Pular para o conteúdo
Início » Jerônimo diz que aguarda reajuste de consórcio chinês para construção da Ponte Salvador-Itaparica

Jerônimo diz que aguarda reajuste de consórcio chinês para construção da Ponte Salvador-Itaparica

Jerônimo Rodrigues (PT) - Ponte Salvador-Itaparica
Governador afirmou estar satisfeito com o andamento do serviço de sondagem

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) disse estar otimista sobre o processo inicial de construção da Ponte Salvador-Itaparica. Em entrevista exclusiva ao Portal M!, antes do lançamento de um programa de qualificação profissional na Bahia, na manhã desta quarta-feira (7), o gestor estadual afirmou que a sondagem segue um bom ritmo, em acompanhamento inicial da obra.

“Eu estou muito otimista, mas é um contrato grandioso. Então, você tem que ficar sempre ali com o cuidado necessário. O serviço de sondagem está indo em um ritmo bom. Não sei se vocês estão acompanhando, mas temos balsas grandiosas fazendo perfurações a profundidade de 80, de 100 metros”, declarou.

Por outro lado, ele ressaltou que espera um reajuste do valor contratual para o início efetivo das obras. O contrato com o consórcio da China foi assinado em 2020 e, segundo o governador, esse acordo deve passar por reajuste, em função do aumento da inflação durante o período de pandemia.

“O serviço técnico está andando. Inclusive, nós nos reunimos ontem a tarde inteira preparando o material para a gente readequar as mudanças do valor. E é claro, foi um contrato assinado em 2020. Depois de uma pandemia, o dólar subiu, o cimento, mão de obra, o aço, a bolsa de valores puxou para cima. Eu compreendo que tem que ter uma adequação do valor, e é isso que nós estamos esperando”, comentou.

Negociação

De acordo com Jerônimo, o presidente da China, Xi Jinping, vai ajudar na negociação da obra, após pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Desse modo, o governador da Bahia deu previsão de que, no início de 2025, a Ponte Salvador-Itaparica pode começar a ser construída.

“Por isso, estou muito otimista. Espero que a gente consiga adequar o que o consórcio quer, com o que a gente pode fazer. Sempre tendo muito cuidado com o regimento judiciário e com os aspectos jurídicos. Sobre o dinheiro, o presidente Lula disse que se precisarmos de alguma coisa, a gente vai poder votar. Então, quem sabe no início do ano que vem a gente poder ver o início da ponte”, completou.

Leia também:

Governos federal e estadual assinam termo para construção de barragens em três municípios

Foto: Equipe M!