Teatro Vila Velha passará por modernização para se tornar um dos mais avançados do país
Projeto será detalhado nesta quarta-feira pela Prefeitura de Salvador, com foco em conforto, segurança e inovação técnica para o público e artistas
Nesta quarta-feira (4), a partir das 10h, no Passeio Público, na Avenida Sete de Setembro, serão revelados todos os detalhes do projeto de modernização do Teatro Vila Velha. A iniciativa, liderada pela Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Fundação Mário Leal Ferreira, Secretaria de Manutenção e Sucop, tem como objetivo garantir maior conforto, segurança e excelência técnica aos frequentadores, artistas e trabalhadores do teatro.
As obras previstas incluem a criação de um novo eixo de circulação (com passarela, escadas e elevador), um novo volume na cobertura para abrigar a área administrativa, além da qualificação dos ambientes internos e a construção de um depósito externo.
Além disso, o projeto contempla a instalação de um novo sistema de ar-condicionado, melhorias acústicas, adequação do sistema elétrico, adaptação às normas de acessibilidade universal e a implementação de um sistema de combate a incêndios.
Um teatro modernizado e histórico
Para o secretário municipal de Cultura e Turismo, Pedro Tourinho, o Teatro Vila Velha está prestes a se tornar um dos espaços culturais mais modernos do Brasil. “Com toda a história de 60 anos, é um dos pilares da cultura de Salvador e do Brasil. É o nosso grande teatro municipal, que realmente representa a cultura da cidade”, ressaltou.
Fundado em 31 de julho de 1964, o Teatro Vila Velha é um dos símbolos mais marcantes do cenário cultural baiano e nacional, sendo um espaço que sempre incentivou a criação artística coletiva e inovadora, com respeito à diversidade. O teatro foi inaugurado com o espetáculo “Nós, Por Exemplo”, que contou com a participação de nomes que se tornariam grandes ícones da música brasileira, como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Tom Zé, Gal Costa e Maria Bethânia.
O Teatro Vila Velha nasceu da contracultura, do Tropicalismo e da contestação que marcaram a cena cultural brasileira durante a ditadura militar, e seu espírito transgressor se reflete também em sua arquitetura. Cada detalhe do prédio foi concebido para abraçar e concretizar seu potencial transformador.
Localizado no Passeio Público – um importante espaço histórico de Salvador, inaugurado em 1810 – o teatro faz parte de um complexo urbanístico que inclui um jardim botânico e diversas obras de arte públicas, integrando-se ao Centro Antigo de Salvador, com seus variados estilos arquitetônicos.
Em 1994, um novo grupo de artistas, liderado por Marcio Meirelles, revitalizou o teatro por meio do projeto Novo Vila. A reforma, assinada pelo arquiteto e urbanista alemão Carl Von Hauenschild, transformou o teatro em uma “caixa preta” cenotécnica, permitindo inúmeras possibilidades cenográficas e dramatúrgicas, impulsionando, assim, o desenvolvimento da linguagem cênica no Brasil.
Leia também:
Mazzafera anuncia investimento em moradias no Centro Histórico de Salvador
Mais Lidas
Cultura artesã de Maragogipinho ganha vida em adaptação de livro infantil
Ingressos para Ensaios da Anitta em Salvador começam a ser vendidos
Cultura
Fernanda Torres lidera apostas para Globo de Ouro por ‘Ainda Estou Aqui’
Osba anuncia sessão extra de ‘Osbrega: concerto do amor – volume 2’
Pôr do Som 2025: Daniela Mercury promete edição histórica no Farol da Barra
Léo Santana comanda contagem regressiva no Réveillon de Salvador
Últimas Notícias
Roberta Caires anula voto à recondução de Carlos Muniz e aponta equívoco: ‘Assumo minha responsabilidade’
Vencedor da disputa com 39 votos, o tucano esperava 41
Mortes, decisões judiciais e prisão impedem a posse de ao menos 24 prefeitos
Vice-prefeitos eleitos assumiram automaticamente os cargos
Aladilce Souza é a nova líder da oposição na Câmara Municipal de Salvador
Ela vai substituir Sílvio Humberto (PSB)
Vereadores rompem acordo e Muniz critica falta de ética: ‘forma desleal de fazer política’
Expectativa era que presidente da CMS reeleito recebesse 41 votos, mas placar final apontou apenas 39 a favor
Juliana Araújo assume segundo mandato como prefeita de Morro do Chapéu
Reeleita com ampla votação, prefeita reitera compromisso com o desenvolvimento da cidade e garante continuidade de seu governo
Hamilton Assis diz que sabia da reeleição de Muniz, mas manteve candidatura para marcar posição
Mesmo ciente da recondução do tucano na presidência, vereador disse que concorreu para destacar importância do debate e maior autonomia legislativa
Após polêmica com Claudia Leitte, Margareth e Daniela pedem respeito às religiões de matriz africana
Durante show no Pôr do Som, no Farol da Barra, cantoras reforçam luta contra preconceito religioso e racial
Conheça PL do ‘Botão do Pânico’, que obriga instalação em porta-malas de veículos
De autoria do deputado federal Capitão Alden, matéria foi aprovada no início de dezembro e segue agora para Senado
Papa Francisco faz apelo aos fiéis sobre aborto em missa de ano novo
Pontífice reforça compromisso com defesa da vida e pede aos cristãos que respeitem dignidade humana desde concepção até morte natural
Bruno Reis diz que ACM Neto ainda não decidiu se disputará governo do Estado em 2026
Apesar da indefinição, prefeito de Salvador reiterou seu apoio ao nome do vice-presidente nacional do União Brasil