Suely Temporal assume ABI, se torna 1ª mulher a liderar entidade e aponta desafios do setor
Nova presidente destaca desafios financeiros, preservação histórica e fortalecimento da liberdade de imprensa na Bahia
Divulgação
A jornalista Suely Temporal assumiu, nesta quarta-feira (10), a presidência da Associação Baiana de Imprensa (ABI), tornando-se a primeira mulher a ocupar o cargo em 95 anos de história. Em entrevista ao editor-chefe do Portal M!, Osvaldo Lyra, ela afirmou que é um desafio que traz muita responsabilidade, além de representar um passo importante na luta pela equidade de gênero. A jornalista comandará a instituição no triênio de 2025 a 2028.
“A luta pela equidade de gênero não é uma pauta exclusivamente feminina, é uma pauta de homens e mulheres. E o fato de eu estar chegando hoje, sendo eleita presidente da ABI, representa uma construção coletiva dos diretores e diretoras desta casa, que proporcionaram a formação dessa chapa com esta presidência”, afirmou.
Desafios da ABI e ideias para soluções
De acordo com a jornalista, o primeiro ponto da sua gestão será voltado para demandas de sobrevivência da ABI, como a questão do aluguel do prédio onde funciona na Praça da Sé, no Centro da capital baiana. Suely aponta que essas questões internas tem atrapalhado a atuação da instituição.
“Tivemos que fechar o museu de imprensa, a biblioteca, reduzir o quadro de funcionários e isso tem prejudicado a atuação da entidade”.
Questionada sobre as ideias para o aniversário de 100 anos da ABI, a nova presidente ressaltou que, antes de planejar a celebração, é preciso resolver a situação financeira da associação. Além disso, lembrou que o prédio onde funciona a entidade tem importância histórica para Salvador e precisa ser preservado.
“Nós temos também uma responsabilidade grande com este prédio aqui, que também é um prédio histórico […] Enquanto não se resolver isso, não tem como planejar [o aniversário], mas eu tenho algumas ideias justamente continuidade que é dar continuidade ao trabalho que vem sendo feito por Ernesto e pela administração anterior, como eu disse antes da qual fiz parte”, contou.
Entre as propostas, Suely revelou a intenção de fortalecer a revista Memória da Imprensa. “Além de ser um veículo importante que preserva, como o próprio nome já diz, a memória da imprensa baiana, a revista também é uma fonte de renda, é uma fonte de recursos para a entidade”.
Outra iniciativa que pretende manter é a Série Lunar, formada por concertos realizados mensalmente, sempre às quartas-feiras, na primeira lua cheia de cada mês, em parceria com músicos da Universidade Federal da Bahia (Ufba).
Novos rumos, mesmos valores
Segundo a jornalista, o objetivo de sua gestão é fortalecer a ABI e dar novos rumos para a associação, sem perder seus principais valores.
“Embora seja uma entidade quase centenária, ela permanece completamente atual no seu propósito, que é defender a liberdade de imprensa, o direito à informação ética e responsável, feita por profissionais qualificados e gabaritados”.
Ela acredita ainda que a nova posição será fundamental para atrair novos sócios e fortalecer a representatividade da entidade. “A ABI luta pelo direito à informação do cidadão, pela construção de uma sociedade melhor. Então, jornalistas, profissionais de imprensa, radialistas e todos que são ligados à comunicação precisam entender isso e dar sua parcela de contribuição”.
Presidência feminina
Temporal afirmou que sente muito orgulho de ter assumido a presidência da ABI e que esse marco representa um passo significativo para todas as mulheres da área. Segundo ela, esse é o momento de dar novos rumos a ABI e fazer parte de transformações sociais.
“Nesse posto em que me encontro, eu entendo que não é sobre mim, mas sobre um conjunto de mulheres jornalistas que vieram antes de mim, que abriram portas e possibilitaram que eu estivesse aqui neste momento”, concluiu.
Mais Lidas
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Cidades
Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos
Inmet prevê fevereiro com chuvas acima da média no Norte e Sudeste
Últimas Notícias
Carnaval de Salvador 2026 tem 700 atrações e expectativa de 1,2 milhão de turistas
Prefeito projeta ainda movimentação de R$ 2,6 bilhões na economia local durante os seis dias de folia, a partir do próximo dia 12
Polícia Civil participa de campanha da Hemoba para reforçar estoques de sangue no verão
Mobilização reúne cerca de 150 servidores da capital para doação de sangue no Hemocentro, em Salvador
Bruno Reis diz que Lula ‘sempre será bem-vindo’ em Salvador; presidente visita capital baiana na sexta-feira
Prefeito ressalta projeção nacional da capital com presença do presidente e possibilidade de sua participação na folia de sábado
Prazo da cota única e da 1ª parcela do IPTU 2026 de Salvador termina nesta quinta-feira
Contribuintes podem pagar online, parcelar em até 11 vezes ou emitir segunda via do boleto pela Internet
Bruno Reis apresenta mudanças no Carnaval de Salvador 2026, reforça circuito Osmar e anuncia ações para ambulantes
Abertura será no Campo Grande, às 18h, com homenagem aos 110 anos do samba e atrações no Centro, Barra-Ondina e bairros
Vixe! Saída de Coronel abre crise no governo. Geddel cobra a vice e MDB ameaça romper. A pressão sobre Jerônimo e a culpa de Wagner. A voz de Kassab e o impacto em Neto
Toda quarta temos novidades da política, do mundo empresarial, jurídico e das artes pra que você entenda melhor como a roda gira nos bastidores
51,4% desaprovam governo Lula e 51% rejeitam reeleição, mostra pesquisa Meio/Ideia
Levantamento aponta segurança pública como pior área avaliada e economia com desempenho relativamente melhor
Pesquisa Meio/Ideia mostra Flávio Bolsonaro em ascensão e empate técnico com Lula no segundo turno
Levantamento indica avanço do senador e equilíbrio na disputa presidencial em diferentes cenários eleitorais
Zema nega convite para vice de Flávio Bolsonaro e mantém pré-candidatura presidencial
Governador mineiro prioriza candidatura própria e condiciona alianças à oposição ao PT
Lula lidera relevância digital entre presidenciáveis e domina principais redes sociais
Levantamento aponta presidente como o nome mais influente no ambiente virtual entre pré-candidatos ao Planalto