Frank Abubakir lança livro sobre iconografia baiana e revela acervo histórico: ‘Colecionar para deixar nos porões não faz sentido’
Livro ‘Iconografia Baiana na Coleção Flávia e Frank Abubakir’ apresenta o maior acervo privado de imagens da Bahia entre os séculos 17 e 19
Na noite desta terça-feira (10), o Hotel Fasano, em Salvador, foi palco do lançamento do livro “Iconografia Baiana na Coleção Flávia e Frank Abubakir”, uma obra que apresenta o maior acervo privado de imagens da Bahia entre os séculos 17 e 19. Organizado pelo editor e pesquisador Pedro Corrêa do Lago, o livro reúne 269 reproduções de pinturas, aquarelas, gravuras, desenhos e mapas históricos, já disponível para compra pela Editora Capivara e em livrarias.
Acervo resgata a história da Bahia
Ao Portal M!, o empresário Frank Geyer Abubakir celebrou o momento como o encerramento de um ciclo de 25 anos dedicado à valorização da história e cultura baiana. Ele destacou que a ideia inicial surgiu com o objetivo de decorar a casa da família com peças raras relacionadas à Bahia. No entanto, a coleção tomou proporções maiores, chegando a um número significativo de itens que possibilitou a criação de um livro como este.
“Fico feliz, né? 25 anos sem saber onde é que essa história ia dar. Quando a Flávia e eu começamos com a ideia de ter a nossa casa decorada com itens relacionados à Bahia que fossem raros e que fossem antigos, meio como se fosse um quebra-cabeça, a gente nunca tinha certeza se chegaríamos a um montante suficiente para poder, por exemplo, dizer que se tem uma coleção, para poder fazer um livro como esse. Então é um ciclo que está se fechando de 25 anos e esperamos puder fazer outros ciclos, a partir de agora nos próximos 25 anos”, disse.
O lançamento do livro marca também a consolidação de um projeto mais amplo, que busca tornar a coleção acessível ao público. Por meio do site do Instituto Flávia Abubakir, estudiosos, professores, estudantes e interessados podem acessar mais de 16 mil itens digitalizados, com descrições detalhadas, para pesquisas e consultas. “Colecionar simplesmente para ficar nos porões não faz tanto sentido. Então dar sentido é um ponto importante do Instituto Flávia Abubakir”, destacou.
Peça mais significativa da coleção
Entre as peças apresentadas no livro, o empresário destacou um mapa holandês de 1624, considerado o plano urbano mais antigo de uma cidade brasileira. A obra, que retrata Salvador durante a ocupação holandesa, levou 22 anos para ser adquirida pelo casal, após ser encontrada em um antiquário na Holanda.
“O mapa holandês que simplesmente é o mapa de uma cidade, ou seja, o plano de uma cidade mais antiga do Brasil, de 1624 durante a ocupação holandesa. Foram simplesmente 22 anos de namoro, entre o primeiro dia que Flávia e eu vimos o mapa sendo vendido na Holanda pelo Lawrence Hessling, que é um famoso colecionador e antiquarian bookseller lá na Holanda, e depois 20 anos depois namorando, para um dia conseguir adquirir e tá hoje aqui junto com a coleção. Esse eu diria que seria o mais tocante do momento”, apontou.
Novo projeto
Além do conteúdo iconográfico, o projeto do Instituto Flávia Abubakir prevê o lançamento de novas publicações. Para o próximo ano, está previsto um livro dedicado à fotografia, com imagens coletadas ao longo dos 25 anos de dedicação à construção da coleção.
“A ideia é sempre estar divulgando tudo que a gente coleciona e todo quebra-cabeça que a gente, de alguma maneira, acha que já montou. Espero que, para o ano que vem, deva sair um livro de iconografia baiana, mas agora com as fotografias que a gente colecionou ao longo desses 25 anos também”, revelou.
Confira a entrevista com Frank Abubakir na íntegra:
Mais Lidas
Cultura artesã de Maragogipinho ganha vida em adaptação de livro infantil
Ingressos para Ensaios da Anitta em Salvador começam a ser vendidos
Cultura
Apae Salvador leva dança, música e arte ao Festival Nacional Nossa Arte
Pelé para crianças: Gilberto Gil narra audiobiografia do rei do futebol
Gibi lança ‘Preparei tudo pra você’ pelo projeto Ubaque Musical
‘Viva o Circo’: Circo Picolino comemora 39 anos com programação especial
Últimas Notícias
Dólar fecha abaixo de R$ 6 após duas semanas
Copom eleva Selic a 12,25% e prevê novas altas em 2025 para conter inflação
Câmara dos Deputados discute projetos polêmicos sobre segurança pública
PF indicia mais três militares que participaram do plano golpista ligado a Bolsonaro
Relatório complementar com os três novos nomes foi encaminhado ao Supremo Tribunal Federal
Em reunião, Luiz Caetano apresenta demandas de Camaçari a Jerônimo Rodrigues
Reunião marca um passo inicial nas articulações para a gestão municipal, que começa em janeiro de 2025
Presidente da Embasa diz que demandas apresentadas por deputados foram incluídos em planejamento para 2025
Demandas incluem questões como a ampliação dos sistemas críticos do Sisal, de Maracás e região, além de obras importantes que 'há muito tempo não saiam do papel'
STF suspende nomeações de parentes do governador do Maranhão por nepotismo
Suspensão afeta diretamente cargos em comissão e de confiança dentro da Assembleia Legislativa.
Jerônimo Rodrigues anuncia mudanças no secretariado do Governo da Bahia
Anúncio do petista contou com mudanças na Secom, Serin, Setre e Chefia de Gabinete
Casa do Sapateado recebe espetáculo ‘Sapateia Nordeste’ com ritmos da cultura regional
Espetáculo acontece nos dias 13, 14 e 15 de dezembro, no espaço Xisto Bahia, nos Barris
Lula passará por novo procedimento pós-cirúrgico nesta quinta-feira; entenda
Intervenção não se trata de uma nova cirurgia, segundo médicos
Prêmio Jânio Lopo de Jornalismo celebra legado da informação ética e de credibilidade
Em uma cerimônia emocionante, jornalistas de diversas áreas foram agraciados com o prêmio em homenagem ao legado de Jânio Lopo
Sem ‘Ainda Estou Aqui’, ranking americano elege filme brasileiro como um dos melhores do ano
Lançado no Brasil em 2023, o documentário só chegou aos cinemas dos Estados Unidos em 2024
Mudanças na reforma tributária comprometem arrecadação municipal, alerta CNM
Entidade destacou que as mudanças comprometem a arrecadação dos municípios