Enem 2025: operação da polícia federal apura suspeita de fraude após anulação de questões
Suspeita de vazamento antes da prova leva autoridades a intensificar investigação e reforçar medidas de segurança
Angelo Miguel/MEC
A polícia federal (PF) cumpriu, neste domingo (23), um mandado de busca e apreensão no Ceará, dentro da operação profeta, aberta após a suspeita de fraude no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025. A apuração começou depois que três questões do segundo dia de prova foram anuladas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão ligado ao ministério da educação (MEC).
A investigação mira o possível vazamento prévio de itens do exame, compartilhados em uma transmissão ao vivo dias antes da aplicação oficial. O material foi publicado pelo estudante de medicina Edcley Teixeira, que comercializa monitorias para candidatos do Enem. A PF, no entanto, não confirmou se ele é o alvo do mandado.
Segundo o procedimento autorizado pela justiça federal, o objetivo é identificar responsáveis pelo acesso indevido, além de eventuais conexões com outros crimes relacionados ao exame. Em nota, a corporação afirma que atua para “apurar possíveis ilícitos, identificar os responsáveis pela obtenção dos dados e divulgação indevida, bem como possíveis conexões com outros delitos”.
Por que o Enem anulou três questões
A decisão de anular itens do segundo dia de prova ocorreu na quarta-feira (19), após o Inep verificar que questões muito semelhantes às aplicadas no Enem apareceram em uma live publicada dias antes. Isso fez com que o órgão antecipasse também a divulgação dos gabaritos.
As perguntas anuladas variam conforme a cor do caderno — amarelo, azul, verde, cinza, roxo e laranja — e envolvem conteúdos de física, biologia e matemática.
As questões anuladas
Caderno amarelo: 115, 121 e 178
Caderno azul: 123, 132 e 174
Caderno verde: 132, 135 e 168
Caderno cinza: 115, 118 e 172
Cadernos roxo e laranja: 115, 118 e 172
A questão 115 aborda acústica; a 121 trata de fotossíntese; e a 178 envolve equações do segundo grau.
Ministro Camilo Santana garante validade do Enem
O ministro da educação Camilo Santana (PT) afirmou que a prova não será cancelada. Em vídeos publicados no Instagram, Santana tranquilizou os participantes:
“Eu queria aqui tranquilizar cada um de vocês que fizeram a prova, cada um dos seus familiares, que o Enem não será cancelado”, disse.
Segundo o ministro, a anulação garante “isenomia e lisura” para cerca de 4 milhões de candidatos, mantendo válidos os demais 87 itens da prova, além da redação.
Como funciona o pré-teste do Enem
O vídeo que levantou suspeitas foi gravado por alguém que participou de um pré-teste, etapa sigilosa em que questões ainda não utilizadas são aplicadas experimentalmente para medir dificuldade, clareza e consistência.
O pré-teste alimenta o banco nacional de itens (BNI), mas as questões só podem compor a prova real após rigoroso processo de validação. Participantes não podem sair com o caderno, o que torna qualquer reprodução das perguntas uma violação grave.
Segundo apuração do Estadão, Edcley Teixeira pagava colaboradores para memorizar questões dos pré-testes e reproduzi-las em materiais vendidos on-line.
Pressão por anulação da prova cresce nas redes
Nas plataformas digitais, o movimento nacional #anulaenem organiza manifestações em Brasília, nesta sexta-feira (21), e em outros estados neste sábado (22). O grupo argumenta que a falha de segurança compromete a isonomia entre os candidatos.
Camilo Santana, porém, reforça que apenas as questões contaminadas foram invalidadas e que “o processo como um todo permanece seguro”.
PF investiga origem do vazamento
A ação da PF atende a pedido do Inep, que informou oficialmente ter acionado a corporação para garantir a responsabilização de todos os envolvidos.
“A polícia federal tomará todas as medidas legais para apurar a confidencialidade desse fato”, afirmou Santana.
Com a operação em andamento, o MEC e o Inep reiteram que seguem monitorando o caso para evitar novos episódios que comprometam a segurança do exame mais importante do país.
Estadão Conteúdo
Mais Lidas
Júpiter atinge brilho máximo em 2026 e pode ser visto a olho nu neste sábado
Bolsa Família 2026: saiba quem tem direito e como se cadastrar no benefício
Cidades
Operação Ômega investiga esquema milionário e apreende bens em Itapetinga
Perdi o emprego e agora? Saiba como garantir o seguro-desemprego em 2026
Últimas Notícias
BBB 26: Ricardinho aperta botão vermelho e desiste do Quarto Branco
Ricardinho Freestyle abandona dinâmica do Quarto Branco após mais de 12 horas e se torna o primeiro desistente da disputa por vaga no reality
Wellington César assume Ministério da Justiça e Segurança Pública após convite de Lula
Nomeação será publicada em edição extra do Diário Oficial da União
Itabuna lança Carnaval antecipado e confirma shows de Bell Marques, Léo Santana, Xanddy e mais; confira atrações
Festa acontece entre 22 e 25 de janeiro, reúne grandes atrações e marca a retomada do evento após a pandemia
Operação Ômega investiga esquema milionário e apreende bens em Itapetinga
Ação cumpriu mandados judiciais e resultou na apreensão de veículos, imóveis, dinheiro e outros bens
Micareta de Lauro de Freitas terá Xanddy, Parangolé, Alinne Rosa e mais; veja datas e atrações
Evento acontece entre sexta-feira (16) e domingo (18), na Avenida Beira Rio, e abre calendário de grandes festas populares do município
Governo da Bahia certifica mais de 200 mototaxistas e motofretistas e entrega equipamentos de segurança
Projeto Condução Decente certifica profissionais de 16 municípios e entrega equipamentos durante ação em Salvador
Félix Mendonça Jr. nega irregularidades, critica lentidão da investigação e diz que ações da PF causam ‘prejuízos políticos’
Em nota, deputado do PDT afirma colaborar com investigações, questiona nova diligência da PF e mantém confiança na Justiça
A responsabilidade civil das redes sociais no Brasil: perfis falsos
Neste artigo, Felipe Braga do Amaral Silva analisa a responsabilidade civil das redes sociais diante de perfis falsos criados por IA, explicando os direitos das vítimas
Prefeitura de Salvador reforça rede de saúde e nomeia 37 concursados em 2026
Convocação publicada no Diário Oficial amplia equipes estratégicas e fortalece o atendimento do SUS na capital baiana
Perdi o emprego e agora? Saiba como garantir o seguro-desemprego em 2026
Se você foi desligado recentemente na Bahia, este guia prático explica tudo o que você precisa saber para garantir o seu benefício