Reajustes abusivos praticados por planos de saúde colocam o consumidor em desvantagem econômica
Falta de regras claras em contratos coletivos amplia aumentos unilaterais e gera desequilíbrio na relação de consumo
Divulgação
Como consumidor de plano de saúde, você já recebeu aquela carta informando que terá um aumento da mensalidade do seguro contratado? Isto acontece em todas as modalidades, em especial na modalidade coletivo por adesão. Contudo, na categoria coletivo por adesão, este reajuste é embasado na falta de um regramento jurídico, em que o plano contratado se sente livre por praticar unilateralmente o aumento que lhe é conveniente.
A categoria individual ou familiar, ao realizar aumentos, se enquadrada nos termos estabelecidos pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), que regulamenta a prática de preços em tal tipo de contratação.
Aumento de mensalidade
O aumento de mensalidade é permitido. Porém, é necessário atender determinadas normas, entre as quais destaca-se que o critério de reajuste tenha previsão contratual e que haja periodicidade igual ou superior a 12 meses.
Quando falamos em contrato, é preciso que haja uma manifestação da vontade das partes que o firmam. Isto é, tem como característica fundamental: a bilateralidade. Ou seja, deve existir um consenso de ambas as partes em relação às cláusulas averbadas.
Ocorre que, o plano de saúde age de maneira abusiva ao alterar o contrato de forma unilateral e sem conhecimento prévio do cliente, ao impor o pagamento de custos mais altos do que o autorizado pela legislação vigente quando aumenta o valor das mensalidades dos referidos seguros.
O Judiciário recebe, diariamente, demandas em relação ao arbítrio no reajuste anual das mensalidades que, diversas vezes, estão muito além do que de fato é permitido. No ano de 2025, o parâmetro de reajuste de mensalidade autorizado pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) limita-se em 6,06% para que não seja considerado excessivo.
E, mesmo assim, grande parte das operadoras aplicam reajustes sem respeitar esse regramento, trazendo um desequilíbrio contratual para a relação de consumo e colocando o consumidor em risco de inadimplência ou mesmo de desassistência do plano de saúde contratado.
Consumidor pode contestar reajustes
A boa notícia é que o consumidor possui a prerrogativa de contestar esses aumentos e revisar os valores pagos. Porém, essa revisão não ocorre, normalmente, de forma administrativa. Em geral, é preciso é preciso que o consumidor busque o Poder Judiciário através de uma ação judicial chamada de “Ação Revisional”.
Através da ação revisional, o consumidor pode ter revisado o período de mensalidade dos últimos dez anos de contrato e restituição do valor pago a mais limitado aos últimos três anos, acrescido de juros e correção monetária.
Para ingressar com essa ação, é importante que o consumidor tenha em mãos o contrato, a carteirinha do plano, documentos pessoais e todos os boletos e comprovantes de pagamento que conseguir. Após a reunião dessa documentação, buscar orientação jurídica especializada, porque o especialista vai elaborar a planilha de cálculos e identificar a viabilidade da ação judicial.
Além disso, este meio é necessário para evitar práticas que afetem diretamente a vulnerabilidade do consumidor, tendo como finalidade limitar ou anular cláusulas consideradas abusivas e excessivamente onerosas nos termos do Código de Defesa do Consumidor.
*Felipe Braga do Amaral Silva é advogado especialista em Direito Médico e da Saúde e Sócio Fundador do escritório Braga e Possato Advogados
**O conteúdo dos artigos é de responsabilidade dos autores, não correspondendo, necessariamente, à opinião do Portal M!*
Mais Lidas
Os trabalhadores invisíveis e o país das castas
Poesia visual: comentários sobre a arte de Noboru
Artigos e afins
Os trabalhadores invisíveis e o país das castas
Poesia visual: comentários sobre a arte de Noboru
Verão e serão vistos: o que você quer quando se mostra?
Estética com propósito: quando saúde e autoestima caminham juntas
Últimas Notícias
Segurança da Lavagem do Bonfim 2026 mobiliza mais de 2 mil agentes, ativa CICC e amplia uso de tecnologia
Operação coordenada pela SSP reúne forças policiais, bombeiros e órgãos parceiros para monitorar evento em tempo real
Resumo de Êta Mundo Melhor de 12 a 17 de janeiro: revelações, ameaças e romances em risco
Semana da novela é marcada por ciúmes, confrontos e um atentado que muda os rumos da trama
Resumo de Três Graças de 12 a 17 de janeiro: segredos, confrontos e novas revelações movimentam a semana
Investigação sobre a escultura e conflitos familiares ganham força nos próximos capítulos da novela
Resumo Coração Acelerado de 12 a 17 de janeiro: estreia da novela traz paixões, desencontros, fuga e momentos de humilhação
Trama musical que estreou em 12 de janeiro acompanha a trajetória de uma jovem cantora em busca de espaço e reconhecimento
Eleições 2026: Lula lidera disputa presidencial e vence adversários da direita no 1º turno
Pesquisa nacional indica vantagem do atual presidente em diferentes cenários e aponta empate técnico apenas contra Tarcísio de Freitas no 2º turno
Bahia tem 2ª maior taxa de presos que não retornaram após saidinha de Natal no Brasil
Com 8,1% de evasão, Estado fica atrás apenas do Rio de Janeiro em termos percentuais
BBB 26 estreia com prêmio histórico, retorno do Quarto Branco e primeira madrugada marcada por estratégias e conflitos
Reality abre temporada com mistura de anônimos, famosos e ex-participantes, além de dinâmica de resistência valendo vagas na casa
Pesquisa mostra Lula com 50% de desaprovação e 47% de aprovação entre eleitores
Levantamento nacional aponta cenário de divisão política e avaliação negativa em áreas estratégicas do governo federal
Operação Overclean: PF mira deputado Félix Mendonça Jr. por esquema de desvios de emendas na Bahia
Nova fase investiga esquema de corrupção e lavagem de dinheiro; STF determinou bloqueio de R$ 24 milhões do pedetista baiano
Palmeiras x Vitória: onde assistir ao vivo, horário e prováveis escalações
Duelo eliminatório, às 19h30, define quem avança para a próxima fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior