Eleições 2024: eleitores devem atualizar e-Título até sábado para votar com app
Versão digital do título de eleitor fornece informações importantes, como local de votação, seção e zona eleitoral; veja como funciona
Mais de 40 milhões de eleitores em todo o país devem utilizar o e-Título, versão digital do título, para votar no 1° turno das eleições municipais que acontecem já no próximo domingo (6). No entanto, pelo menos metade dos brasileiros que pretendem usar a tecnologia no dia ainda não atualizou o aplicativo que deve ser feito até às vésperas das eleições, ou seja, no próximo sábado (5) – data limite também para fazer o download para quem ainda não baixou o app gratuito.
Com o e-título, o eleitor poderá além de votar, justificar o voto caso esteja fora do domicílio eleitoral, obter certidão de quitação eleitoral e fazer consultas importantes como local de votação, seção e zona eleitoral. Lançado em 2017, o documento digital substitui o título de eleitor em papel e pode ser usado no dia da eleição apenas levando o celular. No entanto, o uso do aplicativo não é obrigatório, para exercer o direito de votar no próximo domingo, basta apenas levar um documento com foto (como a carteira de identidade ou a de motorista) ou o próprio título de eleitor e apresentar na sessão eleitoral.
No dia da votação, se o eleitor optar pela facilidade do e-Título, basta apresentar o celular aberto com o aplicativo, mas desde que tenha realizado o cadastramento biométrico. Caso não tenha feito a biometria, será necessário apresentar um documento oficial com foto, como carteira de identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, CNH ou passaporte, além do aplicativo.
Como baixar o E-Título
O aplicativo pode ser encontrado gratuitamente nas lojas virtuais de dispositivos Android e iOS, bastando buscar por “e-Título”. Para quem não conseguir fazer o download, é possível conferir o local de votação no site do TRE-BA ou pelo WhatsApp, no número (71) 3373-7000. Vale ressaltar que o download do app só será permitido até sábado (5), após essa data não será mais possível acessá-lo no dispositivo.
Eleições na Bahia
De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), o eleitorado apto a participar das eleições municipais deste ano é de 11.283.507 pessoas, um aumento de 3,5% em relação a 2020, quando o Estado registrou 10.893.320 eleitores. Até o momento, cerca de 4 milhões de eleitores já baixaram o e-Título.
A Bahia continua sendo o quarto maior colégio eleitoral do país, com 11,2 milhões de eleitores. O estado é superado apenas por São Paulo (34,4 milhões), Minas Gerais (16,4 milhões) e Rio de Janeiro (13 milhões). Dentro da Bahia, Salvador lidera como o maior colégio eleitoral, com 1.969.757 eleitores, seguida por Feira de Santana (426.887), Vitória da Conquista (257.784) e Camaçari (205.865). Essas quatro cidades podem realizar segundo turno devido ao número de eleitores.
Candidaturas
Na capital baiana, sete candidatos disputam a prefeitura, enquanto 852 concorrem ao cargo de vereador. Em todo o Brasil, 459.488 candidatos foram registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sendo 15.400 para prefeituras e 423.800 para câmaras municipais.
A maioria dos candidatos tem entre 45 e 49 anos, representando 16,19% do total. Logo atrás, estão os candidatos com idade entre 40 e 44 anos, que correspondem a 16,16%.
Os eleitores poderão votar das 8h às 17h (horário de Brasília). Em 2024, a ordem de votação será para vereador primeiro e, em seguida, para prefeito. O uso de celulares, máquinas fotográficas, filmadoras ou qualquer aparelho que comprometa o sigilo do voto é proibido dentro da cabine.
Leia também:
Eleitores não podem ser presos a partir desta terça; entenda
Cármen Lúcia indica mudanças na legislação eleitoral para evitar episódios de violência em 2026
Mais Lidas
Eleições 2026
Eleitores ausentes no 2º turno têm até 7 de janeiro para justificar
Número de prefeitos reeleitos no Brasil é o maior em 20 anos
Últimas Notícias
Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio
Paroano Sai Milhó comanda show especial de Carnaval no Sesi Rio Vermelho
Novo salário mínimo de R$ 1.621 começa a valer nesta segunda-feira
Reajuste do valor impacta benefícios do INSS, seguro-desemprego e contribuições previdenciárias em 2026
Cármen Lúcia diz que 2026 exigirá ‘comportamentos mais rigorosos’ e ‘transparentes’ de juízes eleitorais
Presidente do TSE afirma que Judiciário deve atuar com clareza e independência no próximo pleito
Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos
Documento inaugura integração nacional do processo e amplia acesso à habilitação com redução de custos
Inflação recua e mercado reduz projeção para 3,99% em 2026, aponta boletim Focus
Boletim Focus aponta IPCA abaixo do teto da meta, PIB em 1,8% e expectativa de queda gradual da Taxa Selic
Em mensagem ao Congresso, Lula exalta avanços econômicos e aponta fim da escala 6×1 como desafio para 2026
Governo destaca avanços econômicos, agenda social e aposta em parceria com Legislativo
Licia Fábio reúne convidados no Amado em celebração à Iemanjá e revela novidades do Camarote Brown: ‘É o samba na Bahia’
Ao Portal M!, promoter destaca importância da data, das parcerias e dá detalhes dos projetos para o verão e o Carnaval
BBB 26: participantes vão para o ‘Tá Com Nada’ após sequência de punições gravíssimas
Infrações gravíssimas cometidas por Ana Paula Renault e Milena atingem o limite do Vacilômetro e levam todos os participantes à penalização coletiva
Carlos Muniz destaca parceria com o Executivo, projeta avanços para Salvador e adia decisão sobre candidatura do filho
Presidente da CMS diz nova legislatura será marcada pela união entre o Legislativo e o Executivo municipal, com foco em ações para melhorias na cidade
Congresso inicia último ano da legislatura com foco em medidas provisórias, CPIs e articulações para o STF
Retomada dos trabalhos ocorre em meio a calendário eleitoral, análise de vetos e articulações entre Executivo, Legislativo e Judiciário
Kiki Bispo destaca alinhamento entre Câmara e Executivo, projeta agenda de entregas e nega candidatura em 2026
Vice-líder do governo na Câmara destaca alinhamento com o Executivo, diálogo com a oposição e expectativa de avanços em áreas estratégicas