WhatsApp testa interação por voz com inteligência artificial
Nova função permitirá que usuários façam perguntas e recebam respostas faladas diretamente no aplicativo
O WhatsApp poderá ganhar uma nova funcionalidade em breve: a interação por voz. Segundo informações do site WaBetaInfo, o aplicativo de mensagens está testando, em sua versão beta, a possibilidade de conversas por voz com a Meta AI, a inteligência artificial da empresa.
A funcionalidade permitirá que os usuários façam perguntas ao WhatsApp, que serão respondidas por meio de áudio. Essa atualização está sendo testada na versão beta para iOS 24.16.10.70, destinada aos dispositivos Apple, ainda em fase de desenvolvimento.
Os usuários também poderão escolher o estilo das respostas fornecidas pela Meta AI: uma versão mais detalhada e complexa, chamada “full”, ou uma resposta breve e objetiva, conhecida como “brief”. Além disso, será possível desativar a função de respostas por voz e optar por respostas em texto, conforme indicado pelo site.
A Meta AI promete respostas faladas de forma natural e ágil, com o objetivo de facilitar a interação dos usuários com a plataforma. Além disso, haverá a possibilidade de personalizar a voz da inteligência artificial, escolhendo entre diferentes opções, segundo o WaBetaInfo. No entanto, detalhes sobre como essas vozes serão geradas ainda não foram divulgados.
No futuro, a expectativa é que a interação com a IA possa ocorrer sem a necessidade de usar as mãos, permitindo que os usuários realizem tarefas e tirem dúvidas de maneira rápida e prática apenas com a voz.
Enquanto o chat com a Meta AI estiver aberto, a inteligência artificial continuará a escutar o usuário. Encerrar a conversa indicará o fim da escuta, a menos que se opte pelas respostas em texto. Além disso, os usuários poderão receber uma confirmação de que a IA parou de ouvir as instruções.
No entanto, a Meta enfrenta desafios para implementar essa tecnologia em regiões como o Brasil e a União Europeia, devido a questões legais relacionadas à privacidade e segurança.
No Brasil, a empresa foi obrigada a suspender os recursos de inteligência artificial generativa em suas redes sociais, após uma decisão da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD). A suspensão ocorreu por suspeitas de que a empresa estava violando a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Portanto, pode ser necessário algum tempo até que as novas funções de inteligência artificial generativa estejam disponíveis no Brasil, a menos que a Meta consiga resolver as questões legais com as autoridades nacionais.
Leia também:
Bárbara Domingos se classifica para a final da ginástica rítmica
Previsão do tempo para Salvador afirma fim de semana chuvoso
Mais Lidas
Cidades
Últimas Notícias
Brasil cria 1,27 milhão de postos de trabalho em 2025, mas saldo do Caged recua em relação a 2024
Abertura de vagas com carteira assinada recua 23,7%, enquanto Bahia aparece entre os destaques estaduais
MP-BA apura denúncia contra Ivete Sangalo após criança participar de show em Salvador
Representação questiona adequação de música apresentada em show realizado no Terminal Náutico
Kassab diz que ‘solução política’ definirá candidato do PSD à Presidência e reconhece eleitorado próximo ao bolsonarismo
Presidente da sigla diz que partido se consolida no campo da centro-direita e busca alternativa moderada para a Presidência
Prefeitura entrega quase 5 mil títulos de propriedade em Paripe pelo programa Casa Legal
Programa municipal amplia segurança jurídica e fortalece economia local
André Magal aposta em Carnaval recorde e projeta sold out em todos os dias do Camarote Baiano: ‘Esse ano virou explosão’
Ao M!, sócio do Grupo San Sebastian diz que boa receptividade do público impulsionou a alta procura para a edição 2026
Bloco Camaleão divulga datas de entrega dos abadás para o Carnaval de Salvador; veja quando será
Entre os dias 10 e 14 de fevereiro, a entrega ocorrerá das 12h às 20h. Já entre os dias 15 e 17 de fevereiro, o atendimento será das 10h às 18h
Lula realiza exames e será submetido a cirurgia de catarata nesta sexta-feira
Procedimento será realizado no olho esquerdo
Crime doloso ou culposo? Entenda a diferença que pode mudar o rumo de um julgamento
Intenção, risco e erro definem enquadramento penal e podem mudar completamente a pena aplicada
O que fazer em Salvador no fim de semana? Festa dos Palhaços, Marina Sena, Jau, O Kannalha, Saulo, Psirico, Margareth Menezes, Olodum, Timbalada e mais; confira na agenda do Portal M!
Confira os principais eventos do fim de semana em Salvador e aproveite experiências imperdíveis de lazer
Kassab diz que Tarcísio precisa se diferenciar de Bolsonaro para se firmar: ‘Gratidão é uma coisa, submissão é outra’
Para Kassab, o reconhecimento ao papel exercido pelo ex-mandatário é legítimo, mas não pode impedir a construção de uma identidade política própria