Zé Neto está otimista e acredita na vitória em sua 6ª tentativa de se tornar prefeito em Feira de Santana

Candidato petista acredita que desta vez conseguirá vencer antigo adversário, ex-prefeito Zé Ronaldo (União Brasil)


Rodrigo Fernandes
Rodrigo Fernandes 01/10/2024 16:54 • Eleições 2026Política
Zé Neto está otimista e acredita na vitória em sua 6ª tentativa de se tornar prefeito em Feira de Santana -
Reproduzindo artigo
00:00 00:00

O deputado federal licenciado Zé Neto (PT) disse, nesta terça-feira (1º), que está otimista nessa reta final de campanha e acredita na sua vitória inédita em sua 6ª tentativa de se tornar prefeito em Feira de Santana. Em entrevista ao editor-chefe do Portal M!, Osvaldo Lyra, o candidato afirmou que, dessa vez, a pandemia do Covid-19 não vai lhe atrapalhar e tem tudo para superar o antigo adversário, o ex-prefeito José Ronaldo (União Brasil), no próximo domingo (6).

Zé Ronaldo já comandou o segundo maior colégio eleitoral na Bahia por quatro vezes (2000, 2004, 2012 e 2016) e, inclusive, nos três últimos mandatos, derrotou Zé Neto, que disputou pela primeira vez a prefeitura ainda em 1996. O atual prefeito Colbert Martins (MDB) foi reeleito em 2020, também derrotando o petista no segundo turno. Em 2016, o emedebista foi eleito vice-prefeito, mas assumiu a gestão municipal após o então prefeito Zé Ronaldo renunciar o cargo para disputar as eleições ao governo estadual.

“Na reta final a gente está bem. Agora tem mais quatro dias e não pode vacilar. A rua é da gente. Calor, olhar, pegada, mudança, parceria, tirar Feira de isolamento. Fizemos uma disputa de rua muito maior do que a gente fez da outra vez. Na outra vez a disputa de rua não aconteceu por conta da pandemia. Na favela, hoje a gente está mandando ver, já que na outra vez a gente não teve acesso, principalmente por causa da pandemia, que estava todo mundo desconfiado”, pontuou.

Além disso, o petista citou fortes cabos eleitorais petistas que estão ao seu lado, como o presidente Lula, o governador Jerônimo Rodrigues e o ministro Rui Costa para fortalecer a sua candidatura. Segundo ele, depois de perder para o prefeito Colbert Martins (MDB) em 2020 e para Zé Ronaldo em 2016, o cenário tende a ser diferente nas disputas deste ano.

“Você sai de uma pandemia, uma cesta básica é ouro. Todo mundo desempregado, 30% de desemprego na cidade. Não tem mais esse ambiente, não tinha Lula de presidente. Tinha Rui, que é bom, ótimo com a gente, mas Jerônimo é de Feira, então vive aqui dia e noite. E ainda acrescenta, porque Rui esteve essa semana aqui e a sua passagem foi monumental”, complementou Zé Neto.

Reta final das eleições

Ao Portal M!, o candidato do PT revelou a estratégia política para seguir firme na disputa pela Prefeitura de Feira de Santana, já que o 2º maior colégio eleitoral da Bahia vive um dos cenários mais acirrados do Estado. De acordo com a pesquisa Atlas Intel, José Ronaldo lidera as intenções de voto com um percentual de 50,7% e Zé Neto figura na segunda posição com 45%. Nesse contexto, o deputado ainda prevê um crescimento de sua candidatura na reta final das eleições.

“A nossa estratégia final é continuar levando proposta para a cidade e trabalhando para a gente manter o mesmo ritmo até a ponta. Agora não dá para sentar na cadeira antes do dia 6. Nós fizemos um time organizado, saímos de quatro partidos para 12. Nós não tínhamos uma inserção grande, aumentamos a inserção dos evangélicos, que é onde ele teve problema da outra vez. Trouxemos para cá peças que não estavam com a gente, que na outra eleição não estavam com ele. Kannário, Binho Galinha, figuras que são centrais no processo”, afirmou.

Zé Neto também falou sobre a neutralização de Pablo Roberto (PSDB), forte nome em Feira de Santana que é candidato a vice de José Ronaldo, e aproveitou para rebater as “invenções” de seu adversário político. Segundo ele, as falsas narrativas são criadas como uma tentativa desesperada de criticar o petista, depois de os adversários acharem que as eleições já estavam ganhas.

“Eu disse desde o começo que ele não ficaria com a gente. Fizemos uns movimentos que na política devem ser feitos. Na política você tem sempre que fazer o máximo para não descartar nada. Mas eu sigo otimista para vencer domingo e vou trabalhar com todo vigor. E outra coisa, eu tenho que desmentir coisas como essa história da cara de pau de Zé de dizer que eu investi 1% em Feira. Então ele acha que o Dom Pedro não é de Feira? Só nesse hospital eu botei R$ 20 milhões. Eu estou andando e eles estão inventando coisas sobre mim que não tem suporte”, alfinetou.

Leia também:

Eleição em Feira de Santana mantém disputa acirrada entre José Ronaldo e Zé Neto

Colbert nega rusgas com José Ronaldo, após candidato evitar associações com atual gestão de Feira

Zé Ronaldo rebate Zé Neto e diz ser responsável apenas por suas gestões em Feira

Rodrigo Fernandes

Rodrigo Fernandes

Mais Lidas

Eleições 2026

Últimas Notícias

Bruno Reis apresenta balanço do segundo mandato com 239 entregas e metas para 2026 -
Política 02/02/2026 às 14:42

Bruno Reis apresenta balanço do segundo mandato com 239 entregas e metas para 2026

Prefeito detalha ações em bairros, obras estruturantes e investimentos em áreas estratégicas durante abertura do ano legislativo em Salvador


Marta Rodrigues nega traição a Coronel e critica gestão de Bruno Reis: ‘Falta de planejamento’ -
Política 02/02/2026 às 14:11

Marta Rodrigues nega traição a Coronel e critica gestão de Bruno Reis: ‘Falta de planejamento’

Vereadora petista nega exclusão de senador da chapa majoritária e critica retrocessos na limpeza urbana, asfalto e transporte público da capital


STF abre Ano Judiciário de 2026 com Lula, chefes do Congresso e foco em julgamentos sensíveis -
Política 02/02/2026 às 13:40

STF abre Ano Judiciário de 2026 com Lula, chefes do Congresso e foco em julgamentos sensíveis

Cerimônia marca retomada das atividades da Corte em meio a críticas, investigações sensíveis e julgamentos de grande impacto nacional


Randerson Leal critica estrutura do Carnaval de Salvador e cobra mais apoio aos ambulantes -
Política 02/02/2026 às 13:09

Randerson Leal critica estrutura do Carnaval de Salvador e cobra mais apoio aos ambulantes

Vice-líder da oposição afirma que trabalhadores informais sustentam economia da festa e precisam de condições dignas para atuar


Bruno Reis acusa PT de traição a Coronel e diz que sigla ‘chupa o sangue dos aliados’ -
Política 02/02/2026 às 12:38

Bruno Reis acusa PT de traição a Coronel e diz que sigla ‘chupa o sangue dos aliados’

Prefeito afirma que senador foi descartado pela 'chapa puro-sangue' petista e abre as portas da oposição para o parlamentar


MDB avalia nome de Michel Temer e amplia cenários para a disputa presidencial de 2026 -
Política 02/02/2026 às 12:07

MDB avalia nome de Michel Temer e amplia cenários para a disputa presidencial de 2026

Ex-presidente será incluído em pesquisas internas enquanto partido discute neutralidade e reposicionamento eleitoral


Geraldo Júnior defende manutenção da coalizão após decisão de Angelo Coronel de deixar PSD -
Política 02/02/2026 às 11:36

Geraldo Júnior defende manutenção da coalizão após decisão de Angelo Coronel de deixar PSD

Vice-governador adota tom cauteloso durante Festa de Iemanjá e diz que negociações passam pelo diálogo entre partidos da base


Papa Leão XIV institui nova diocese no Ceará e reforça presença da Igreja no interior do Nordeste -
Internacional 02/02/2026 às 11:05

Papa Leão XIV institui nova diocese no Ceará e reforça presença da Igreja no interior do Nordeste

Criação da Diocese de Baturité marca reorganização pastoral e amplia atendimento religioso a quase 300 mil habitantes


Caetano Veloso e Maria Bethânia conquistam Grammy 2026 com álbum gravado em turnê histórica -
Cultura 02/02/2026 às 10:34

Caetano Veloso e Maria Bethânia conquistam Grammy 2026 com álbum gravado em turnê histórica

Projeto ao vivo consolida trajetória dos irmãos baianos e amplia reconhecimento da música brasileira no cenário internacional


Mesmo após anúncio da saída de Coronel do PSD, Jerônimo defende união e não descarta senador na chapa governista -
Política 02/02/2026 às 10:03

Mesmo após anúncio da saída de Coronel do PSD, Jerônimo defende união e não descarta senador na chapa governista

Na Festa de Iemanjá, governador adota discurso de cautela, evita ruptura na base aliada e acompanha tratativas conduzidas pela direção do partido