Flica 2024 reúne mais de 100 mil visitantes e bate recorde de edições anteriores
Festival promove discussões literárias e gera impacto econômico na região de Cachoeira
Reprodução/Diego Silva
A 12ª edição da Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica) atraiu mais de 100 mil visitantes durante seus quatro dias do evento, que terminou no último domingo (20). O festival, que teve 100% de ocupação nos leitos de Cachoeira e região, destacou a arte da palavra, o valor da cultura local e a formação intelectual, promovendo uma programação rica em literatura, música, artesanato e gastronomia.
A Flica, um dos maiores festivais literários do Brasil, reafirmou sua importância como um centro de formação e reflexão cultural no Recôncavo Baiano. O evento proporcionou a oportunidade de ouvir autores e personalidades de diversas partes do mundo discutindo temas como literatura, processo criativo, poesia e o poder transformador das palavras.
A participação de estudantes da rede pública da Bahia foi um dos pontos altos do evento. Muitos alunos, acompanhados de professores, viajaram de ônibus de várias cidades do Recôncavo para prestigiar a festa. “É uma vivência incrível, sobretudo para os estudantes do interior que não têm oportunidade de vivenciar eventos dessa dimensão, e aqui podem chegar perto de um escritor que está lançando seu livro, ouvir ele falar, é fantástico para eles”, afirmou a professora de Linguagens e escritora Ana Patrícia Giffoni, do Colégio Estadual João Cardoso dos Santos, em Valença.
Com o tema “O Mundo da Literatura em Festa”, a Flica trouxe a Cachoeira uma imersão em cultura e arte, fruto do trabalho de um renomado time de curadores, incluindo Calila das Mercês, Emília Nuñez, André Felipe Oliveira (Deko Lipe) e Linnoy Nonato. Sob a liderança de Vanessa Dantas, coordenadora geral da Flica e CEO da Fundação Hansen Bahia, o festival proporcionou experiências únicas aos participantes.
Calila das Mercês, curadora da Tenda Paraguaçu, destacou a importância de já começar a pensar na próxima edição, em 2025. “É o momento de a gente celebrar todos esses dias de festa e deixar aqui nosso compromisso de continuar fazendo esse movimento de celebração da literatura na cidade de Cachoeira. Diria que essa festa literária nos ajuda a pensar nos nossos sonhos, no nosso futuro e nos ajuda também a celebrar, a nos abraçar e nos vermos a partir do olhar do outro. Vamos celebrar a Flica e fazer isso acontecer sempre”, disse.
Os participantes da Flica tiveram acesso a mesas literárias com debates instigantes, incluindo a participação dos humoristas baianos João Pimenta e Matheus Buente em um bate-papo descontraído com a escritora, jornalista e atriz Thalita Rebouças. Também estiveram presentes a poetisa Elisa Lucinda, a artista trans Liniker e o escritor angolano Kalaf Epalanga, além de muitos outros renomados autores, como Zezé Mota, Itamar Vieira Jr., Mari Bigio, Renato Moricone e Mabel Velloso.
Vanessa Dantas ressaltou o impacto positivo da Flica no comércio local, que gerou mais de mil empregos diretos e indiretos. Ela creditou o sucesso do evento ao apoio dos últimos três governadores da Bahia e ao envolvimento de mais de 10 secretarias. “Queremos agradecer a todos os parceiros e empresas contratadas que prestaram serviços de excelência para que, como sempre, os autores pudessem estar aqui reunindo todo esse público, ampliando horizontes e plantando esperança, por isso meus parabéns para a curadoria da Flica e para essa cidade. Fico muito feliz, numa verdadeira vibração e energia”, afirmou.
A 12ª Flica foi realizada pela Fundação Hansen Bahia (FHB), em parceria com a Prefeitura de Cachoeira, LDM (livraria oficial do evento), CNA NET (internet oficial do evento), UFRB (CAHL – Centro de Artes, Humanidades e Letras) e recebeu apoio de diversas entidades, como Bracell, ACELEN, Bahiagás, e o Governo do Estado da Bahia, através da Bahia Literária, uma ação da Fundação Pedro Calmon/Secretaria de Cultura e da Secretaria de Educação.
Mais Lidas
Cultura
Paroano Sai Milhó comanda show especial de Carnaval no Sesi Rio Vermelho
Últimas Notícias
AL-BA retoma trabalhos sob impacto de sucessão e xadrez eleitoral para 2026
Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio
A iniciativa ainda não teve os detalhes divulgados e deve ser apresentada oficialmente em uma cerimônia marcada para a próxima quarta-feira (4)
Liquida Salvador reúne ofertas em shoppings e lojas de rua até sábado; ação terá sorteio de dois carros 0km
A cada R$50 em compras, cliente recebe um cupom, independente da sua forma de pagamento
Paroano Sai Milhó comanda show especial de Carnaval no Sesi Rio Vermelho
O tradicional bloco carnavalesco se apresenta, nesta quinta-feira (5), às 21h, um show especial de Carnaval
Arembepe celebra 54 anos da festa de Iemanjá com fé, tradição e compromisso ambiental
Cortejo, oferendas no mar e apresentações culturais marcaram a celebração na orla de Camaçari
Novo salário mínimo de R$ 1.621 começa a valer nesta segunda-feira
Reajuste do valor impacta benefícios do INSS, seguro-desemprego e contribuições previdenciárias em 2026
Cármen Lúcia diz que 2026 exigirá ‘comportamentos mais rigorosos’ e ‘transparentes’ de juízes eleitorais
Presidente do TSE afirma que Judiciário deve atuar com clareza e independência no próximo pleito
Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos
Documento inaugura integração nacional do processo e amplia acesso à habilitação com redução de custos
Inflação recua e mercado reduz projeção para 3,99% em 2026, aponta boletim Focus
Boletim Focus aponta IPCA abaixo do teto da meta, PIB em 1,8% e expectativa de queda gradual da Taxa Selic
Em mensagem ao Congresso, Lula exalta avanços econômicos e aponta fim da escala 6×1 como desafio para 2026
Governo destaca avanços econômicos, agenda social e aposta em parceria com Legislativo
Licia Fábio reúne convidados no Amado em celebração à Iemanjá e revela novidades do Camarote Brown: ‘É o samba na Bahia’
Ao Portal M!, promoter destaca importância da data, das parcerias e dá detalhes dos projetos para o verão e o Carnaval