G20: Ministras participam de seminário internacional sobre mudança do clima em Salvador
Margareth Menezes (Cultura), Marina Silva (Meio Ambiente) e Sonia Guajajara (Povos Indígenas) desembarcam na capital baiana nesta segunda-feira
As ministras Margareth Menezes (Cultura), Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança Climática) e Sonia Guajajara (Povos Indígenas) vão participar, nesta segunda-feira (4), da abertura do Seminário Internacional sobre Cultura e Mudança do Clima, que ocorrerá no Centro de Convenções, no bairro da Boca do Rio, em Salvador. Realizado pelo Ministério da Cultura, o evento contará também com o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT); a coordenadora de cultura da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Isabel de Paula; e o diretor da Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil (OEI), Rodrigo Rossi.
O seminário acontece em paralelo ao terceiro e último encontro do Grupo de Trabalho da Cultura no G20 Brasil, apresentando uma programação gratuita e aberta ao público. O objetivo é promover um intercâmbio e discutir experiências culturais para o enfrentamento das alterações no clima no mundo. As inscrições devem ser feitas pelo Sympla, mas as vagas estão sujeitas à lotação das salas.
“A compreensão da relação entre cultura, meio ambiente e inclusão social tornou-se mais entrelaçada nas últimas décadas. O vínculo entre cultura e meio ambiente está assumindo uma importância crescente nas discussões multilaterais sobre desenvolvimento sustentável, mudanças climáticas e justiça ambiental. Isso destaca a importância de proteger e integrar a diversidade cultural, os conhecimentos indígenas e as práticas culturais locais e tradicionais em ações climáticas eficientes”, explica Margareth Menezes.
Painéis
Com 11 painéis programados, o seminário contará com lideranças sociais, representantes governamentais e de organismos multilaterais, pesquisadores, artistas e ativistas de pelo menos dez países (África do Sul, Argentina, Itália, Espanha, Alemanha, Estados Unidos, Reino Unido, Nigéria, Tailândia e Emirados Árabes). Entre os palestrantes confirmados está o ativista político sul-africano Kumi Naidoo, que participará, às 10h30, do painel “Crise climática, uma crise de imaginação”, na segunda-feira (4). Presidente fundador do Africans Rising, ele possui trabalhos transversais com direitos humanos, questões ambientais e justiça social.
No mesmo painel terá a fundadora do Julie’s Bicycle, Alison Tickell, pioneira em ações para fortalecer o movimento climático criativo. O artista e arquiteto argentino Tomas Saraceno também falará sobre a convergência de arte, ciência e tecnologia.
Já no painel sobre “Mudança do clima: futuros possíveis para o patrimônio e a cultura”, terá a chefe-executiva do setor de cultura da Unesco, Dorine Dubois, e a quilombola tocantinense Ana Mumbuca, mestre em desenvolvimento sustentável pela Universidade de Brasília. O encontro acontece na terça-feira (5), a partir das 18 horas.
A criação de setores culturais ambientalmente responsáveis em relação às emissões de carbono, justiça climática para artes e cultura, o poder das artes e da cultura para mobilização social pró-clima são alguns dos outros temas a serem refletidos no Seminário.
“Precisamos romper as barreiras dos fóruns e das revistas científicas. Precisamos conquistar mentes e corações. Sem a cultura, o conhecimento não se alastra. Sem a cultura, o conhecimento não se torna parte da vida das pessoas. Por isso, esse desafio que propomos neste Seminário. Que aqui seja uma semente para um movimento que traga as instituições e os agentes culturais para o debate e a ação climática. Porque precisamos de mais do que conhecimento sobre a mudança do clima. Precisamos mudar a nós mesmos. Precisamos mudar a nossa cultura. Precisamos de uma cultura de mudança”, ressalta a ministra baiana.
O Seminário Internacional sobre Cultura e Mudança do Clima é uma realização do Ministério da Cultura em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e a Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil (OEI). O evento também conta com o apoio do Governo da Bahia, da prefeitura de Salvador, do BYD, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Universidade Federal da Bahia (UFBA) e patrocínio do Youtube.
Oficinas
Oficinas práticas voltadas à mudança no clima também serão realizadas na quarta (6) e quinta-feira (7), no Museu de Arte da Bahia (MAB). As inscrições foram abertas na última quinta-feira (31). A redução de carbono por instituições culturais, planos de conservação, comunicação popular e justiça climática, resiliência e estratégias de adaptação no patrimônio cultural serão alguns dos temas abordados, além do lançamento da pesquisa Cultura e Clima.
Mais Lidas
Prefeitura decreta ponto facultativo no Dia do Servidor Público em Salvador
Política
PF conclui inquérito de tentativa de golpe e indicia Bolsonaro e outros
Após Éden defender Wagner, Rui e Jerônimo na chapa, Coronel e Geddel reagem
TRE-BA define data da diplomação dos eleitos em Salvador; saiba quando será
Padilha diz que planos golpistas contra autoridades foram derrotados
Capitão Alden propõe CPI para investigar problemas no Planserv
Brasil e China firmam 37 acordos bilaterais durante visita de Xi Jinping
Últimas Notícias
Corrida 21k Salvador estreia em 2025 com parceria da Olympikus
PF conclui inquérito de tentativa de golpe e indicia Bolsonaro e outros
SSP-BA anuncia prisão de 92 líderes de facções e apreensão de 77 fuzis
Os dados foram apurados durante ações de agentes de segurança entre janeiro e novembro
Itapuã, Pituba e Pernambués concentram 14% da população de Salvador, afirma IBGE
Aumento populacional foi impulsionado por estrutura, serviços e lazer
Marcia Freire anuncia datas dos ensaios de Carnaval e revela turnê de verão pelo Nordeste
Cantora se apresenta em Salvador e fará uma turnê pelo Nordeste, além de ser uma das atrações principais do Réveillon em Porto de Galinhas (PE)
Após Éden defender Wagner, Rui e Jerônimo na chapa, Coronel e Geddel reagem
Presidente do PT-BA havia argumentado contra possível candidatura à reeleição do senador
TRE-BA define data da diplomação dos eleitos em Salvador; saiba quando será
Justiça Eleitoral também determinou prazo para candidatos, partidos e coligações removam propagandas eleitorais do 2º turno
Padilha diz que planos golpistas contra autoridades foram derrotados
Durante encontro com presidente da China, ministro afirmou que instituições e povo brasileiro venceram ameaças de golpe
Ministro da Agricultura critica Carrefour e acusa ação orquestrada contra Mercosul
Rede de supermercado suspendeu a comercialização de carnes provenientes dos países do Mercosul
Ministro afirma que militares presos por tentativa de golpe ‘não representam as Forças Armadas’
Segundo José Múcio, ações foram individuais e não vinculadas à instituição
O que fazer em Salvador no fim de semana? Gilberto Gil, Carlinhos Brown, Jau, Xanddy Harmonia e mais; confira na agenda do Portal M!
Fique por dentro de todos eventos da capital baiana e confira nossas dicas de diversão
Capitão Alden propõe CPI para investigar problemas no Planserv
Deputado denuncia dificuldades de acesso a consultas e descredenciamento de hospitais