Titular da Semob diz que população vai adotar o BRT em seu dia a dia: "Movimento orgânico"

Linha B4 do BRT começa operação assistida entre Pituba e Lapa com ônibus a cada 10 minutos

Por Bruno Brito e Vivaldo Marques
25/04/2024 às 18h36
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Foto: Bruno Concha/Secom PMS
Foto: Bruno Concha/Secom PMS

O secretário municipal de Mobilidade (Semob), Fabrizzio Müller, afirmou nesta quinta-feira (25), que a Prefeitura não precisará realizar nenhuma ação para levar mais pessoas a utilizarem a linha B4 do BRT, que vai ligar a Lapa à Estação Pituba. Em entrevista ao Portal M!, Müller enfatizou que o crescimento da utilização do modal será um "movimento orgânico"

"É um movimento orgânico. O BRT passa agora pelo Vale das Pedrinhas, passa pelo Nordeste Amaralina, passa pela Vasco da Gama, que é uma região extremamente adensada, então não haverá nenhum esforço da Prefeitura, muito pelo contrário, as pessoas vão buscar ali porque as pessoas buscam a forma mais eficiente de se deslocar, isso é normal. Então, certamente, optarão pelo BRT", disse. 

Neste período inicial, o trajeto vai funcionar de forma assistida, ou seja, em fase de monitoramento e ajustes para que a população vá aos poucos se adaptando à nova opção de transporte.

"A gente inicia com a linha B4, e mais duas linhas virão até o final do ano. Serão um total de três linhas. Estão chegando aí mais 51 ônibus, entre eles articulados, justamente para atender a B4, que é uma linha que vai sair da Lapa e vai para Pituba. No primeiro momento, é uma operação assistida, em horário reduzido, parando em nem todas as estações. E a gente vai gradativamente aumentando os horários, aumentando as estações e até a gente aumentar as linhas", explicou. 

Na avaliação do titular da Semob, a população vai adotar o BRT em seu dia a dia, por se tratar de um modal mais "eficiente, mais rápido, mais confortável, mais seguro. Então tudo isso é um trabalho que a Prefeitura vem fazendo para priorizar o transporte público, dar condições ao transporte público, e as pessoas poderem ter o transporte digno que merecem".

A operação assistida começará com horário reduzido, das 9h às 15h, com intervalo médio de saída dos ônibus a cada 10 minutos. Além da Lapa e da Pituba, os usuários poderão embarcar ou desembarcar nas novas estações Rio Vermelho e Cidade Jardim. A ideia é que o horário de funcionamento seja ampliado e novas estações sejam integradas com o avanço desta fase piloto, que será avaliada a cada 15 dias.

A B4 terá sete veículos neste período assistido, quantidade que ampliará com o avanço da operação. A linha contará com ônibus de 13 metros, utilizados atualmente pelo modal, e também de 15 metros, que foram adquiridos recentemente pelo município, todos com ar-condicionado e acessibilidade completa. Ainda neste ano, serão integrados à frota veículos articulados, de 18 metros.

Sistema BRT

O sistema BRT conta atualmente com 44 veículos, fora os sete que chegaram para a B4. Até o final deste ano, serão incorporados mais 51 ônibus, totalizando 102, entre eles a frota elétrica. Com isso, será possível criar mais duas linhas para o modal: a B5, que vai ligar a Rodoviária à Lapa, e a B6, que vai fazer o trajeto entre a Lapa e o aeroporto pela orla por meio do BRS, que está sendo implantado.

A B4 beneficia diretamente a população de 15 bairros pelos quais ela passa: Santa Cruz, Candeal, Chapada do Rio Vermelho, Vale das Pedrinhas, Brotas, Horto, Engenho Velho da Federação, Acupe de Brotas, Engenho Velho de Brotas, Federação, Garcia, Tororó, Barris, Nazaré e Centro. Além disso, é possível realizar a integração com outros modais por meio do Salvador Card, como o metrô e os ônibus convencionais.

O novo trecho do modal se estende por 7 km e possui 8 estações: Cidade Jardim, Vale das Pedrinhas, Rio Vermelho, HGE, Ogunjá, Vasco da Gama, Barris e Lapa. Com isso, o modal alcança 22 km de vias exclusivas e 14 estações, beneficiando 18 bairros, fora o trecho compartilhado. A infraestrutura conta com ciclovias em todo o seu percurso e mais de 5 mil árvores foram plantadas no paisagismo ao redor. Além disso, foram instaladas mais de 1,3 mil luminárias em LED e 542 postes para reforçar a iluminação pública.

Neste período inicial, quem estiver utilizando as outras linhas do BRT pode fazer a baldeação para a B4 na Estação Pituba. Da mesma forma, quem quiser sair da Rodoviária e ir até a Lapa via BRT deve usar a B1, a B2 e a B3 para fazer a troca de linha na Estação Pituba.

O BRT de Salvador possui outras três linhas: a B1, que interliga a Rodoviária e a Estação Pituba via Av. ACM; a B2, que segue um trajeto similar, porém segue até a Praça Nossa Senhora da Luz, na orla da Pituba; e a B3, que sai da Rodoviária e vai até a Av. Manoel Dias da Silva, na orla da Pituba, passando por dentro do Caminho das Árvores e pela Av. Paulo VI e depois volta para a Rodoviária pela Av. ACM.

O BRT de Salvador completou um ano de operação em 30 de setembro do ano passado, quando alcançou a marca de 10 milhões de passageiros transportados. O sistema é pioneiro no país no uso de ônibus elétricos e inaugurou em 2023 o maior terminal público de recarga elétrica de veículos do Brasil. Além de um projeto de transporte, a iniciativa contempla ainda intervenções de macrodrenagem, paisagismo, iluminação e abertura de áreas de lazer com quadras, parques infantis e a maior pista de skate da capital baiana.

Confira a entrevista na íntegra:

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