José Rotondano toma posse como presidente do TJ-BA, destaca combate à violência doméstica e defende aproximação com a sociedade
Posse solene ocorreu no Fórum Ruy Barbosa e destacou pautas institucionais do Judiciário
Divulgação/TJBA
O desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano foi empossado oficialmente como presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), em solenidade realizada nesta quinta-feira (5), no Salão Nobre do Fórum Ruy Barbosa, em Salvador. A cerimônia marcou o início do biênio 2026–2028 à frente da Corte baiana e reuniu autoridades do Judiciário, do Executivo, do Legislativo e convidados.
A posse solene ocorreu após a posse administrativa, realizada na última segunda-feira (2), e contou com a presença de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), representantes da política baiana, além de amigos pessoais do novo presidente. Durante o evento, Rotondano apresentou diretrizes institucionais da nova gestão e citou ações voltadas à aproximação do Judiciário com a população.
“Esse é um dos motes da minha gestão, combater a violência doméstica, através de informações. Precisamos cuidar das nossas mulheres, das nossas crianças, dos nossos idosos, dos adolescentes, de modo geral”, afirmou o desembargador empossado.
Cerimônia reúne autoridades e marca início do novo biênio do TJ-BA
A solenidade contou com a presença de ministros do STF, entre eles Dias Toffoli e Luiz Roberto Barroso, além da cantora Ivete Sangalo, amiga pessoal do novo presidente do TJ-BA. O evento reuniu ainda representantes dos poderes Executivo e Legislativo da Bahia.
Entre as autoridades políticas presentes estavam o governador Jerônimo Rodrigues (PT); o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União), a presidente em exercício da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Fátima Nunes (PT), o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), e os senadores Angelo Coronel (PSD) e Otto Alencar (PSD).
A transmissão simbólica do cargo foi realizada pela desembargadora Cynthia Resende, que presidiu o Tribunal nos dois anos anteriores, consolidando o encerramento de sua gestão e o início do novo comando da Corte.
Rotondano destaca compromissos institucionais e ações voltadas à população
Durante o discurso, José Rotondano destacou que sua gestão terá foco em pautas estruturantes do Judiciário, com atenção especial ao combate à violência doméstica e à disseminação de informações como instrumento de prevenção.
O novo presidente também anunciou a intenção de ampliar a presença institucional do Tribunal em eventos de grande circulação popular. Segundo ele, está prevista a instalação de um stand do Tribunal de Justiça da Bahia no Circuito Dodô, durante o Carnaval, como forma de aproximar o Judiciário da sociedade.
“Teremos um stand na avenida para que as pessoas possam ter um contato com o judiciário. Nós não teremos muitos serviços neste momento, por conta do tempo. Mas ano que vem teremos um projeto muito mais eficaz, muito maior”, garantiu.
Rotondano afirmou ainda que estuda a possibilidade de realização de audiências de custódia dentro do circuito da festa, voltadas às pessoas que eventualmente forem presas durante o período carnavalesco.
Nova Mesa Diretora do TJ-BA toma posse
Além de Rotondano, tomaram posse os desembargadores Josevando Souza Andrade, como 1º vice-presidente, Mário Albiani Júnior, como 2º vice-presidente, Salomão Resedá, como corregedor-geral da Justiça, e Pilar Célia Tobio de Claro, na Corregedoria-Geral do Foro Extrajudicial.
Bruno Reis destaca parcerias entre Prefeitura e TJ-BA
Durante a cerimônia, o prefeito Bruno Reis (União) ressaltou a ampliação das parcerias institucionais entre a Prefeitura de Salvador e o Tribunal de Justiça da Bahia. Segundo ele, a integração entre os poderes tem permitido levar serviços públicos a diferentes regiões da cidade.
“Já temos em curso diversas parcerias com o TJBA, que vêm se ampliando ano a ano. Foi assim na gestão da presidente Cynthia e, não tenho dúvidas, de que iremos fortalecer ainda mais essa relação com, agora, o desembargador José Rotondano”, afirmou.

Crédito: Betto Jr ./Secom PMS
O prefeito citou experiências anteriores de cooperação institucional, como o recadastramento biométrico, além de iniciativas voltadas à ampliação do acesso da população aos serviços públicos.
Programas conjuntos ampliam acesso à Justiça e serviços digitais
Entre as principais ações conjuntas está o programa Casa Legal, voltado à regularização fundiária, com a entrega de títulos de propriedade a moradores de áreas pertencentes ao município. Outro projeto destacado foi o Conecta Justiça, que facilita o acesso digital a serviços do Judiciário, como consultas processuais, emissão de certidões e audiências virtuais.
Também fazem parte da cooperação ações para aprimorar a cobrança administrativa de crédito fiscal, o fluxo de execuções fiscais e processos correlatos, com integração entre sistemas do TJ-BA, da Plataforma Digital do Poder Judiciário e da Procuradoria-Geral do Município.
O procurador-geral do Município, Eduardo Vaz Porto, destacou a continuidade do diálogo institucional. “Na gestão anterior, da desembargadora Cynthia Resende, o município construiu diversas parcerias, em especial por meio de sua Procuradoria-Geral, que levaram a avanços importantes para a eficiência do Poder Judiciário”, frisou.
Mais Lidas
‘O MDB não abre mão da posição da vice’, diz Geddel após almoço com Jerônimo
Política
Últimas Notícias
Paulo Gonet envia parecer ao STF favorável à pejotização das relações de trabalho
Manifestação de Paulo Gonet sustenta validade da pejotização e define papel da Justiça comum
Polícia Militar da Bahia promove primeira mulher ao posto de coronel em 200 anos de história
Promoção assinada pelo governador Jerônimo Rodrigues marca os 32 anos de carreira da oficial e dentista
ACB vê risco à economia e reforça ação contra tributação de lucros do Simples Nacional
Ação foi protocolada com o objetivo de proteger empresários enquadrados no Simples Nacional diante de novo entendimento da Receita
Flávio Dino determina revisão e suspensão de ‘penduricalhos’ ilegais no serviço público
Decisão atinge União, estados e municípios e aponta uso irregular de indenizações para inflar salários no serviço público
Associação de Camarotes discute prevenção de incêndios e planos de emergência com bombeiros para o Carnaval
Durante a agenda, foi ressaltada a importância do diálogo antecipado entre os organizadores dos camarotes e os órgãos responsáveis pela segurança
Fachin adia almoço com ministros do STF em meio a debate sobre Código de Ética
Encontro previsto para a próxima quinta-feira (12) foi adiado por conflito de agenda e será realizado após o Carnaval
Prefeitura entrega kits e cartões de transporte para ambulantes do Carnaval de Salvador até esta sexta-feira
Kits incluem equipamentos de trabalho e cartão de transporte gratuito para o período da festa
Arena Fonte Nova apresenta nova iluminação cênica e experiência tecnológica para jogo entre Bahia e Fluminense
Partida utilizará nova iluminação cênica baseada em refletores de LED com tecnologia RGB
Agenda cultural: Bloquinhos no Além do Carmo, Furdunço, Fuzuê, Luiz Caldas, Tatau, Olodum, J. Velloso, Ara Ketu e mais; confira no Portal M!
Descubra os melhores eventos do fim de semana em Salvador e explore opções incríveis de entretenimento
José Rotondano toma posse como presidente do TJ-BA, destaca combate à violência doméstica e defende aproximação com a sociedade
Posse solene ocorreu no Fórum Ruy Barbosa e destacou pautas institucionais do Judiciário