Sesab confirma transferência de pacientes para hospital de Salvador após suspeita de intoxicação por metanol
De acordo com a pasta estadual de saúde, pacientes permanecem sob observação clínica, recebendo assistência médica contínua
Divulgação / Sesab
Dois dos sete pacientes internados na última segunda-feira (29), com suspeita de intoxicação por ingestão de metanol, foram regulados para um hospital em Salvador nesta terça-feira (30), de acordo com informações da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Conforme a pasta, a ocorrência foi registrada no município de Ribeira do Pombal, no nordeste do estado, a cerca de 280 quilômetros da capital.
“Dos pacientes que deram entrada no Hospital Geral Santa Tereza, cinco permanecem sendo assistidos na unidade e outros dois foram regulados para o Instituto Couto Maia, em Salvador. O antídoto específico para casos de intoxicação por metanol foi enviado para o hospital e será utilizado caso haja indicação”, disse a pasta, em nota.
Sesab diz que exame confirmará causa da intoxicação
De acordo com a Sesab, os pacientes permanecem sob observação clínica, recebendo assistência médica contínua. A secretaria informou ainda que exames laboratoriais estão sendo realizados para confirmar a causa da intoxicação, procedimento necessário para definição do protocolo terapêutico adequado em cada situação.
A apuração do episódio envolve diferentes órgãos estaduais e municipais. O trabalho é conduzido pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), pelo Centro de Informação e Assistência Toxicológica da Bahia (Ciatox-BA), pela Vigilância Sanitária, além da Polícia Civil e do Departamento de Polícia Técnica (DPT).
Segundo os órgãos envolvidos, os dois pacientes regulados foram direcionados ao Instituto Couto Maia, unidade especializada em doenças infectocontagiosas localizada no bairro de Cajazeiras, em Salvador. A definição do destino levou em conta a complexidade do atendimento necessário para casos suspeitos de exposição ao metanol.
“O caso está sendo acompanhado pelas equipes de vigilância à saúde do Estado e do município, em articulação com a Secretaria da Segurança Pública do Estado, reforçando a integração das ações de monitoramento e investigação”, frisou a pasta.
Nas redes sociais, a Prefeitura de Ribeira do Pombal se solidarizou com os pacientes internados e seus familiares. “A gestão municipal informa que acompanha o caso e está atuando em conjunto com o Governo do Estado e os órgãos competentes para apuração dos fatos, adotando todas as providências cabíveis”, afirma a nota.
Cinco pacientes seguem em internados em Ribeira do Pombal
Cinco dos pacientes permanecem internados no Hospital Geral Santa Tereza, em Ribeira do Pombal. Conforme a Sesab, todos seguem em acompanhamento médico, com monitoramento dos sintomas e suporte clínico enquanto aguardam os resultados dos exames laboratoriais em andamento.
A secretaria estadual também informou que o antídoto específico para casos de intoxicação por metanol foi enviado para a unidade hospitalar. O medicamento, segundo a pasta, será administrado caso haja confirmação da contaminação ou indicação clínica para uso imediato.
As autoridades de saúde apuram que os sete pacientes apresentaram sintomas após ingerirem um coquetel com vodka durante uma festa de noivado realizada no município. A informação foi divulgada pela TV Bahia e integra os dados considerados na investigação do caso pelas equipes técnicas.
Jovem morreu em Juazeiro por intoxicação por metanol
No início do mês, um jovem identificado como Fridman Gustavo Amorim Brito, de 22 anos, morreu após permanecer 29 dias internado no Hospital Regional de Juazeiro, no norte da Bahia. Ele é apontado como a segunda vítima fatal associada ao consumo de bebida alcoólica contaminada com metanol.
A primeira morte registrada foi a da influenciadora digital Yasmin Ângela, namorada de Fridman, que faleceu cerca de um mês antes, em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. De acordo com as informações divulgadas, ambos ingeriram um uísque contaminado durante a festa de aniversário da jovem, que passou mal pouco tempo depois.
Até o dia (20) de novembro, o Ministério da Saúde havia contabilizado 62 casos confirmados de intoxicação por metanol no Brasil, associados ao consumo de bebidas alcoólicas. No mesmo período, foram registradas 16 mortes, distribuídas entre os estados de São Paulo, Paraná, Pernambuco e Mato Grosso.
Como medida de enfrentamento, a Bahia recebeu em outubro 104 ampolas do antídoto fomepizol, utilizado no tratamento de intoxicação por metanol decorrente de bebidas adulteradas. O lote foi entregue pelo Ministério da Saúde no dia (9), e, cinco dias antes, a Sesab já havia recebido 90 ampolas de etanol farmacêutico para apoio ao tratamento dos casos.
Mais Lidas
Ministério da Saúde veta produção de vacina contra a dengue da Takeda
Saúde
Prefeitura de Salvador reforça rede de saúde e nomeia 37 concursados em 2026
Novo medicamento contra o Alzheimer: como age o Lecanemabe e quem pode usar
Ministério da Saúde veta produção de vacina contra a dengue da Takeda
Anvisa determina recolhimento de panetones e chocotones contaminados com fungos
Últimas Notícias
Operação Ômega investiga esquema milionário e apreende bens em Itapetinga
Félix Mendonça Jr. nega irregularidades, critica lentidão da investigação e diz que ações da PF causam ‘prejuízos políticos’
Em nota, deputado do PDT afirma colaborar com investigações, questiona nova diligência da PF e mantém confiança na Justiça
A responsabilidade civil das redes sociais no Brasil: perfis falsos
Neste artigo, Felipe Braga do Amaral Silva analisa a responsabilidade civil das redes sociais diante de perfis falsos criados por IA, explicando os direitos das vítimas
Prefeitura de Salvador reforça rede de saúde e nomeia 37 concursados em 2026
Convocação publicada no Diário Oficial amplia equipes estratégicas e fortalece o atendimento do SUS na capital baiana
Perdi o emprego e agora? Saiba como garantir o seguro-desemprego em 2026
Se você foi desligado recentemente na Bahia, este guia prático explica tudo o que você precisa saber para garantir o seu benefício
Jerônimo minimiza declaração de Wagner sobre chapa ‘puro-governador’ e prega cautela
Em meio a rumores de racha com aliados, governador busca saída negociada para impasse entre Rui Costa e Angelo Coronel
Jerônimo diz que Operação Overclean não muda relação com PDT e mantém confiança em Félix Mendonça Jr.
Governador mantém apoio político mesmo após aliado ser alvo da Polícia Federal por esquema de desvios de emendas na Bahia
Defesa de Bolsonaro tenta levar ao plenário do STF nova ofensiva contra condenação por tentativa de golpe
Advogados protocolam recurso para reabrir discussão jurídica enquanto família relata piora no estado de saúde do ex-presidente
Hugo Motta condiciona apoio a Lula em 2026 a gestos do Planalto e demandas da Paraíba
Presidente da Câmara afirma que decisão sobre aliança passará por negociações políticas e interesses da Paraíba
Calendário de 2026 anima bares e restaurantes com feriados prolongados e Copa do Mundo
Datas estratégicas ao longo do ano e jogos do Brasil em horários favoráveis ampliam expectativa de faturamento no setor de alimentação fora do lar
‘Tarifaço’ de Trump contra Irã coloca US$ 2,8 bi do superávit brasileiro sob ameaça
Brasil exportou US$ 2 bi em milho para iranianos em 2025 e corre risco de sofrer retaliação em seu comércio com Washington