Ex-presidente da AACB denuncia casos de desrespeito a advogadas em delegacias, varas e tribunais da Bahia
Milena Pinheiro Araújo também apontou tratamento ‘agressivo’ e ‘desrespeitoso’ ao relatar episódios na OAB-BA
Primeira mulher a presidir a Associação dos Advogados Criminalistas da Bahia (AACB), a advogada criminalista Milena Pinheiro Araújo, denunciou casos de desrespeito às profissionais da área em delegacias, varas e tribunais do Estado. Como exemplo, a profissional lembrou ter passado por episódio em que não teve acesso ao inquérito policial de um cliente, e afirmou que advogados não precisam de procuração nestes casos, e que o documento lhe foi exigido.
“Logo no início de minha carreira tive o desprazer de ser destratada na Delegacia de Furtos e Roubos por uma delegada que não permitiu que eu tivesse acesso ao inquérito policial do meu cliente”, recordou Pinheiro. “Nenhum advogado precisa procuração para ter acesso ao inquérito policial. Mas eu, mesmo com uma procuração, não só não tive acesso como também fui destratada e desrespeitada. Essa experiência foi crucial pra mim”, afirmou.
Pós graduada em ciências criminais e em violência contra a mulher, a advogada, que é ex-presidente da entidade, relatou que ainda é muito difícil atuar na área criminal, por ser uma área em que ainda existe bastante animosidade com a presença feminina. “Me orgulho muito de não me acovardar diante de determinadas situações”, destacou.
Dificuldade no diálogo com a OAB-BA
Ela também revelou ter procurado a Ordem dos Advogados e Advogadas da Bahia (OAB-BA) para buscar apoio em diversas situações, e disse que instituição sempre a tratou de forma agressiva e desrespeitosa. “Como presidente da Associação de Advogados Criminalistas, não fui sequer recebida pelo presidente da OAB-BA”, reclamou.
Milena disse ainda que ninguém se sente acolhido ao entrar na sede da OAB, na Piedade. “Quando você é desrespeitado dentro da sua casa, o mundo não vai te respeitar. A OAB não trata as pessoas de forma igualitária. Por eu não ser do grupo da atual presidente, eu não sou bem tratada. Agora mesmo, vamos ter uma nova eleição parecidíssima com a antiga, com abstenção de advogados, pois a maioria não está satisfeita com a Ordem”, disparou.
Advogada aponta posição omissa da OAB-BA
Considerada uma referência no ramo criminal, a advogada criminalista Fabiane Almeida afirmou que a OAB-BA foi omissa e pouco incisiva no combate à violação de prerrogativas da advocacia baiana. “Um simples desagravo, ir pra porta do Judiciário, da corregedoria ou de uma delegacia não faz com que cessem as ofensas. É preciso que essas pessoas sejam representadas criminalmente”, destacou a advogada, que desde 2012 exerce a função.
Fabiane, que é uma mulher preta, destacou que ao longo de sua carreira já teve que enfrentar diversas situações abusivas. Ela lembra que, em 2013, quando atuava como advogada de defesa de cliente acusado de crime de extorsão e estelionato, passou por uma situação vexatória ao tentar despachar um pedido de revogação da prisão preventiva.
“Cumprimentei a todos no cartório e, ao entrar na sala de despacho, a juíza pediu que eu me retirasse alegando que não despachava com as partes. No mesmo momento, eu disse a essa magistrada ´vamos parar com essa palhaçada que a advogada aqui sou eu e vim tratar do pedido de revogação do meu cliente`. Esse foi um dos primeiros impactos que eu tive na advocacia baiana”, disse
Fabiane destacou ainda que é preciso fazer valer a Lei 13.869, que trata do abuso de autoridade. Mesmo sendo uma lei de 2019, a profissional afirmou ser pouco utilizada e enfatizou que, se fosse mais exercida, poderia evitar muitas situações abusivas que ela, e muitas outras advogadas passam.
Leia também:
Acelen pretende intestir US$ 3 bilhões em biorrefinaria na Bahia com foco em combustíveis renováveis
Carnaval 2025: curso gratuito capacita blocos culturais para garantir apoio
Mais Lidas
Cidade baiana receberá novo campus de universidade federal; saiba qual
Carnaval 2025: curso gratuito capacita blocos culturais para garantir apoio
Cidades
Chuva provoca alagamentos em Vitória da Conquista; confira impactos
Fortes chuvas causam vinte ocorrências em Salvador, diz Codesal
Futuro do Samba de São Lázaro será decidido em reunião com autoridades
Últimas Notícias
Ultraprocessados e álcool custam bilhões ao SUS, revela estudo da Fiocruz
Maduro intensifica cerco à embaixada da Argentina com corte de energia
PGR avalia relatório da PF sobre tentativa de golpe envolvendo Bolsonaro e mais 36 indiciados
Documento detalha tentativa de golpe de Estado e indiciamento de Bolsonaro, enquanto equipe da PGR se prepara para avaliar provas
Mutirão de Regulação intensifica transferências e Central bate recorde de atendimentos
Ações buscam melhorar acesso à alta complexidade e reduzir filas nas unidades médicas
Bahia busca reabilitação contra Athletico-PR para manter sonho da Libertadores
Partida acontece neste domingo (24), às 16h, na Arena Fonte Nova, em Salvador, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro
Chuva provoca alagamentos em Vitória da Conquista; confira impactos
Volume acumulado na cidade chegou a 50 milímetros nas últimas 24 horas, sendo o bairro Recreio, próximo ao centro, o mais afetado pelas chuvas
Ireuda Silva: ‘Mulheres negras enfrentam dupla jornada na luta contra o racismo e a misoginia’
Graduada em gestão pública, a vereadora está no segundo mandato e foi reeleita para mais quatro anos, com 9.719 votos no pleito de outubro
Militar indiciado pela PF por tentativa de golpe foi condecorado pelo presidente Lula em 2023
Adido foi reconhecido por suas contribuições à segurança e cooperação militar
COP29 aprova meta climática de US$ 300 bilhões até 2035
Decisão foi recebida com aplausos, mas enfrenta questionamentos de países em desenvolvimento e organizações ambientais
Indiciado pela PF, Braga Netto reafirma lealdade a Bolsonaro e nega envolvimento em tentativa de golpe
Segundo a PF, general Walter Braga Netto, era peça-chave no plano
Fortes chuvas causam vinte ocorrências em Salvador, diz Codesal
Capital baiana registra desabamentos e alagamentos, enquanto chuvas intensas causam transtornos no interior
Futuro do Samba de São Lázaro será decidido em reunião com autoridades
Discussão ocorre após denúncias de moradores que levaram à redução do horário do evento