Moacy Neves celebra Prêmio de Jornalismo para impulsionar cobertura sobre mineração sustentável na Bahia
Declaração do diretor do Sinjorba foi dada durante visita ao projeto Minério Primário no município de Irecê
Equipe M!
O fortalecimento do jornalismo baiano e a valorização de produções que abordam com responsabilidade a mineração sustentável são os principais objetivos do Prêmio de Jornalismo Mineração & Sustentabilidade 2025, lançado pela Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), em parceria com a Galvani, o Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) e o Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba). Em entrevista ao Portal M! durante visita ao projeto Minério Primário no município de Irecê – onde está sendo construída uma unidade de mineração de fosfato -, o diretor do Sinjorba e vice-presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Moacy Neves, ressaltou que a iniciativa representa um marco para o jornalismo e para o setor mineral no Estado.
De acordo com Neves, o prêmio abre uma nova perspectiva para a atuação profissional e acadêmica na área, ao incentivar o aprofundamento do olhar jornalístico sobre um tema estratégico para a economia baiana. Segundo ele, a parceria com a Galvani nasceu da necessidade de aproximar os profissionais de imprensa de um campo que ainda é pouco explorado, mas essencial para o desenvolvimento sustentável do Estado.
“O prêmio visou abrir um horizonte novo para o jornalismo baiano, na cobertura mineral da Bahia”, enfatizou ao Portal M!.
Mineração e jornalismo: união estratégica para o desenvolvimento sustentável
A Bahia tem se destacado como um dos estados mais relevantes do país na produção de minerais estratégicos, especialmente no campo das terras raras, insumos fundamentais para a indústria tecnológica global. Nesse cenário, Moacy Neves considera que o jornalismo tem papel decisivo para garantir uma cobertura responsável e informativa sobre o tema.
O diretor do Sinjorba destaca que a Galvani, parceira do prêmio, vem desempenhando um papel pioneiro ao agregar valor à produção de minerais fosfatados usados na fabricação de fertilizantes. Ele reforça que a cadeia produtiva do setor é ampla e requer entendimento técnico e social por parte dos comunicadores.
Para Neves, os jornalistas precisam estar preparados para compreender e transmitir as complexidades que envolvem a mineração sustentável. Além de ser uma área de alta relevância econômica, trata-se de um campo que exige ética, transparência e conhecimento técnico.
“Nós, jornalistas, precisamos ter domínio dessa situação, além do fato de ser uma área importante da nossa economia que precisa ser desbravada por nossa categoria”, criticou ao Portal M!.
O dirigente acredita que o Prêmio de Jornalismo Mineração & Sustentabilidade não apenas incentiva a produção de conteúdo qualificado, mas também aproxima a imprensa das discussões sobre meio ambiente, inovação e responsabilidade social.
Reconhecimento nacional e incentivo à produção de qualidade
A primeira edição do prêmio, que já encerrou o período de inscrições, recebeu 34 trabalhos de diferentes regiões do país, número considerado expressivo pelos organizadores. Os conteúdos inscritos abrangem reportagens publicadas entre janeiro e setembro de 2025, distribuídas em categorias como texto, vídeo, áudio, fotografia e produção nacional sobre mineração e sustentabilidade.
Segundo o regulamento, o concurso oferece R$ 54 mil em prêmios distribuídos entre as categorias principais, com destaque para a categoria nacional, que reconhece trabalhos de jornalistas de todo o Brasil que abordam os desafios e soluções da mineração sustentável no território baiano.
Para Moacy Neves, a boa adesão à primeira edição demonstra o interesse crescente da categoria em explorar novas pautas e perspectivas.
“Nós tivemos 34 trabalhos inscritos, o que nos deixou bastante felizes, porque achávamos que teríamos um número menor. Para a gente foi muito bom e aponta boas perspectivas para o ano que vem”, analisou ao Portal M!.
Ele reforça que o júri é composto por dois jornalistas — um deles professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA) — e um profissional da área de mineração, o que garante diversidade técnica e equilíbrio nas avaliações. Os jurados terão a missão de selecionar os melhores trabalhos, que receberão prêmios em dinheiro e reconhecimento público.
Fortalecimento do jornalismo baiano e compromisso com sustentabilidade
A realização do Prêmio de Jornalismo Mineração & Sustentabilidade reforça a importância da união entre instituições públicas, privadas e profissionais da comunicação em torno de uma pauta que conecta economia, meio ambiente e responsabilidade social. Para Moacy Neves, a parceria entre CBPM, Galvani, Ibram e Sinjorba simboliza um avanço no reconhecimento do papel transformador da imprensa.
Segundo o dirigente, o jornalismo baiano tem potencial para se destacar nacionalmente ao produzir reportagens que ampliem o debate sobre sustentabilidade e os impactos da mineração responsável. Ele acredita que iniciativas como essa inspiram novas gerações de jornalistas a aprofundar o olhar sobre temas de interesse público e de desenvolvimento regional.
Ainda em entrevista ao Portal M!, Moacy Neves reafirmou o compromisso das entidades envolvidas com a valorização do jornalismo e o incentivo à produção de conteúdo de qualidade. “Prêmio de Jornalismo, Mineração e Sustentabilidade é uma promoção da CBPM, Galvani, Ibram e Sinjorba. As quatro organizações se uniram para realizar essa premiação aqui na Bahia”, concluiu o diretor do Sinjorba.
Mais Lidas
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Jovem da periferia de Salvador é 1º lugar em Medicina na USP pelo Enem
Cidades
Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos
Inmet prevê fevereiro com chuvas acima da média no Norte e Sudeste
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra
Últimas Notícias
Kassab descarta articulação com ACM Neto, mantém Otto no comando do PSD e reafirma apoio a Jerônimo e Lula na Bahia
Presidente nacional do partido nega reuniões políticas, reforça autonomia do diretório baiano e confirma continuidade da aliança com PT no Estado
Governo Lula formaliza envio do acordo Mercosul–União Europeia ao Congresso
Tratado cria maior área de livre comércio do planeta e depende de aval do Legislativo brasileiro
Otto Alencar desmente articulação entre ACM Neto e Kassab, e reafirma apoio a Jerônimo e Lula
Senador recebe apoio do presidente nacional do PSD em meio à saída de Angelo Coronel da legenda
Ivana Bastos homenageia Alan Sanches e sela fidelidade do PSD a Jerônimo e Lula na reabertura dos trabalhos na AL-BA
Presidente da Assembleia rebate especulações sobre debandada, destaca unidade da bancada e reforça autonomia do partido na Bahia
MP do Gás do Povo é aprovada na Câmara com quase unanimidade da bancada da Bahia
Programa amplia alcance do auxílio, garante gratuidade do botijão gratuito e segue para votação no Senado
Tiago Correia avalia ano eleitoral na AL-BA e afirma que crise com Coronel enfraquece base governista e amplia incerteza sobre Geraldo Jr
Líder da oposição afirma que desafio em 2026 será manter produtividade legislativa e critica priorização interna do PT nas articulações políticas
AL-BA: Jerônimo apresenta balanço do governo, destaca investimentos na educação e projeta cenário político
Mensagem ao Legislativo reforça expansão do ensino integral, políticas sociais e peso do calendário eleitoral em 2026
Fies 2026 tem inscrições abertas nesta terça-feira e mais de 7,4 mil vagas na Bahia
Programa oferece mais de 67 mil vagas no primeiro semestre; Bahia concentra mais de 7,4 mil oportunidades
Resumo BBB 26 de segunda-feira (02/02): Sincerão gera brigas, choro e madrugada intensa na casa
Conflitos após a dinâmica expõem fragilidades dos brothers e aumentam a tensão às vésperas do paredão
Copa do Mundo de 2027: CBF confirma amistosos da seleção feminina
Equipe vai enfrentar Costa Rica, Venezuela e México em amistosos internacionais entre fim de fevereiro e início de março