser comprovado em carteira de trabalho

Exposição ‘Da semente ao barro’ reúne 10 artistas baianos e ocupa TJ-BA com arte inspirada na natureza e ancestralidade
Mostra gratuita exibe obras que utilizam barro, sementes e fibras para conectar criação manual e memória coletiva

Agro da Bahia cria 2.558 vagas formais em maio e atinge recorde de vínculos em 2025
Número representa aumento de 35,1% nas contratações em relação a abril, aliado à queda de 10,9% nas demissões

Câmara dos Deputados aprova urgência para projeto que corta 10% dos benefícios fiscais até 2026
Proposta integra a agenda da equipe econômica para reequilibrar as contas públicas

Elano Passos ilustra livro que retrata história do Hospital Martagão Gesteira
Obra escrita por Carlos Emanuel Melo entrelaça memória institucional com vivências pessoais e ganha reforço visual do artista baiano

Moraes marca audiências sobre plano golpista com militares e núcleo da desinformação
Réus são investigados por planejamento de atentado e ataques contra o sistema democrático

Climão no ‘Mais Você’: Ana Maria Braga dá bronca em equipe durante encerramento do programa
Apresentadora interrompeu a fala para comentar a conversa dos colegas de equipe

Senado adia votação sobre legalização de bingos e cassinos por falta de consenso
Análise estava marcada para a tarde desta terça-feira (8), mas foi retirada de pauta após solicitação de parlamentares e por causa do baixo quórum

STF prorroga por 60 dias inquérito contra Eduardo Bolsonaro por coação e obstrução
Segundo o procurador-geral da República, Eduardo Bolsonaro atua nos Estados Unidos para tentar viabilizar sanções contra ministros do Supremo