Victor Marinho oficializa candidatura à Prefeitura de Salvador e critica adversários políticos
Ele foi terceiro entre os seis candidatos a oficializar disputa ao Palácio Thomé de Souza
O estreante Victor Marinho (PSTU) oficializou, na manhã deste sábado (27), sua primeira candidatura à Prefeitura de Salvador. Ele foi o terceiro entre os seis candidatos a oficializar disputa ao Palácio Thomé de Souza. O primeiro foi o prefeito Bruno Reis (União Brasil) na última quinta-feira (25) e, nesta sexta (26), foi a vez do professor estadual Kleber Rosa (PSOL).
Durante a sua convenção partidária na Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Victor criticou os favoritos das eleições municipais e afirmou que o prefeito e o vice-governador Geraldo Jr (MDB) “representam os interesses de uma mesma classe social”.
“As duas grandes candidaturas que estão colocadas hoje aqui em Salvador, que é a do prefeito Bruno Reis, e de Geraldo Jr, do ponto de vista social, não há oposição entre ambos. Embora eles sejam de grupos distintos, eles representam os interesses de uma mesma classe social e governarão para a burguesia, para os grandes capitalistas, para os ricaços aqui na nossa cidade. Por isso, se faz necessário, mais do que nunca, apresentar uma alternativa que seja de esquerda, socialista”, destacou.
Além disso, o candidato do PSTU atacou Geraldo, pelo fato de o vice-governador da Bahia ser do mesmo grupo político de Bruno há pouco tempo. “Até pouco tempo atrás, Geraldo Jr era da base do atual prefeito. Eles eram do mesmo grupo político e se separaram por motivos evidentemente relacionados à disputa das instituições. Mas do ponto de vista social de classe, eles defendem as mesmas ideias e as mesmas suposições”, reforçou Marinho.
Alternativa do PSTU
Em seu discurso na convenção partidária, Victor Marinho deu ênfase ao compromisso do PSTU de lutar pela classe trabalhadora e melhorar as condições de desigualdade social da capital baiana. O candidato alfinetou dizendo que o partido não tem nenhum burguês, mandando indireta aos seus adversários.
“Nosso único propósito é o de disputar a consciência da classe trabalhadora, da juventude pobre, dos escorados e dos oprimidos da nossa cidade, para um programa alternativo. Nós não temos nenhum burguês no nosso partido. Pelo contrário, todos os nossos candidatos são trabalhadores, que vendem a sua força de trabalho e nunca se enriqueceram explorando ninguém”, polemizou.
Por outro lado, Marinho falou sobre as condições desiguais que o PSTU enfrenta em relação aos grandes partidos políticos da cidade, frisando que isso influencia negativamente a campanha eleitoral do partido. “Nós, no PSTU, a gente assumiu esse desafio de lançar uma candidatura em Salvador. Com condições muito desiguais em relação às grandes candidaturas dos grandes partidos políticos aqui da nossa cidade e do país. No nosso partido, com a última reforma eleitoral foi retirado do tempo de TV e campanha, do acesso ao fundo partidário. Nós não somos convidados para os grandes debates, porque a legislação não obriga o convite”, disparou.
Próximas convenções partidárias:
Ainda faltam as convenções partidárias de três candidatos à Prefeitura de Salvador. A próxima a oficializar será Giovani Damico (PCB) com sua vice Cheyenne Ayalla, na quinta-feira (1º), às 14 horas, na sede do Sindpec (Sindicato dos Empregados em Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas na Bahia), no bairro dos Barris (Rua Conselheiro Spínola, 7). Já no dia seguinte, sexta-feira (2), às 18 horas, será a homologação da também estreante Eslane Paixão (Unidade Popular). O local ainda será divulgado.
Por último, o vice-governador Geraldo Jr (MDB) homologará, no próximo dia 4, sua candidatura a prefeito de Salvador. Assim como seu ex-aliado e principal adversário, prefeito Bruno Reis (União Brasil), a convenção do emedebista também será conjunta e reunirá agora os nove partidos que fazem parte de seu arco de aliança: MDB, PT, PSB, PSD, PCdoB, PV, Podemos, Solidariedade e Avante. O evento será realizado, às 9 horas, na Arena Fonte Nova, mesmo local escolhido para lançar sua pré-candidatura e de sua vice, Fabya Reis (PT).
Leia também:
Kleber Rosa oficializa candidatura à Prefeitura de Salvador
Bruno Reis diz querer debate de propostas por Salvador, mas destaca coragem para enfrentar adversários
Geraldo e Fabya realizam encontros do ‘Pensar Salvador’ neste fim de semana
Rodrigo Fernandes
Mais Lidas
Eleições 2026
Eleitores ausentes no 2º turno têm até 7 de janeiro para justificar
Número de prefeitos reeleitos no Brasil é o maior em 20 anos
Últimas Notícias
Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio
Paroano Sai Milhó comanda show especial de Carnaval no Sesi Rio Vermelho
Novo salário mínimo de R$ 1.621 começa a valer nesta segunda-feira
Reajuste do valor impacta benefícios do INSS, seguro-desemprego e contribuições previdenciárias em 2026
Cármen Lúcia diz que 2026 exigirá ‘comportamentos mais rigorosos’ e ‘transparentes’ de juízes eleitorais
Presidente do TSE afirma que Judiciário deve atuar com clareza e independência no próximo pleito
Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos
Documento inaugura integração nacional do processo e amplia acesso à habilitação com redução de custos
Inflação recua e mercado reduz projeção para 3,99% em 2026, aponta boletim Focus
Boletim Focus aponta IPCA abaixo do teto da meta, PIB em 1,8% e expectativa de queda gradual da Taxa Selic
Em mensagem ao Congresso, Lula exalta avanços econômicos e aponta fim da escala 6×1 como desafio para 2026
Governo destaca avanços econômicos, agenda social e aposta em parceria com Legislativo
Licia Fábio reúne convidados no Amado em celebração à Iemanjá e revela novidades do Camarote Brown: ‘É o samba na Bahia’
Ao Portal M!, promoter destaca importância da data, das parcerias e dá detalhes dos projetos para o verão e o Carnaval
BBB 26: participantes vão para o ‘Tá Com Nada’ após sequência de punições gravíssimas
Infrações gravíssimas cometidas por Ana Paula Renault e Milena atingem o limite do Vacilômetro e levam todos os participantes à penalização coletiva
Carlos Muniz destaca parceria com o Executivo, projeta avanços para Salvador e adia decisão sobre candidatura do filho
Presidente da CMS diz nova legislatura será marcada pela união entre o Legislativo e o Executivo municipal, com foco em ações para melhorias na cidade
Congresso inicia último ano da legislatura com foco em medidas provisórias, CPIs e articulações para o STF
Retomada dos trabalhos ocorre em meio a calendário eleitoral, análise de vetos e articulações entre Executivo, Legislativo e Judiciário
Kiki Bispo destaca alinhamento entre Câmara e Executivo, projeta agenda de entregas e nega candidatura em 2026
Vice-líder do governo na Câmara destaca alinhamento com o Executivo, diálogo com a oposição e expectativa de avanços em áreas estratégicas