Bruno Reis lidera corrida eleitoral em todos cenários em Salvador

Pesquisa do Real Time Big Data foi encomendada pela TV Record/Itapoan e divulgada nesta quarta-feira

Por Raiane Verissímo
27/03/2024 às 10h10
  • Compartilhe
Foto: Betto Jr./PMS
Foto: Betto Jr./PMS

O prefeito Bruno Reis (União Brasil), que ainda não anunciou oficialmente sua pré-candidatura à reeleição, lidera todos os cenários da pesquisa eleitoral do Real Time Big Data, encomendada pela TV Record/Itapoan e divulgada nesta quarta-feira (27). O levantamento - registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob nº BA-07360/2024 - ouviu 1 mil eleitores entre os dias 25 e 26 de março. A margem de erro é de 3% para mais ou para menos, com 95% de nível de confiança.

No primeiro cenário estimulado (quando se apresenta os nomes dos candidatos), o atual prefeito aparece com 48% das intenções de voto contra o vice-governador Geraldo Jr (MDB) com 18%. Os demais pré-candidatos Kleber Rosa (Psol) tiveram 7% e Luciana Buck (Novo), 3%. Brancos e nulos 12% e não sabe ou não respondeu também 12%.

Já no cenário estimulado que inclui também o presidente estadual do PL, ex-ministro João Roma, que já, inclusive, anunciou o apoio ao prefeito em outubro, Reis aparece com 43% das intenções de voto. Geraldo Jr, Kleber e Luciana permanecem com 18%, 7% e 3%, respectivamente. Já Roma tem 13% das intenções de voto. Brancos e nulos 8% e não sabe ou não respondeu 9%.

Na pesquisa espontânea (quando os entrevistados citam os nomes dos candidatos), o prefeito lidera com 18% dos votos, seguido pelo seu aliado e ex-prefeito ACM Neto, atual vice-presidente nacional do União Brasil, com 6%. Em terceiro, aparece o ex-aliado Geraldo Jr, com 5%. O atual ministro da Casa Civil e ex-governador Rui Costa também foi lembrado por 3% e Kleber por 2%. João Roma, senador Jaques Wagner, deputado federal Pastor Sargento Isidório (Avante) e deputada estadual Olívia Santana (PCdoB) também foram citados por 1% dos entrevistados. Brancos e nulos 15% e não sabe ou não respondeu 45%.

Segundo turno

A pesquisa também fez levantamento em dois cenários no 2º turno na disputa eleitoral na capital baiana e novamente o prefeito lidera as intenções de voto. No primeiro, Bruno Reis aparece com 51% contra 24% de Geraldo Jr. Brancos e nulos 12% e não sabe ou não respondeu 13%. 

Já no segundo, o prefeito teria 47% contra 17% de João Roma. Brancos e nulos 16% e não sabe ou não respondeu 20%. 

 

Leia também:

Bruno seria reeleito com 51,4% no 1º turno em Salvador, diz pesquisa

Bruno Reis aparece com chances de vitória no 1º turno, aponta pesquisa Atlas