‘O MDB não abre mão da posição da vice’, diz Geddel após almoço com Jerônimo
Ao Portal M!, ex-ministro garante que ‘tempo de negociar participação em chapa com o MDB passou’
José Cruz/Agência Brasil
O ex-ministro da Integração Nacional e dirigente do MDB, Geddel Vieira Lima, afirmou, nesta terça-feira (3), que o partido não abre mão da vaga de vice-governador na chapa à reeleição do governador Jerônimo Rodrigues (PT). Em entrevista ao Portal M!, após almoço com o petista, Geddel enfatizou que a posição do MDB já foi comunicada ao próprio governador, diante do entendimento de que o partido tem direito ao espaço e de que outras legendas já estão suficientemente contempladas na composição.
“Eu disse, com clareza, que o tempo de negociar participação em chapa com o MDB passou. Nós não abrimos mão da vice”, afirmou.
Geddel diz que MDB cogitou negociação para manter Coronel na base governista
Durante a entrevista, Geddel explicou que, antes do senador Angelo Coronel anunciar o rompimento da base governista, houve disposição do MDB para dialogar e buscar um entendimento que preservasse a unidade política. Segundo ele, esse cenário mudou completamente após o anúncio da saída do senador.
De acordo com o dirigente, a conversa chegou a existir como forma de manter Coronel na base, mas perdeu sentido diante da decisão já tomada pelo parlamentar.
“Nós até tivemos uma conversa com Coronel, querendo negociar para manter Coronel na base, e nós faríamos esse tipo de entendimento, mostrando nossa preocupação com o conjunto. Mas, já que Coronel foi embora, não temos mais porque conversar sobre isso”, disse.
Geddel reforçou que o MDB entende que o PSD, comandado na Bahia pelo senador Otto Alencar, já ocupa espaços relevantes dentro da aliança governista. “O MDB não abre mão da posição na vice. Até porque compreendemos que o PSD do senador Otto Alencar já está extremamente bem contemplado dentro da aliança”, concluiu.
Geddel rebate especulações e diz que Otto não reivindica espaço do MDB na chapa
Em publicação feita nesta terça-feira (3) nas redes sociais, o ex-ministro Geddel Vieira Lima decidiu se posicionar publicamente para encerrar especulações sobre uma possível disputa interna na base governista envolvendo o senador Otto Alencar e a vaga de vice-governador conquistada pelo MDB. No texto, Geddel afirmou que mantém diálogo frequente com Otto e reforçou que o senador sempre se apresentou como um homem de palavra e de compromissos políticos.
O dirigente histórico do MDB destacou ainda que, em sua avaliação, insinuações sobre uma eventual tentativa de Otto de reivindicar espaço na chapa majoritária não condizem com a postura do senador e representam especulações infundadas.
“Tem certezas que temos que manifestar publicamente. Conversei com Otto Alencar mais vezes e com mais proximidade nos últimos tempos. Nas conversas, o Otto sempre fez questão de ressaltar sua característica pessoal de homem de palavra, de compromissos. Exatamente por isso, que quero repelir de uma vez por todas essas insinuações, e perguntas de alguns repórteres de que Otto poderia reivindicar agora o espaço na chapa majoritária que acompanhará o gov Jerônimo na sua reeleição, que foi conquistado pelo MDB nas urnas”, escreveu.
Na mesma publicação, Geddel afirmou que, em um momento mais avançado da vida pública, acusações ou dúvidas sobre conduta política se tornam ainda mais incômodas, tanto para ele quanto para Otto Alencar. “Sei o que ele me disse reiteradas vezes nas nossas conversas. As pessoas tem que entender que quando se chega a uma certa idade, e estou nela, tudo que não queremos são dedos apontando na nossa direção, dizendo que somos capazes de molecagem. Otto, como eu, estou certo, não é. Portanto chega de especulação”, concluiu.
Geddel reitera entendimento com Otto e garante: ‘Ele é um homem sério’
Ao Portal M!, Geddel repercutiu a publicação feita e reiterou que o próprio Otto já declarou, repetidas vezes, que o PSD não teria interesse na vaga de vice-governador. Na avaliação de Geddel, não há motivos para colocar “em risco” o apoio de um partido que “não está pedindo nada além da manutenção do espaço que ele conquistou nas ruas”.
“Por que colocar em risco o apoio de um partido que não está pedindo nada além da manutenção do espaço que ele conquistou nas ruas? É o que eu botei na minha publicação. Eu nem admito conversar essa história, e nem acho que Otto seja moleque. Porque a mim, Geddel, ele disse repetidas vezes, além de dizer publicamente, que não tinha interesse na vaga de vice-governador. Ele é um homem sério e não vai me desmentir”, cravou.
Base governista aguarda decisão de Jerônimo
Conforme apurado pela reportagem, há o entendimento na base governista de que “a bola está no pé” do governador Jerônimo para decidir sobre a manutenção do MDB na vice. Pelo que se diz na base, também existe a avaliação de que os rumores sobre o a presença do PSD na majoritária, em detrimento de um nome emedebista, seria algo inadmissível para a sigla.
O posicionamento, ainda segundo fontes da base governista, é de que a decisão do MDB está tomada e que, qualquer movimentação em prol de viabilizar outro partido na posição, representaria uma má vontade com os emedebistas.
Jerônimo confirma reunião do conselho político nesta quinta
O governador Jerônimo confirmou, na manhã desta terça (3), durante o retorno das atividades da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), a realização de uma reunião do conselho político nesta quinta-feira (5). A expectativa é que a saída do senador Angelo Coronel (PSD) da base governista seja o principal assunto em discussão no encontro.
Como já mostrado pelo Portal M!, Coronel confirmou, no último sábado (31), que deixará a base petista. A decisão ocorre após impasse sobre a sua candidatura à reeleição no Senado. Com isso, a expectativa é de que Coronel se alinhe à base do ex-prefeito de Salvador e pré-candidato ao Governo da Bahia, ACM Neto (União Brasil).
Mais Lidas
Política
‘O MDB não abre mão da posição da vice’, diz Geddel após almoço com Jerônimo
Últimas Notícias
Aleluia aponta ‘omissão’ do PT na segurança pública e diz que crime organizado impõe regras na Bahia
Ex-deputado cita atuação do crime organizado, mortes e aponta suposta falta de prioridade do governo estadual sobre o tema da segurança pública
Ação de Carnaval com Aline Patriarca agita o BBB 26 em dia de definição do paredão
Música, comida e brincadeiras marcam ação carnavalesca às vésperas da eliminação
Carballal diz que decisão sobre candidatura está nas mãos de Jerônimo e minimiza saída de Coronel da base
De acordo com o presidente da CBPM, o próprio governador já sinalizou que uma conversa sobre o cenário político ocorrerá em um 'momento adequado'
‘O MDB não abre mão da posição da vice’, diz Geddel após almoço com Jerônimo
Ao Portal M!, ex-ministro garante que 'tempo de negociar participação em chapa com o MDB passou'
Lídice articula reunião da bancada baiana com o Ministério da Agricultura para enfrentar crise do cacau
Parlamentar aponta falhas na fiscalização fitossanitária e deságio imposto por indústrias importadoras
CPMI do INSS amplia investigação e envolve filho de Lula e entorno de Flávio Bolsonaro
Quebras de sigilo e requerimentos colocam aliados de PT e PL no centro das apurações sobre fraudes em descontos e consignados
Prefeitura entrega nova contenção em Plataforma e amplia proteção contra deslizamentos em Salvador
Com investimento de R$4,5 milhões, a intervenção foi executada para reforçar a segurança de moradores e comerciantes, especialmente durante o período de chuvas
Alex da Piatã nega crise no PSD e reforça liderança de Otto Alencar após saída de Coronel
Deputado destaca coesão da legenda após saída de Angelo Coronel e descarta interferência de Gilberto Kassab sem aval do comando baiano
Rosemberg prega cautela sobre rumores de filiação de ACM Neto ao PSD e cobra diálogo interno
Deputado diz que debate sobre ACM Neto no PSD é precoce e afirma que prefeitos seguem alinhados ao governador Jerônimo Rodrigues
Convocação da seleção para Copa de 2026 entra na reta final sob comando de Ancelotti
Treinador indica base definida, admite dúvidas em posições-chave e detalha plano de preparação nos Estados Unidos