CCJ do Senado aprova ‘PEC da Anistia’ que pode reduzir verba para candidatos negros
Votação aconteceu de forma simbólica, sem registro dos votos no painel eletrônico na comissão da Casa
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou, nesta quarta-feira (14), em Brasília, a chamada PEC da Anistia (9/2023). Essa proposta reduz a obrigatoriedade dos partidos de destinar verbas aos candidatos negros e transfere para as próximas eleições os recursos não utilizados com as cotas raciais em pleitos anteriores, além de permitir a renegociação de dívidas tributárias das legendas. As informações são da Agência Brasil.
A votação na CCJ ocorreu de forma simbólica, sem que os parlamentares precisassem registrar seus votos no painel eletrônico. A urgência da matéria também foi aprovada, e agora, após a aprovação na CCJ, seguirá para análise no plenário do Senado. A proposta já foi aprovada na Câmara dos Deputados. Por ser uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), não requer sanção presidencial.
Se aprovada, a PEC pode diminuir os recursos destinados às candidaturas de pessoas negras, já que a regra atual, estabelecida pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em 2020, exige que os gastos sejam proporcionais ao número de candidatos brancos ou negros. Com a nova PEC, os recursos obrigatórios para candidatos negros serão de 30%, independentemente do número de candidatos.
“Em 2020, os recursos de campanhas eleitorais teriam que ter uma participação proporcional às candidaturas. Isso foi feito de última hora, e os partidos tiveram dificuldade de cumprir essa determinação [do STF]”, explicou o relator da matéria, senador Marcelo Castro (MDB/PI).
O parlamentar também criticou o nome de ‘PEC da Anistia’ dado pela imprensa à proposta. Segundo ele, os partidos que não cumpriram as cotas raciais nas eleições anteriores não terão as multas perdoadas, mas terão que compensar o valor nas próximas quatro eleições. “Nós estamos dando uma chance aos partidos para que aquilo que eles não gastaram do percentual eles possam dividir em quatro eleições”, disse.
Renegociação de dívidas
A PEC permite ainda a renegociação de dívidas tributárias das legendas. Conforme o relator Marcelo Castro, a Constituição garante imunidade tributária aos partidos. “Infelizmente, a Receita tem extrapolado os seus limites, tem dado sanções aos partidos e muitos se encontram endividados”, destacou.
Com a aprovação da proposta, os partidos poderão parcelar os débitos tributários em até 180 meses e os previdenciários em até 60 meses, com perdão das multas e dos juros acumulados. A PEC também dispensa a necessidade de o candidato fornecer ao partido um recebo dos recursos recebidos.
“Todo esse dinheiro hoje é um dinheiro bancário, é um dinheiro contábil que deixa o rastro de onde saiu. Saiu do Fundo Eleitoral para um determinado candidato, não há necessidade de recibo. Já está comprovado, na prática, que o dinheiro foi transferido”, justificou.
Leia também:
Bruno Reis se autodeclara branco para a Justiça Eleitoral
Alexandre de Moraes defende legalidade de atos no TSE e diz que ‘não há nada a esconder’
Governador comemora 13º lugar em ranking de avaliação entre 27 gestores
Mais Lidas
Prefeitura decreta ponto facultativo no Dia do Servidor Público em Salvador
Política
AL-BA alcança nível Ouro em ranking de transparência pública
Governador pode anunciar três novos secretários ainda neste mês
Últimas Notícias
Prefeito e presidente da Câmara lamentam falecimento de filho da vereadora Marta Rodrigues
Marcelo, de 41 anos, estava internado e faleceu nesta quarta. Velório ocorrerá na quinta (14), a partir das 9h, na Capela C do Cemitério Jardim da Saudade
Policiais civis e técnicos da Bahia rejeitam proposta de reajuste do Governo do Estado
Após a votação, os policiais realizaram uma manifestação no bairro Costa Azul, com carro de som, faixas e apitos, o que causou congestionamento no trânsito da área
Praça dos Três Poderes é isolada após explosões próximas ao STF; uma pessoa morreu
Em nota, o STF informou que foram ouvidos 'dois fortes estrondos ao final da sessão, e os ministros foram retirados do prédio em segurança'
Em carta a Jerônimo, servidores baianos cobram melhorias e aumento no financiamento do Planserv
Envio do documento está previsto para esta semana
Bloco Happy anuncia mudança para o circuito Osmar no Carnaval 2025
Mudança foi motivada pela reestruturação realizada pela prefeitura de Salvador após o aumento de público no circuito Dodô (Barra-Ondina)
Feirense participa de reality que definirá melhores palestrantes do Brasil
Luiza Moura avançou para a terceira etapa do 'The Best Speaker Brasil', ficando entre os 100 melhores candidatos dos 19 mil inscritos
Prefeitura de Salvador entrega academia e áreas para comerciantes informais em Narandiba
A nova academia, com 200 metros quadrados, é a 14ª unidade implantada pela Sempre na cidade
Protesto interrompe trânsito e causa congestionamento na Av. Tancredo Neves
A ação, que começou por volta das 16h35, causou um congestionamento significativo na região e foi encerrada por volta das 17h
Estudantes da UFBA vencem competição de aeronáutica e buscam apoio para disputar etapa mundial nos EUA
Equipe Axé Fly conquistou, no dia 3 de novembro, o tricampeonato nacional na competição SAE Brasil AeroDesign
Com mais de 27 milhões de seguidores, jornal The Guardian abandona o X/Twitter: ‘Plataforma perturbadora’
Desde a chegada de Musk, a política de "liberdade de expressão" permitiu o aumento de discursos de ódio e desinformação na plataforma