Após denúncias de assédio, governo Lula convoca Silvio Almeida e admite ‘gravidade’; ministro nega acusações
Em vídeo e nota oficial, ele afirma que acusações são falsas, sem provas e está sendo vítima de perseguição
O governo do presidente Lula divulgou, na noite desta quinta-feira (5), uma nota oficial informando que o ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, foi convocado a dar explicações sobre denúncias de assédio. Ainda no comunicado da Secretaria de Comunicação da Presidência da República admite que o “Governo Federal reconhece a gravidade das denúncias” e afirma que o “caso está sendo tratado com o rigor e a celeridade que situações que envolvem possíveis violências contra as mulheres exigem”.
A nota, no entanto, não menciona a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco. De acordo com o site Metrópoles, ela também estaria entre as vítimas de assédio e já havia se queixado para outras pessoas do governo. Conforme Estadão/Broadcast, integrantes da equipe do presidente Lula foram, inclusive, informados da acusação da ministra há cerca de 3 meses. Apesar da denúncia ter chegado ao Palácio do Planalto, não foi levada adiante pela ministra que preferiu não formalizar para não prejudicar o governo.
“O ministro Silvio Almeida foi chamado esta noite a prestar esclarecimentos ao controlador-geral da União, Vinícius Carvalho, e ao advogado-geral da União, Jorge Messias, por conta das denúncias publicadas pela imprensa contra ele. O próprio ministro Silvio informou que irá encaminhar ofício à CGU [Controladoria Geral da União], ao Ministério da Justiça e à Procuradoria Geral da República para que investiguem o caso. A Comissão de Ética da Presidência da República decidiu abrir de ofício um procedimento de apuração”, diz trecho da nota da Secom.
Em vídeo divulgado em sua conta oficial no Instagram e em nota publicada no site do Ministério dos Direitos Humanos, Silvio Almeida afirma que as denúncias de assédio são falsas, sem provas e está sendo vítima de perseguição. O ministro disse ainda que acusações fazem parte de uma “campanha” para afetar sua imagem enquanto “homem negro em posição de destaque no poder público”.
“Repudio tais acusações com a força do amor e do respeito que tenho pela minha esposa e pela minha amada filha de 1 ano de idade, em meio à luta que travo, diariamente, em favor dos direitos humanos e da cidadania neste país. Toda e qualquer denúncia deve ter materialidade. Entretanto, o que percebo são ilações absurdas com o único intuito de me prejudicar, apagar nossas lutas e histórias, e bloquear o nosso futuro”, declarou o ministro.
Almeida ressaltou ainda que pedirá investigações à CGU, ao Ministério da Justiça e à PGR e “toda e qualquer denúncia deve ser investigada com todo o rigor da Lei, mas para tanto é preciso que os fatos sejam expostos para serem apurados e processados, e não apenas baseados em mentiras, sem provas”, afirma o texto”. Segundo o ministro, “quaisquer distorções da realidade serão descobertas e receberão a devida responsabilização”.
“As falsas acusações, conforme definido no artigo 339 do Código Penal, configuram denunciação caluniosa. Tais difamações não encontrarão par com a realidade. De acordo com movimentos recentes, fica evidente que há uma campanha para afetar a minha imagem enquanto homem negro em posição de destaque no Poder Público, mas estas não terão sucesso. Isso comprova o caráter baixo e vil de setores sociais comprometidos com o atraso, a mentira e a tentativa de silenciar a voz do povo brasileiro, independentemente de visões partidárias. Mais uma vez, há um grupo querendo apagar e diminuir as nossas existências, imputando a mim condutas que eles praticam. Com isso, perde o Brasil, perde a pauta de direitos humanos, perde a igualdade racial e perde o povo brasileiro”, completou.
ONG Me Too Brasil
A ONG Me Too Brasil também divulgou, nesta quinta-feira, uma nota informando que recebeu denúncias de assédio contra o ministro de Direitos Humanos. No entanto, a organização não apresentou provas e nem deu detalhes sobre as acusações contra Silvio Almeida.
Janja
Em meio a denúncias de assédio contra Silvio Almeida, a primeira-dama Rosângela da Silva publicou, na madrugada desta sexta-feira (6), nos stories de sua conta oficial no Instagram, uma foto com Anielle Franco. Nela, Janja aparece beijando a testa da ministra da Igualdade Racial, mas sem legenda.
Ver essa foto no Instagram
Leia também:
STF deve retomar análise do recursos sobre revisão da vida toda do INSS
Lula diz que não tem candidato para presidência da Câmara dos Deputados
STF dá cinco dias para AGU e PGR se manifestarem sobre suspensão do X
Mais Lidas
Prefeitura decreta ponto facultativo no Dia do Servidor Público em Salvador
Após Éden defender Wagner, Rui e Jerônimo na chapa, Coronel e Geddel reagem
Política
Alckmin promete boa notícia sobre redução de despesas ainda nesta semana
Plano de compra de novo avião presidencial é adiado por ajustes fiscais
Últimas Notícias
Alckmin promete boa notícia sobre redução de despesas ainda nesta semana
PF: Bolsonaro teve pleno conhecimento e atuou de forma ‘direta e efetiva’ para tentar golpe
Golpe não ocorreu por fatores externos à vontade do ex-presidente
Plano de compra de novo avião presidencial é adiado por ajustes fiscais
Desde que o avião oficial, o VC-1 Airbus A319CJ, conhecido como 'Aerolula', apresentou falhas técnicas em outubro deste ano, o governo considerava acelerar a compra de uma nova aeronave
Codesal anuncia alerta nível máximo de atenção após fortes chuvas em Salvador
Órgão anunciou ainda o acionamento das sirenes nas comunidades da Baixa do Cacau e do Bom Juá, em função das fortes chuvas.
Lira diz que ainda não foi procurado para conhecer pacote de cortes do governo
Presidente da Câmara dos Deputados ressaltou urgência do tema
Ivana Bastos diz que mantém candidatura à presidência da AL-BA e explica: ‘Caso Adolfo consiga se viabilizar judicialmente, eu apoio’
Ao Portal M!, a deputada enfatizou ser o momento da AL-BA ter a primeira mulher presidente
Autor de ataque ao STF pretendia destruir estátua e atingir ministros, diz laudo da PF
Na avaliação dos peritos, Francisco Wanderley Luiz não via sua morte como um ato isolado, mas como parte de uma sequência de eventos
Moraes envia à PGR relatório sobre Bolsonaro e aliados por tentativa de golpe
Apesar do movimento, ministro do STF manteve sigilo sobre delação de Mauro Cid
Anatel libera sinal de 5G para todos os municípios brasileiros
Processo começou por cidades maiores e avançou para municípios menores. Na Bahia, por exemplo, 190 localidades foram incluídas na etapa final de instalação dos filtros
Lula prevê economia crescendo acima de 3% e cobra programa para saneamento básico no Brasil
Presidente citou a inflação controlada e o aumento da massa salarial como fatores que sustentam sua projeção
Pedro Tavares cobra mais voos regionais para Ilhéus e critica altas tarifas aéreas
O deputado estadual Pedro Tavares (União Brasil) renovou, nesta terça-feira (26), o apelo por mais voos regionais na Bahia, destacando a situação crítica de Ilhéus. Durante reunião da Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), ele enfatizou os impactos econômicos e turísticos causados pela insuficiência de conexões aéreas para […]