Delegada destaca investimentos na Polícia Civil como forma de diminuir diferença entre forças de segurança
Heloísa Brito enfatizou ainda a busca por reajuste salariais aos servidores da Polícia Civil
A delegada-geral da Polícia Civil (PC), Heloísa Brito, destacou nesta sexta-feira (5), a importância dos novos investimentos, sobretudo para promover a valorização da corporação e diminuir a diferença em relação às demais forças de segurança. Ao Portal M!, a delegada enfatizou que a entrega de novas viaturas à PC demonstra o cuidado com os agentes.
“Para a gente é um marco simbólico, porque para além da entrega dos veículos, o fato de nós estarmos disponibilizando para os nossos servidores, veículos semiblindados demonstra exatamente o nosso cuidado com a proteção dos nossos policiais, que é o nosso maior patrimônio”, enfatizou.
Ao todo, foram entregues 29 viaturas. Destas, 20 são semiblindadas, e ampliarão as ações de inteligência da Polícia Civil no estado. Os automóveis foram entregues pelo vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior, pelo secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, e pela delegada-geral.
Mais de R$ 5,2 milhões de reais foram investidos nos novos automóveis, destinados aos Departamentos Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (DENARC), de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (DRACO), de Polícia do Interior (DEPIN), de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Especializado de Investigações Criminais (DEIC), de Polícia Metropolitana (DEPOM) e para as Coordenações de Operações de Polícia Judiciária (COPJ) e de Polícia Interestadual (Polinter).
Além da entrega das novas viaturas, a delegada revelou ainda que os investimentos na Polícia Civil seguirão ocorrendo. Isso porque, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) já autorizou um processo de licitação de compra de mais de 500 novas viaturas, que serão distribuídas em Salvador e no interior do Estado. “Também estamos com esse programa de requalificação das nossas estruturas físicas, já foram 75 entregues, temos mais 70 ainda no processo de licitação e construção”.
Ao todo, o investimento é de R$ 136 milhões, de acordo com a delegada. “Pensando em estruturas já criadas para a nova necessidade da Polícia Judiciária Contemporânea, com estruturas aonde a gente tem o atendimento individualizado, com entrada diferenciada para o custodiado e entrada diferenciada para a vítima. Estruturas físicas informatizadas na forma que a Polícia Civil precisa para rodar as novas tecnologias que estão sendo agregadas, porque esse também é um grande avanço”, disse.
Heloísa lembrou ainda que a Civil, nos últimos anos, tem investido em tecnologia. Como exemplo, a delegada citou que os inquéritos são totalmente digitais. “Foi o primeiro Estado do país a ter interoperabilidade com o Judiciário, ou seja, o inquérito é concluído e de modo digital, com um clique encaminhado ao Judiciário, isso traz muito mais celeridade e eficiência nas nossas investigações”, pontuou.
Ela também ressaltou a mudança de todo o parque tecnológico da Civil, e lembrou da aquisição de 300 fuzis de última tecnologia para os agentes. “Somos uma das poucas polícias civis do Brasil a termos o Fator 1. Um equipamento de proteção, que é um colete e uma pistola de uso pessoal para cada policial civil nosso. Então é um investimento grande que tem sido feito exatamente dando condições mais dignas de trabalho”, observou a delegada-geral.
Reajustes salariais
Além da busca pela oferta de melhores condições de trabalho, Heloísa também falou sobre a busca por reajuste salariais aos servidores da Polícia Civil. Segundo ela, já foi aberto um processo de negociação com o governo estadual, inclusive com reuniões com a Secretaria de Administração do Estado da Bahia (SAEB).
“Onde as entidades de classe apresentaram as propostas do que elas desejam alcançar. Óbvio que isso é um processo de negociação entre aquilo que o governo também pode pagar. Mas, em todo o momento, o governador de Jerônimo tem se mostrado sensível à causa e nós acreditamos que vamos contar com o empenho, não só dessa dignitária, mas também do nosso secretário de segurança pública, para que a gente possa diminuir esse fosso salarial, mas principalmente colocar Polícia Civil da Bahia dentro das remunerações da média do que existe em nível nacional”, concluiu.
Confira a entrevista na íntegra:
Leia também:
Marcelo Werner diz que trabalha para reduzir criminalidade em festas populares
Mais Lidas
Cidade baiana receberá novo campus de universidade federal; saiba qual
Carnaval 2025: curso gratuito capacita blocos culturais para garantir apoio
Plano de negócios define 70% do sucesso empresarial, diz especialista
Cidades
Últimas Notícias
Advogado de Mauro Cid afirma que Bolsonaro sabia de plano, mas recua após declaração
Depoimento ao STF detalhou reuniões e ações sobre plano golpista; advogado revisou declarações
Inquérito sobre tentativa de golpe que indiciou Bolsonaro e mais 36 será enviado à PGR na segunda
Se denúncias forem apresentadas pela PGR e aceitas pelo STF, Bolsonaro e os outros 36 indiciados se tornam réus.
Desemprego na Bahia é o menor em 12 anos, mas estado tem 2ª maior taxa do país
Levantamento integra a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) do IBGE
Débora Regis traz de Londres propostas para modernizar gestão em Lauro de Freitas
Experiência internacional reforçou compromissos da gestora com inovação e participação popular
Comunidade portuária realiza tradicional festa de São Nicodemus na segunda-feira
Programação começa às 5 horas, com alvorada no Porto de Salvador
Saúde nos Bairros: atendimentos seguem no Largo do Bonfim até este sábado
Sem necessidade de marcação prévia, serviços acontecem de 7h às 17h de segunda a sexta e de 7h às 13h aos sábados
Márcio França diz que indiciamento de Bolsonaro é ‘vergonha’ e cita ‘desprestígio’ das autoridades militares
Ministro ainda falou sobre cenário das eleições de 2026, caso Lula não opte pela reeleição
Bruno Reis defende candidatura própria do União Brasil para presidência em 2026
Em viagem a Londres, prefeito cita Ronaldo Caiado (GO) que ficou em 1º lugar no ranking dos governadores na área de segurança pública
‘Quadrilha que se formou com ímpeto de derrubar democracia’, avalia Wagner após Bolsonaro ser indiciado
Senador repudiou plano golpista e disse ser uma 'alerta para a população brasileira'
Wagner nega disputa interna com Rui e Jerônimo por indicações de novo secretariado
Senador defende governador e, sem mencionar nomes, critica oposição por bater em segurança e saúde no Estado