Adélia Pinheiro confirma pré-candidatura a prefeita de Ilhéus

Secretária estadual de Educação deve deixar cargo nos próximos dias e terá missão de unificar base do PT em torno de seu nome

Por Osvaldo Lyra e Raiane Veríssimo
27/03/2024 às 11h06
  • Compartilhe
Foto: Reprodução/Instagram @adeliampinheiro
Foto: Reprodução/Instagram @adeliampinheiro

A secretária estadual de Educação, Adélia Pinheiro, confirmou, na manhã desta quarta-feira (27), sua pré-candidatura à prefeitura de Ilhéus pelo PT em outubro. Ela deve deixar o cargo nos próximos dias e terá a missão de unificar a base do PT no município em torno do seu nome, já que deverá enfrentar o ex-petista vereador Carlos Augusto, mais conhecido como Augustão, que se filiou ao PDT no último dia 18 após anúncio do apoio do antigo partido à gestora.  

Em entrevista ao editor-chefe do Portal M!, Osvaldo Lyra, Adélia, inclusive, negou que exista qualquer possibilidade em fazer algum tipo de acordo para desistir da pré-candidatura a prefeita e sair como vice em outra chapa.

"Pré-candidatíssima à prefeita de Ilhéus, martelo batido e caminhando já. Composição em vice não, eu sou pré-candidata, para deixar bem claro. Eu sou pré-candidata à prefeita de Ilhéus numa caminhada que defende a presença e participação da mulher na política. Que registra se eleita será a primeira mulher prefeita de um município que se aproxima dos seus 500 anos. Portanto, essa caminhada nomeada de integração de todo o povo do meu município, todo o povo que entende para Ilhéus um futuro de consolidação, solidez, avanço, inovação, criatividade e responsabilidade", pontuou ao Portal M! durante inauguração do Complexo de Gestão Democrática da Educação, no bairro do Costa Azul, em Salvador. 

Atualmente, Ilhéus é governada pelo prefeito reeleito Marão (PSD) que ainda não anunciou quem apoiará para sua sucessão, mas nos bastidores desponta o nome do seu atual secretário municipal de Administração, Bento Lima, ainda sem partido. Também estão na disputa eleitoral o ex-prefeito Jabes Ribeiro (PP) e Valderico Júnior (União Brasil), que saiu candidato a deputado federal em 2022, mas não se elegeu. Estes dois, no entanto, não descartam uma possível união para tentar vencer as eleições em outubro, com a retirada da pré-candidatura do PP.   

 

Leia também:

Bruno Reis lidera corrida eleitoral em todos cenários em Salvador

Lúcia Rocha confirma pré-candidatura a prefeita em Vitória da Conquista

Lauro de Freitas: Moema bate-martelo e lança pré-candidatura de Antonio Rosalvo a prefeito