Senado aprova voto de censura contra chanceler alemão após críticas a Belém na COP30

Declarações de Friedrich Merz geram reação política no Brasil e intensificam o debate sobre xenofobia, Amazônia e a imagem internacional da COP30


Redação
Estadão Conteúdo e Redação 19/11/2025 13:40 • Política
Senado aprova voto de censura contra chanceler alemão após críticas a Belém na COP30 - Waldemir Barreto/Agência Senado
Reproduzindo artigo
00:00 00:00

O Senado Federal aprovou, nesta última terça-feira (18), um voto de censura contra o chanceler alemão Friedrich Merz após declarações consideradas xenófobas e preconceituosas contra Belém, cidade que sedia a COP30. A iniciativa partiu do senador Zequinha Marinho (Podemos-PA), que classificou as falas do premiê como ofensivas à cidade, ao estado do Pará e ao povo brasileiro.

As declarações de Merz ocorreram durante um discurso no Congresso Alemão do Comércio, no último dia 13, quando o chanceler comentou sua passagem pelo Brasil. A censura aprovada pelo Senado tem caráter político e simbólico e será formalmente comunicada ao governo alemão.

“Senhoras e senhores, vivemos em um dos países mais belos do mundo. Na semana passada, perguntei a alguns jornalistas que estavam comigo no Brasil: ‘Quem de vocês gostaria de ficar aqui?’ Ninguém levantou a mão. Todos ficaram felizes por termos retornado à Alemanha daquele lugar que tínhamos acabado de visitar”, afirmou o chanceler alemão.

Senado reage e aponta xenofobia, desrespeito e impacto na imagem da COP30

Ao apresentar o requerimento, o senador Zequinha Marinho afirmou que as declarações do chanceler “não são apenas infelizes”, mas evidenciam “desrespeito à cidade de Belém, à Amazônia e ao povo brasileiro”, além de reforçar estereótipos preconceituosos sobre a região. De acordo com o parlamentar, a Amazônia representa um patrimônio ambiental de importância global e a COP30 simboliza o compromisso internacional com a preservação da floresta, com políticas climáticas baseadas na ciência. Segundo Zequinha, o comentário do líder alemão demonstra “visão superficial e paternalista”, e contrasta com a responsabilidade histórica dos países desenvolvidos na crise climática.

“A COP30 é uma oportunidade para que os países assumam compromissos reais e ambiciosos. Belém foi escolhida justamente por estar no coração da Amazônia, onde se trava a batalha mais importante contra o aquecimento global”, afirmou.

Lula reage e afirma que Merz “deveria ter ido a um boteco no Pará”

Durante a inauguração de uma ponte entre Xambioá (TO) e São Geraldo do Araguaia (PA), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) respondeu às falas do chanceler. Em tom crítico e bem humorado, Lula disse que Merz não conheceu o Pará de fato.

“Ele, na verdade, deveria ter ido em um boteco no Pará. Deveria ter dançado no Pará. Deveria ter provado a culinária do Pará. Ele ia perceber que Berlim não oferece a ele 10% da qualidade que oferece o Estado do Pará e a cidade de Belém. Eu falava toda hora: ‘Come a maniçoba, pô’”, afirmou.

O presidente também criticou setores que, segundo ele, tentaram desqualificar Belém como sede da COP30, reclamando de preços de hospedagem e da estrutura durante o evento. “Essas pessoas nunca reclamaram da água que pagam quando vão no aeroporto internacional, nunca reclamaram quando vão em um show do preço da água e do guaraná. Mas foram reclamar do Pará. E a COP30 vai ser no Pará para quem gostar e para quem não gostar”, declarou.

Críticas de Merz reacendem polarização política e expõem desafios da COP30

A fala do chanceler alemão desencadeou forte repercussão e trouxe à tona tensões sobre a organização da COP30. Autoridades brasileiras receberam orientação inicial de evitar confrontos diplomáticos para não prejudicar as negociações climáticas, mas a repercussão pública tornou o episódio inevitável.

O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), foi um dos primeiros a rebater Merz. Ele chamou a fala de “preconceituosa” e afirmou que o comentário “revela mais sobre quem fala do que sobre quem é falado”. Helder ironizou o desconforto do chanceler com o clima amazônico.

“É curioso ver quem ajudou a aquecer o planeta estranhar o calor da Amazônia”, ironizou o governador paraense.

Parlamentares governistas, como o senador Randolfe Rodrigues (PT-AP) e o deputado Rogério Correa (PT-MG), também criticaram Merz. Já nomes da oposição utilizaram a fala do alemão para criticar a gestão de Lula e a organização da COP30, evidenciando mais uma camada da polarização política.

Falhas nas estruturas na COP30

Enquanto isso, a ONU registrou reclamações formais de delegações estrangeiras sobre falhas estruturais no evento, como problemas de refrigeração e falta de água nos banheiros, além de um episódio de invasão de manifestantes à área de negociações. O governo brasileiro e o governo do Pará anunciaram ajustes emergenciais em resposta às críticas.

Redação

Redação

Equipe de jornalistas e editores do portal Muita Informação

Mais Lidas

Política

Últimas Notícias

Operação Volta às Aulas 2026: Procon-BA fiscaliza listas escolares, vendas casadas e alerta pais sobre abusos -
Cidades 13/01/2026 às 21:00

Operação Volta às Aulas 2026: Procon-BA fiscaliza listas escolares, vendas casadas e alerta pais sobre abusos

Fiscalização ocorre em escolas, livrarias e papelarias para garantir direitos do consumidor durante o período de compras de material escolar


Olodum retorna à Lavagem do Bonfim em 2026 com grande cortejo percussivo nesta quinta-feira -
Cultura 13/01/2026 às 20:31

Olodum retorna à Lavagem do Bonfim em 2026 com grande cortejo percussivo nesta quinta-feira

Bloco afro participa da festa com 120 percussionistas, 80 dançarinos e mais de 20 alegorias em Salvador


BBB 26: Ricardinho aperta botão vermelho e desiste do Quarto Branco -
BBB 26 13/01/2026 às 20:07

BBB 26: Ricardinho aperta botão vermelho e desiste do Quarto Branco

Ricardinho Freestyle abandona dinâmica do Quarto Branco após mais de 12 horas e se torna o primeiro desistente da disputa por vaga no reality


Wellington César assume Ministério da Justiça e Segurança Pública após convite de Lula -
Política 13/01/2026 às 19:36

Wellington César assume Ministério da Justiça e Segurança Pública após convite de Lula

Nomeação será publicada em edição extra do Diário Oficial da União


Itabuna lança Carnaval antecipado e confirma shows de Bell Marques, Léo Santana, Xanddy e mais; confira atrações -
Carnaval 2026 13/01/2026 às 19:03

Itabuna lança Carnaval antecipado e confirma shows de Bell Marques, Léo Santana, Xanddy e mais; confira atrações

Festa acontece entre 22 e 25 de janeiro, reúne grandes atrações e marca a retomada do evento após a pandemia


Operação Ômega investiga esquema milionário e apreende bens em Itapetinga -
Cidades 13/01/2026 às 18:34

Operação Ômega investiga esquema milionário e apreende bens em Itapetinga

Ação cumpriu mandados judiciais e resultou na apreensão de veículos, imóveis, dinheiro e outros bens


Micareta de Lauro de Freitas terá Xanddy, Parangolé, Alinne Rosa e mais; veja datas e atrações -
Cultura 13/01/2026 às 18:03

Micareta de Lauro de Freitas terá Xanddy, Parangolé, Alinne Rosa e mais; veja datas e atrações

Evento acontece entre sexta-feira (16) e domingo (18), na Avenida Beira Rio, e abre calendário de grandes festas populares do município


Governo da Bahia certifica mais de 200 mototaxistas e motofretistas e entrega equipamentos de segurança -
Cidades 13/01/2026 às 17:31

Governo da Bahia certifica mais de 200 mototaxistas e motofretistas e entrega equipamentos de segurança

Projeto Condução Decente certifica profissionais de 16 municípios e entrega equipamentos durante ação em Salvador


Félix Mendonça Jr. nega irregularidades, critica lentidão da investigação e diz que ações da PF causam ‘prejuízos políticos’ -
Política 13/01/2026 às 17:02

Félix Mendonça Jr. nega irregularidades, critica lentidão da investigação e diz que ações da PF causam ‘prejuízos políticos’

Em nota, deputado do PDT afirma colaborar com investigações, questiona nova diligência da PF e mantém confiança na Justiça


A responsabilidade civil das redes sociais no Brasil: perfis falsos -
Artigos e afins 13/01/2026 às 16:30

A responsabilidade civil das redes sociais no Brasil: perfis falsos

Neste artigo, Felipe Braga do Amaral Silva analisa a responsabilidade civil das redes sociais diante de perfis falsos criados por IA, explicando os direitos das vítimas