Pular para o conteúdo
Início » Com 70% de posse de bola, Bahia sofre derrota para Bragantino em falha no setor defensivo

Com 70% de posse de bola, Bahia sofre derrota para Bragantino em falha no setor defensivo

Com 70% de posse, Bahia perde para RB Bragantino
Esquadrão deu 613 passes, contra 255 do RB, mas perdeu por 2 a 1 em gol no último minuto de jogo

O Bahia perdeu mais uma partida em que “controlou” as ações do jogo no quesito posse de bola. Mesmo com 70% de posse, o Tricolor baiano perdeu, neste domingo (2), para o Red Bull Bragantino por 2 a 1, em partida válida pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro e estacionou no 7º lugar da tabela.

Depois de sonhar com o G4 e até mesmo com a liderança do Brasileirão, o Bahia se vê cada vez mais distante dessa realidade. Com a pontuação atual, o time comandado por Rogério Ceni está a cinco pontos do quarto colocado, que é o Flamengo, e a 11 de diferença do líder Botafogo, que tem 50 pontos.

Ainda assim, o Esquadrão surpreende em suas partidas, já que na maioria das vezes consegue “controlar” o adversário, mas nem sempre alcança o resultado positivo. O jogo contra o Bragantino foi mais um desses casos na temporada deste ano.

Análise da partida

O Bahia manteve o seu padrão de jogo, em um toque de bola rápido e vistoso, porém burocrático e pouco efetivo. Como de costume, a saída de bola aconteceu de maneira lenta e construtiva, sem arriscar na transição ofensiva, decisão que permitiu ao Bragantino a recomposição do sistema defensivo.

Apesar disso, o Esquadrão teve boas chegadas ao ataque e exigiu do goleiro Cleiton cinco defesas difíceis. Por outro lado, o estilo de jogo intenso do time de Bragança Paulista dificultou a marcação da equipe de Rogério Ceni, que mais uma vez sofreu gols de bola parada.

Luciano Juba empatou para o Bahia e deu um novo ânimo ao time, que voltou a colocar a bola no chão para trabalhar as suas jogadas ofensivas. Porém, já nos acréscimos, aos 50 minutos do segundo tempo, Gustavo Neves acertou um ótimo chute de fora da área e concedeu o triunfo ao Bragantino.

Antes de superar o Bahia, o RB Bragantino era o clube com a pior sequência de resultados desfavoráveis do Campeonato Brasileiro. A equipe comandada pelo português Pedro Caixinha vinha de quatro derrotas e dois empates nos últimos seis jogos, mas voltou a praticar vencer diante de falhas defensivas do Esquadrão.

Na visão geral da partida, o tricolor teve 70% de posse de bola, contra 30% do RB, 613 passes trocados, contra 255, e 16 finalizações, contra 15 do Bragantino. Mesmo com a posse alta, o volume de jogo do time de Caixinha foi efetivo, já que também assustou o goleiro Marcos Felipe, com chute no travessão, e exigiu quatro defesas difíceis do guarda-redes.

Próximo compromisso

O Bahia enfrenta o Flamengo na próxima quinta-feira (12), no Maracanã, às 21h45, em confronto válido pela partida de volta da Copa do Brasil. O esquadrão precisa vencer o time da Gávea por pelo menos um gol de diferença para levar a decisão para penalidades máximas.

A equipe de Tite possui a vantagem do empate para garantir vaga na semifinal do torneio. No duelo de ida, o Bahia teve 62% de posse de bola, contra 38%, e trocou 623 passes, contra 378, o que evidencia o controle burocrático do jogo. No primeiro confronto entre Bahia e Flamengo na temporada de 2024, o esquadrão somou 65% de posse e trocou 720 passes em pleno Maracanã, mas a estatística também não foi favorável ao time de Rogério Ceni no placar final.

Importante destacar que o atual treinador do Bahia está indo para o 14º confronto contra o Flamengo desde que se tornou técnico. Nos 13 últimos jogos, ele perdeu todos e nunca conseguiu um empate se quer.

Leia também:

Vitória perde para Vasco por 1 a 0 e piora situação na zona de rebaixamento

Letícia Martins/ECBahia