Outubro Rosa: governo anuncia 30 mil vagas para mamografias gratuitas
Atendimentos em Salvador e 24 cidades do interior serão feitos exclusivamente por agendamento
Desta terça-feira (1º) até 31 de outubro, serão oferecidos 30 mil exames de mamografia gratuitos para mulheres entre 40 e 69 anos, em Salvador e 24 cidades do interior do estado. O anúncio foi feito pelo governo da Bahia.
Os atendimentos serão feitos exclusivamente por agendamento, e as inscrições já começaram no site do Outubro Rosa, campanha mundial de conscientização sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.
A secretária da Saúde do estado, Roberta Santana, disse que haverá uma grande ação nesta terça, na capital baiana, para marcar o início da campanha. “Na Arena Fonte Nova, teremos oito unidades móveis que realizarão 1.085 exames de mamografia”, afirmou a titular da Sesab.
A partir desta quarta-feira (2), ainda em Salvador, oito unidades móveis da Sesab entrarão em ação. O atendimento será feito de segunda a sábado, das 7h às 18h, exceto no feriado de 12 de outubro.
Cada veículo tem a capacidade de realizar até 150 mamografias por dia. As unidades estarão em pontos estratégicos, como o campus da Uneb no Cabula, o Salvador Norte Shopping e a Vila Militar dos Dendezeiros.
Para se inscrever e ter acesso ao benefício, basta entrar no site, escolher dia, local e turno de atendimento. Os requisitos para a inscrição são não ter feito o exame de mamografia a menos de um ano, não ter feito cirurgia na mama e ter entre 40 e 69 anos.
No dia do exame, é preciso levar RG, CPF, Cartão do SUS e comprovante de residência. Não é preciso ter requisição médica.
Como ação do Outubro Rosa, as Policlínicas Regionais de Saúde instaladas em 24 municípios ofertarão vagas extras para os municípios consorciados agendarem exames de mamografia ao longo do mês.
O serviço de mamografia da Parceria Público-Privada (PPP) de Imagem que funciona nos hospitais estaduais em Jequié, Vitória da Conquista e Guanambi também ofertará exames extras e fará ações educativas. Ao todo, serão 90 exames.
Veja os locais onde haverá exames em Salvador
- UNEB – Cabula
- Mansão do Caminho – Pau da Lima
- OAF – Liberdade
- Salvador Norte Shopping – São Cristóvão
- Lar Harmonia – Piatã
- Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras – Cajazeiras
- Policlínica de Escada – Escada
- Centro de Atenção à Saúde Prof. Dr. José Magalhães Neto (CAS) – Parque Bela Vista
- Vila Militar – Dendezeiros
- Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública – Cabula
- Hospital da Mulher Maria Luzia Costa dos Santos – Largo de Roma
- Centro Estadual de Oncologia (Cican) – Brotas
Ações do Outubro Rosa em Salvador
Referência nacional no cuidado feminino, o Hospital da Mulher Maria Luzia Costa dos Santos promoverá uma série de atividades internas e externas do Outubro Rosa, voltadas para a conscientização sobre o câncer de mama e do colo do útero, além de incentivar o empoderamento feminino.
Internamente, rodas de conversa abordam os direitos das mulheres e o combate ao câncer de colo do útero. Pacientes, acompanhantes e colaboradores também têm acesso a terapias integrativas, musicalização e oficinas de arte.
Entre os destaques está a ação de automaquiagem, seguida de um ensaio fotográfico com pacientes oncológicas.
Externamente, o hospital organizará duas blitzes de conscientização, nos dias 12 e 26 de outubro, na Praça Ana Lúcia Magalhães e no Parque da Cidade, respectivamente.
Além disso, no dia 17 de outubro, uma caminhada será realizada do Forte Monte Serrat até a Ponta de Humaitá, com concentração na Casa de Apoio do Hospital da Mulher, reforçando a importância do Outubro Rosa para o diagnóstico precoce do câncer.
Já o Centro Estadual de Oncologia também está engajado na campanha com uma série de ações semanais voltadas para a conscientização, autocuidado e bem-estar das pacientes, além de realizar, ao todo, 140 exames de mamografia nos dias 19 e 26 de outubro.
Sobre o câncer de mama
O câncer de mama é o tipo que mais acomete as mulheres no Brasil. O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima 4.230 casos somente para este ano na Bahia. A prevenção primária e a detecção precoce contribuem para a redução da incidência e da mortalidade por essa neoplasia.
“A prevenção primária do câncer de mama consiste em reduzir os fatores de risco modificáveis e promover os fatores de proteção para a doença. A prática de atividade física, a manutenção do peso corporal adequado, por meio de uma alimentação saudável, e evitar o consumo de bebidas alcóolicas estão associadas à redução do risco de desenvolver câncer de mama. A amamentação também é considerada um fator protetor”, detalhou a médica e superintendente estadual de Regulação, Mônica Hupsel.
A gestora ainda pontuou que o diagnóstico precoce consiste na abordagem oportuna das mulheres com sinais e sintomas suspeitos de câncer para identificação da doença em fase inicial, a fim de possibilitar tratamento efetivo e maior sobrevida.
Leia também:
HAM oferece 100 vagas em mutirão para detecção precoce do câncer de mama
Mais Lidas
Brasil recupera status de país livre do sarampo após cinco anos
Saúde
Bahia registra primeira morte por coqueluche em 5 anos
Combate ao Aedes aegypti é reforçado na Bahia até esta sexta-feira
Semana Brasileira do Aparelho Digestivo começa nesta quinta-feira em Salvador
OMS diz que vacinas contra o sarampo salvam cinco vidas por segundo
Casos de mpox no Brasil somam 1.578 em 2024, com maioria no Sudeste
Casos notificados de coqueluche cresce em 2024 e atinge maior número em 10 anos
Novembrinho Azul alerta para cuidados essenciais com crianças e adolescentes
Médico baiano é reeleito presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia
Grupo de empresários da saúde participa de summit em Lisboa
Últimas Notícias
Éden Valadares diz que o mundo ‘olha para o Brasil assustado’ após indiciamento de Bolsonaro por golpe
Presidente do PT na Bahia considerou o indiciamento um primeiro passo importante, mas alertou para a necessidade de rigor nas etapas seguintes
Haddad diz que pacote de cortes que será anunciado até terça-feira
Pacote de cortes será definido em reunião com Lula. Haddad prevê economia de R$ 2 bilhões por ano
Governo federal pede desculpas pela escravidão e reforça compromisso com igualdade racial
Evento marcou um momento simbólico no reconhecimento histórico da dívida social do Estado brasileiro com a população negra
Mauro Cid mantém benefícios da delação após esclarecer contradições à PF
Decisão ocorreu após audiência de três horas, na qual o ministro avaliou que Cid esclareceu omissões e contradições em depoimento anterior
ViaBahia aguarda decisão do TCU em repactuação para novos investimentos rodoviários
Tribunal analisa as condições para a aprovação da repactuação de contratos
MPBA defende prisão preventiva de membros de facções em audiências de custódia
O Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) publicou no Diário de Justiça Eletrônico, nesta quinta-feira (21), novos enunciados aprovados pelo Conselho dos Procuradores e Promotores de Justiça com Atuação na Área Criminal (Concrim), que orientam sobre a conversão da prisão em flagrante em preventiva em casos relacionados a facções criminosas. O Enunciado 38 estabelece […]
Luiz Caetano aponta atraso na transição de governo em Camaçari e diz que Elinaldo ainda não instalou Comissão de transmissão
Petista revelou já ter entregado os nomes que compõem a comissão de transmissão há cerca de 15 dias
Secretário-geral do PL diz que indiciamento de Bolsonaro é ‘incessante perseguição política’
Indiciamento foi motivado pela participação nos atos antidemocráticos
Bolsonaro critica indiciamento e dispara contra Alexandre de Moraes: ‘Faz tudo o que não diz a lei’
Em publicação no 'X', ex-presidente afirmou que aguardará seu advogado para avaliar o indiciamento
Médico acusado de injúria racial é encontrado morto em sua residência na Bahia
Departamento de Polícia Técnica investiga circunstâncias da morte em Itabuna