Lula defende investigação ampla sobre fraudes no INSS e dispara: ‘Se tiver filho meu metido nisso, será investigado’
Em declaração a jornalistas, petista afirmou que apuração das fraudes partiu do próprio governo
Ricardo Stuckert/PR
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afirmou, nesta quinta-feira (18), que o governo federal deveria ter apoiado a instalação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), criada para apurar fraudes em benefícios previdenciários. A declaração ocorreu durante conversa com jornalistas no Palácio do Planalto, em Brasília, no mesmo dia em que a Polícia Federal (PF) deflagrou nova fase da Operação Sem Desconto.
Segundo Lula, a apuração do esquema de descontos irregulares em aposentadorias e pensões partiu do próprio governo, que optou por conduzir investigações internas antes de tornar o caso público. O presidente avaliou que, mesmo com essa estratégia, o Executivo poderia ter sido protagonista na criação da CPMI para aprofundar as investigações no Congresso Nacional.
“A decisão de apurar esse fato foi do governo. Aí, por quê que demorou? Demorou porque, como a gente não quer fazer pirotecnia, a gente queria investigar com seriedade. A Controladoria-Geral da União levou praticamente dois anos fazendo investigação, porque seria muito fácil você fazer uma denúncia e não apurar”, disse o presidente.
“E a operação demorou. E fomos nós do governo que tomamos a decisão de comunicar à sociedade brasileira o desfeito”, acrescentou.
Lula diz que queria CPI e critica decisão de deixar oposição conduzir comissão
Na sequência da conversa com jornalistas, Lula afirmou que defendeu internamente a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) ainda na fase inicial das apurações. Segundo ele, seria a primeira vez que um governo federal tomaria a iniciativa de criar uma comissão para investigar irregularidades descobertas por sua própria gestão.
“E é importante lembrar que eu queria que nós convocássemos uma CPI. Seria a primeira vez que o governo poderia convocar uma CPI. Aí, o pessoal entendeu que não era correto o governo fazer uma CPI e deixou a oposição fazer a CPI. Mas eu achava que, como nós tínhamos descoberto a denúncia, a bandidagem, a corrupção, a roubalheira, a gente tinha que fazer a CPI”, afirmou.
O presidente reforçou que a investigação foi conduzida inicialmente pela Controladoria-Geral da União (CGU), em conjunto com outros órgãos, antes do avanço das ações policiais. Para Lula, esse trabalho prévio foi fundamental para garantir solidez às apurações e evitar denúncias sem comprovação.
Lula diz que investigação deve alcançar todos os envolvidos: ‘Ninguém ficará livre’
Ao ser questionado sobre o alcance das investigações, Lula afirmou que defende a apuração de todas as pessoas envolvidas no esquema, sem qualquer tipo de exceção. O presidente destacou que a Polícia Federal tem autonomia para conduzir as investigações e que parte das informações ainda está protegida por sigilo judicial.
“Todas as pessoas que estiverem envolvidas, diretamente ou não, elas serão investigadas pela Polícia Federal. Muitas das coisas estão em segredo de Estado. Eu sinceramente já li a respeito algumas notícias. E eu tenho dito para os meus ministros, tenho dito para as pessoas que participam da CPI: é importante que haja seriedade para que a gente possa investigar todas as pessoas envolvidas”, declarou.
Em seguida, Lula reforçou que a apuração não deve poupar ninguém, inclusive familiares, se houver indícios concretos de participação no esquema.
“Todas as pessoas. Ninguém ficará livre. Se tiver filho meu metido nisso, ele será investigado”, disse o presidente, acrescentando em tom de brincadeira: “Se tiver meu pai, que já morreu, não”.
Mais Lidas
Política
Últimas Notícias
A responsabilidade civil das redes sociais no Brasil: perfis falsos
Prefeitura de Salvador reforça rede de saúde e nomeia 37 concursados em 2026
Perdi o emprego e agora? Saiba como garantir o seguro-desemprego em 2026
Jerônimo minimiza declaração de Wagner sobre chapa ‘puro-governador’ e prega cautela
Em meio a rumores de racha com aliados, governador busca saída negociada para impasse entre Rui Costa e Angelo Coronel
Jerônimo diz que Operação Overclean não muda relação com PDT e mantém confiança em Félix Mendonça Jr.
Governador mantém apoio político mesmo após aliado ser alvo da Polícia Federal por esquema de desvios de emendas na Bahia
Defesa de Bolsonaro tenta levar ao plenário do STF nova ofensiva contra condenação por tentativa de golpe
Advogados protocolam recurso para reabrir discussão jurídica enquanto família relata piora no estado de saúde do ex-presidente
Hugo Motta condiciona apoio a Lula em 2026 a gestos do Planalto e demandas da Paraíba
Presidente da Câmara afirma que decisão sobre aliança passará por negociações políticas e interesses da Paraíba
Calendário de 2026 anima bares e restaurantes com feriados prolongados e Copa do Mundo
Datas estratégicas ao longo do ano e jogos do Brasil em horários favoráveis ampliam expectativa de faturamento no setor de alimentação fora do lar
‘Tarifaço’ de Trump contra Irã coloca US$ 2,8 bi do superávit brasileiro sob ameaça
Brasil exportou US$ 2 bi em milho para iranianos em 2025 e corre risco de sofrer retaliação em seu comércio com Washington
Segurança da Lavagem do Bonfim 2026 mobiliza mais de 2 mil agentes, ativa CICC e amplia uso de tecnologia
Operação coordenada pela SSP reúne forças policiais, bombeiros e órgãos parceiros para monitorar evento em tempo real
Resumo de Êta Mundo Melhor de 12 a 17 de janeiro: revelações, ameaças e romances em risco
Semana da novela é marcada por ciúmes, confrontos e um atentado que muda os rumos da trama
Resumo de Três Graças de 12 a 17 de janeiro: segredos, confrontos e novas revelações movimentam a semana
Investigação sobre a escultura e conflitos familiares ganham força nos próximos capítulos da novela
Resumo Coração Acelerado de 12 a 17 de janeiro: estreia da novela traz paixões, desencontros, fuga e momentos de humilhação
Trama musical que estreou em 12 de janeiro acompanha a trajetória de uma jovem cantora em busca de espaço e reconhecimento