Ministra destaca cultura como pilar da economia criativa em encontro com secretários
Em evento com Bruno Monteiro e Pedro Tourinho, ministra defende papel cultural na valorização econômica
A ministra da Cultura, Margareth Menezes, afirmou que o setor é um pilar fundamental para a economia, promovendo a emancipação financeira das pessoas. As declarações foram dadas nesta terça-feira (5), durante café da manhã para a imprensa, onde estavam presentes os secretários da Cultura do estado e do município, Bruno Monteiro e Pedro Tourinho.
Margareth também apresentou dados coletados pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), apontando que 6% da economia do mundial é desenvolvida por atividades culturais, que empregam 30 milhões de pessoas.
“Usar a cultura como ponto de desenvolvimento, de emancipação da vida humana é uma prática usada por vários países. A cultura é um ativo que transporta todas as simbologias de um país, além de mexer com uma coisa que é muito caro para todo ser humano, a autoestima. Aí nós temos um ativo da economia dentro disso, que transforma a vida da gente, eu falo desse lugar com a experiência dos meus 36 anos de carreira”, disse Margareth.
A ministra apontou que a arte e a cultura trouxeram grandes e importantes formas de produção econômica para o país, sendo esses projetos artísticos e culturais formas de empoderar pessoas e ganhar dinheiro. Segundo ela, todas as pessoas têm o direito de usar a cultura para ganhar dinheiro e poder se valorizar. “Olhar a cultura como uma ferramenta econômica como é feito pela economia criativa, é isso que nós estamos apostando desde o começo do mandato”, afirmou.
O secretário estadual de Cultura, Bruno Monteiro, revelou que esse apoio ao desenvolvimento cultural e a capacitação técnica, para a produção da economia criativa, têm sido uma grande aposta do governo de Jerônimo Rodrigues. “Temos trabalhado de uma forma muito determinada para a formação em artes e para formação técnica para toda economia criativa, especialmente em toda escola pública”, revelou o dirigente da paste de cultura no estado.
“Se tem uma nova prioridade política, se tem fomento, se os projetos culturais estão se desenvolvendo, se há essa erupção da economia criativa, nós precisamos cada vez mais ter profissionais formados e qualificados. E, para isso, a educação e as escolas em tempo integral são fundamentais”, contou Monteiro.
O gestor disse também que o governo do estado da Bahia está iniciando os processos de reforma do Parque Solar Boa Vista, que será transformado no parque da economia criativa. Só no Brasil, a economia criativa representa cerca de 3% do PIB, sendo maior do que o setor automobilístico.
Mais Lidas
Cultura artesã de Maragogipinho ganha vida em adaptação de livro infantil
Cultura
Bloco Happy anuncia mudança para o circuito Osmar no Carnaval 2025
Lucas Gerbazi lança single e promove show ‘Choque Baiano’ em Salvador
Jabuti: Marina Colasanti é homenageada como Personalidade Literária de 2024
Bloco Happy apresenta novidades para o Carnaval 2025 nesta terça-feira
Biblioteca Nacional divulga lista com melhores livros da literatura nacional
Últimas Notícias
STF recebe ameaças por e-mail após ataque com bomba à sede da Corte
Ameaças continham fotos de armas de fogo e foram enviadas para a Presidência, Ouvidoria e para a área de tecnologia da informação
Autor do atentado na Praça dos Três Poderes esteve na Câmara horas antes do ataque
Segundo a assessoria de imprensa da Casa, uma varredura foi realizada, mas nenhuma bomba foi encontrada
Ministra defende fim da escala 6×1 e diz que medida beneficiará mulheres
Para aprovação, a PEC precisa do apoio de 308 dos 513 deputados em duas votações
Sede do STF volta a ser cercada com grades de proteção após atentado com explosivos
Barreiras foram removidas em fevereiro em um ato simbólico com a presença dos presidentes do STF, do Senado, e do presidente Lula
Médico baiano é reeleito presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia
Eleito pela primeira vez em 2022, José Moura Neto tornou-se o mais jovem presidente da história da entidade e o primeiro nordestino a ocupar o cargo desde 1970
Sabrina Sato volta ao trabalho após perda do bebê e faz reflexão: ‘Fé, amor e vontade de viver’
Apresentadora perdeu bebê que estava na 11ª semana
PIB da Bahia cresce 4,2% em 2022 e aumenta participação nacional
No contexto do Nordeste, a participação do Estado também cresceu, passando de 28,4% para 29,0% entre 2021 e 2022
Movimento intenso marca saídas do ferry-boat e rodoviária de Salvador no feriadão
Serviços de transporte reforçam operação para atender à demanda de passageiros durante o feriado da Proclamação da República
Lula recebe credenciais de oito embaixadores um dia após atentado na Praça dos Três Poderes
Presidente brasileiro mantém agenda diplomática e se prepara para compromissos do G20 no Rio de Janeiro
Ataque ao STF evidencia tentativa de desestabilização democrática, diz Barroso
Ministro Gilmar Mendes associa ataques à desinformação e discurso de ódio