Bahia reconhece 448 escolas estaduais com Prêmio Gestão da Aprendizagem por avanços em português e matemática
Iniciativa da Secretaria da Educação valoriza boas práticas pedagógicas e reforça o investimento estadual na melhoria da qualidade do ensino
Wuiga Rubini/GOVBA
A rede estadual de ensino da Bahia celebrou, na última quinta-feira (6), mais uma conquista no fortalecimento da educação pública. Durante cerimônia realizada no Resort Vila Galé, em Guarajuba, o governo baiano reconheceu 448 colégios estaduais por apresentarem melhores resultados nos indicadores de aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática. A premiação integra o Prêmio Gestão da Aprendizagem 2025, promovido pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), que segue até esta sexta-feira (7).
O evento contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues (PT), da secretária da Educação, Rowenna Brito, além de gestores, professores e representantes de diversas regiões da Bahia. O reconhecimento, segundo o governo estadual, reforça o compromisso de valorizar o trabalho docente, estimular práticas inovadoras e melhorar o desempenho dos estudantes em áreas fundamentais do conhecimento.
“O prêmio é um reconhecimento pelo trabalho dos professores, dos gestores da educação pública e também um incentivo a novas práticas pedagógicas nas escolas. Melhoramos a infraestrutura dos colégios em todo estado, capacitamos os professores para o desenvolvimento de diversos projetos e a premiação é uma forma muito lúcida de fortalecer o presente para colher um futuro ainda melhor para os nossos estudantes”, disse o governador.
Incentivo à inovação e à melhoria dos resultados escolares
A iniciativa tem como objetivo reconhecer ações pedagógicas criativas e eficazes desenvolvidas nas escolas que contribuíram para recompor aprendizagens, especialmente após o impacto da pandemia na educação básica. As unidades premiadas foram avaliadas com base em nove critérios de desempenho e gestão, definidos por edital público, que incluíram melhoria nas notas de português e matemática, gestão escolar participativa e engajamento da comunidade estudantil.
O Prêmio Gestão da Aprendizagem, criado em 2023, faz parte da política estadual voltada à redução da defasagem idade-série e à promoção da equidade na educação. A iniciativa contempla escolas do 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, reconhecendo o empenho de professores e equipes gestoras que conseguiram elevar os índices de aprendizagem de forma consistente.
Investimento e fortalecimento da rede estadual
Nesta edição, o governo estadual destinou R$ 3 milhões à premiação, recursos executados pela SEC e distribuídos entre as escolas reconhecidas. Além de um selo de Gestão da Aprendizagem, as unidades contempladas receberam apoio financeiro para o desenvolvimento de novos projetos pedagógicos, com foco na inovação e no aprimoramento dos processos de ensino e avaliação.
“A educação da Bahia é potência e essa potência se apresenta nos resultados da aprendizagem dos nossos estudantes, do acesso deles à universidade. Somos o maior estado do Nordeste em inscrições no Enem, por exemplo, o terceiro maior do Brasil com estudantes acessando a universidade. Isso é resultado do compromisso de todos os gestores escolares e do investimento estadual na educação”, enfatizou Rowenna Brito.
De acordo com a Secretaria da Educação, o prêmio busca estimular a troca de experiências bem-sucedidas entre as escolas da rede, promovendo um ambiente colaborativo e de aprendizagem contínua entre educadores. O reconhecimento também valoriza as equipes escolares que se destacam no acompanhamento pedagógico, na gestão eficiente e na promoção da participação estudantil.
Governo destaca educação como motor de transformação
O governo da Bahia destacou que o fortalecimento da infraestrutura escolar, a formação contínua de professores e os investimentos em novas metodologias de ensino têm sido fundamentais para os resultados positivos alcançados. Segundo a gestão estadual, as políticas educacionais implementadas nos últimos anos refletem no avanço do desempenho estudantil e na ampliação do acesso ao ensino superior.
A Bahia se consolidou como o maior estado do Nordeste em inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ocupa o terceiro lugar no Brasil em número de estudantes que ingressam na universidade pública. Esses dados, segundo a SEC, comprovam o impacto das políticas de valorização da educação e dos esforços conjuntos de gestores, professores e alunos.
Experiências premiadas inspiram outras escolas
Entre as instituições premiadas, está uma escola de ensino integral no município de Riacho de Santana, na região Sudoeste do estado, que foi reconhecida pelo terceiro ano consecutivo pela qualidade de seus resultados. O caso ilustra como a continuidade de boas práticas e o compromisso das equipes escolares contribuem para mudanças concretas na vida dos estudantes.
A unidade se destacou por desenvolver projetos integradores de leitura, escrita e resolução de problemas matemáticos, além de promover ações de protagonismo estudantil. Esses fatores, segundo a SEC, são determinantes para manter o engajamento dos alunos e o aprimoramento da aprendizagem.
Mais Lidas
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Jovem da periferia de Salvador é 1º lugar em Medicina na USP pelo Enem
Cidades
Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos
Inmet prevê fevereiro com chuvas acima da média no Norte e Sudeste
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra
Últimas Notícias
‘O MDB não abre mão da posição da vice’, diz Geddel após almoço com Jerônimo
Alex da Piatã nega crise no PSD e reforça liderança de Otto Alencar após saída de Coronel
Deputado destaca coesão da legenda após saída de Angelo Coronel e descarta interferência de Gilberto Kassab sem aval do comando baiano
Rosemberg prega cautela sobre rumores de filiação de ACM Neto ao PSD e cobra diálogo interno
Deputado diz que debate sobre ACM Neto no PSD é precoce e afirma que prefeitos seguem alinhados ao governador Jerônimo Rodrigues
Convocação da seleção para Copa de 2026 entra na reta final sob comando de Ancelotti
Treinador indica base definida, admite dúvidas em posições-chave e detalha plano de preparação nos Estados Unidos
Kassab descarta articulação com ACM Neto, mantém Otto no comando do PSD e reafirma apoio a Jerônimo e Lula na Bahia
Presidente nacional do partido nega reuniões políticas, reforça autonomia do diretório baiano e confirma continuidade da aliança com PT no Estado
Governo Lula formaliza envio do acordo Mercosul–União Europeia ao Congresso
Tratado cria maior área de livre comércio do planeta e depende de aval do Legislativo brasileiro
Otto Alencar desmente articulação entre ACM Neto e Kassab, e reafirma apoio a Jerônimo e Lula
Senador recebe apoio do presidente nacional do PSD em meio à saída de Angelo Coronel da legenda
Ivana Bastos homenageia Alan Sanches e sela fidelidade do PSD a Jerônimo e Lula na reabertura dos trabalhos na AL-BA
Presidente da Assembleia rebate especulações sobre debandada, destaca unidade da bancada e reforça autonomia do partido na Bahia
MP do Gás do Povo é aprovada na Câmara com quase unanimidade da bancada da Bahia
Programa amplia alcance do auxílio, garante gratuidade do botijão gratuito e segue para votação no Senado
Tiago Correia avalia ano eleitoral na AL-BA e afirma que crise com Coronel enfraquece base governista e amplia incerteza sobre Geraldo Jr
Líder da oposição afirma que desafio em 2026 será manter produtividade legislativa e critica priorização interna do PT nas articulações políticas
AL-BA: Jerônimo apresenta balanço do governo, destaca investimentos na educação e projeta cenário político
Mensagem ao Legislativo reforça expansão do ensino integral, políticas sociais e peso do calendário eleitoral em 2026