"Vamos continuar trabalhando em parceria, em especial aqui em Salvador", diz ministro das Cidades

Ao lado do prefeito, Jader Barbalho Filho participou da inauguração do trecho 2 do BRT de Salvador, que liga estações da Pituba e da Lapa

Por Raiane Veríssimo e Vivaldo Marques
25/04/2024 às 10h42
  • Compartilhe
Foto: Reprodução/Instagram @jaderfilho
Foto: Reprodução/Instagram @jaderfilho

O ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, disse, na manhã desta quinta-feira (25), que o governo federal vai "continuar trabalhando em parceria" com a prefeitura de Salvador em obras de infraestrutura na capital baiana. A declaração veio um mês após troca de farpas entre o prefeito Bruno Reis (União Brasil), o governador Jerônimo Rodrigues (PT) e o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), após seis creches cadastradas serem recusadas no novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

"A gente fica muito feliz poder estar hoje aqui, trazendo a palavra do presidente Lula, dizer que nós vamos continuar trabalhando em parceria, em especial aqui em Salvador, para que gente possa melhorar a qualidade de vida do povo soteropolitano", pontuou Jader.

O ministro e o prefeito participaram da inauguração do trecho 2 do BRT de Salvador, que liga estações da Pituba e da Lapa. O trajeto da nova linha do BRT funcionará, inicialmente, em formato de operação assistida nos dois sentidos. 

"Só nesta obra, o governo do presidente Lula aplicou mais de R$ 130 milhões, o que mais nos sensibiliza é melhorar a qualidade de vida do povo de Salvador para que as pessoas possam passar menos tempo dentro do trânsito, elas possam gastar esse tempo com aquilo que é importante, que é estar próximo da família, que é você poder ir a uma academia, ter um lazer, ir ao cinema, conversar com os amigos. É pra isso essas obras de infraestrutura", ressaltou o ministro em entrevista ao Portal M!.

Jader também anunciou que Salvador será contemplada com outras obras do governo federal na nova seleção do PAC, coordenada pelo baiano Rui Costa, como por exemplo, no programa Minha Casa, Minha Vida. Segundo o ministro, "serão quase duas mil novas unidades" na capital baiana. Na Bahia, serão mais de 33 mil novas unidades.

"Então trago aqui, Bruno, primeiro o abraço do presidente Lula a você e ao povo de Salvador, o povo da Bahia, e dizer que nós vamos continuar juntos dando infraestrutura. Fora as obras do PAC, eu vinha conversando há pouco com o prefeito, vamos continuar trazendo novos equipamentos, melhorando a infraestrutura, não só de Salvador, como de todas as regiões aqui da Bahia. Então, quero agradecer esse momento tão importante. A gente ver uma obra como essa que foi esperada durante tantos anos aí pelo povo de Salvador ser hoje entregue em parceria com o prefeito Bruno, com a prefeitura e com o governo federal do presidente Lula", ressaltou.

O governador não participou do evento, já que marcou uma agenda no mesmo horário em Lauro Freitas, onde autoriza ampliação do programa Corra pro abraço, mas foi representado pelos secretários estaduais Afonso Florence (Casa Civil) e Jusmari Oliveira (Desenvolvimento Urbano). O ex-prefeito ACM Neto (vice-presidente nacional do União Brasil) também participou da solenidade. 

Confira entrevista:

Leia também:

Prefeitura entrega trecho 2 do BRT de Salvador nesta quinta-feira

Sem mencionar nomes, prefeito sobe tom contra o governo estadual e diz que "verdade dói"

PAC: Documentos da prefeitura contradizem Rui e Jerônimo sobre creches em Salvador