Lula avisa Alcolumbre que escolherá Jorge Messias para STF; anúncio deve ocorrer após viagem à Ásia
Conversa com o presidente do Senado aconteceu durante jantar no Palácio da Alvorada, na última segunda-feira (20)
José Cruz/Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) informou, na última segunda-feira (20), ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), que pretende indicar o advogado-geral da União, Jorge Messias, para a vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).
A conversa com Alcolumbre aconteceu durante jantar no Palácio da Alvorada e foi realizada antes da viagem de Lula à Ásia, que teve início nesta terça-feira (21) e deve se estender até a próxima terça-feira (28). Não há prazo definido para a indicação, mas ministros próximos afirmam que o presidente pretende divulgar o nome após retornar.
Alcolumbre tem preferência por indicação de Rodrigo Pacheco
Alcolumbre considera que o ex-presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), teria mais força política para a vaga aberta com a aposentadoria de Luís Roberto Barroso e maior trânsito no Congresso. Apesar disso, aliados de Lula afirmam que ele mantém confiança plena em Messias e não demonstra intenção de alterar a decisão.
O líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), confirmou que Alcolumbre manifestou preferência por Pacheco durante o encontro com Lula.
“Ele [Alcolumbre] foi defender o nome do Pacheco. Se o presidente disse para ele que já escolheu, ou não, um nome, eu não sei. Eu acho que ele [Lula] está com a convicção firmada no [Jorge] Messias”, disse Wagner a jornalistas, segundo o O Globo.
Segundo Wagner, a manifestação do presidente do Senado teve apenas o objetivo de registrar a preferência por Pacheco. Na semana passada, Pacheco afirmou estar “honrado” com manifestações de apoio de colegas e ministros favoráveis à sua indicação, mas ressaltou que respeitará a decisão do presidente. Wagner relatou que Lula ainda deseja conversar com o senador antes de anunciar oficialmente o nome do substituto de Barroso.
Wagner disse ter se reunido com Lula no Palácio do Alvorada nesta terça-feira para acompanhar os desdobramentos do encontro, que contou apenas com a presença do chefe do Executivo e do Legislativo. O presidente embarcou para a Indonésia e a Malásia sem divulgar oficialmente a escolha.
O senador acredita que a indicação será anunciada apenas após o retorno de Lula, e que Alcolumbre não sinalizou restrições à tramitação do nome de Messias no Senado. “Na minha opinião, o Alcolumbre está no papel dele, como presidente da Casa, de defender [o Pacheco]. Mas não acho que ele vá segurar [a sabatina da indicação de Messias] ou algo desse tipo”, afirmou Wagner.
Wagner defende indicação de Jorge Messias: ‘Tem feito um trabalho positivo’
Na ocasião, o líder do governo destacou o histórico de Messias, argumentando que ele não gera conflitos e possui experiência em cargos relevantes.
“O Messias não é um homem que afronta ninguém, não é um homem que traga atenção. É um cara que prestou serviço para mim, trabalhando no meu gabinete. Para a Dilma, acho que para o Mercadante. Ou seja, é uma pessoa conhecida inclusive lá no Supremo. E tem feito um trabalho que eu acho positivo”, disse Wagner.
Auxiliares de Lula afirmam que Alcolumbre continua bem contemplado com indicações em ministérios estratégicos, como Comunicações e Integração e Desenvolvimento Regional. O presidente do Senado também obteve apoio de Lula para pressionar o Ibama a autorizar a Petrobras a realizar prospecção de petróleo na Margem Equatorial.
Lula quer Pacheco na disputa pelo governo de Minas
Lula prefere que Pacheco dispute o governo de Minas Gerais, visando consolidar um palanque forte para as eleições estaduais. No entanto, o PSD do senador planeja filiar o vice-governador Mateus Simões em 27 de outubro, para concorrer à sucessão do governador Romeu Zema (Novo) em 2026.
A indicação ao STF depende ainda da aprovação da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e do plenário do Senado. Em 2021, Alcolumbre atrasou por quase cinco meses a sabatina de André Mendonça, mas interlocutores de Lula avaliam que ele não adotará a mesma estratégia agora.
Mais Lidas
Política
Últimas Notícias
Segurança da Lavagem do Bonfim 2026 mobiliza mais de 2 mil agentes, ativa CICC e amplia uso de tecnologia
Operação coordenada pela SSP reúne forças policiais, bombeiros e órgãos parceiros para monitorar evento em tempo real
Resumo de Êta Mundo Melhor de 12 a 17 de janeiro: revelações, ameaças e romances em risco
Semana da novela é marcada por ciúmes, confrontos e um atentado que muda os rumos da trama
Resumo de Três Graças de 12 a 17 de janeiro: segredos, confrontos e novas revelações movimentam a semana
Investigação sobre a escultura e conflitos familiares ganham força nos próximos capítulos da novela
Resumo Coração Acelerado de 12 a 17 de janeiro: estreia da novela traz paixões, desencontros, fuga e momentos de humilhação
Trama musical que estreou em 12 de janeiro acompanha a trajetória de uma jovem cantora em busca de espaço e reconhecimento
Eleições 2026: Lula lidera disputa presidencial e vence adversários da direita no 1º turno
Pesquisa nacional indica vantagem do atual presidente em diferentes cenários e aponta empate técnico apenas contra Tarcísio de Freitas no 2º turno
Bahia tem 2ª maior taxa de presos que não retornaram após saidinha de Natal no Brasil
Com 8,1% de evasão, Estado fica atrás apenas do Rio de Janeiro em termos percentuais
BBB 26 estreia com prêmio histórico, retorno do Quarto Branco e primeira madrugada marcada por estratégias e conflitos
Reality abre temporada com mistura de anônimos, famosos e ex-participantes, além de dinâmica de resistência valendo vagas na casa
Pesquisa mostra Lula com 50% de desaprovação e 47% de aprovação entre eleitores
Levantamento nacional aponta cenário de divisão política e avaliação negativa em áreas estratégicas do governo federal
Operação Overclean: PF mira deputado Félix Mendonça Jr. por esquema de desvios de emendas na Bahia
Nova fase investiga esquema de corrupção e lavagem de dinheiro; STF determinou bloqueio de R$ 24 milhões do pedetista baiano
Palmeiras x Vitória: onde assistir ao vivo, horário e prováveis escalações
Duelo eliminatório, às 19h30, define quem avança para a próxima fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior