Hemoba participa da campanha Semana Santa do 'Hemocentros Unidos'

Durante o período, os hemocentros irão compartilhar mídias que sensibilizem a população e a incentivem a doar, através das suas redes sociais

Por Redação
21/03/2024 às 07h00
  • Compartilhe
Foto: Fernando Vivas/GOVBA
Foto: Fernando Vivas/GOVBA

A Hemoba participa da Campanha Semana Santa 2024 do 'Hemocentros Unidos (HU)', intitulada "Uma Nova Chance de vida. Doe Sangue!" e idealizada para mobilizar os candidatos à doação de sangue num período em que, normalmente, os estoques baixam por conta do feriado religioso. Inspirada pelo simbolismo da Páscoa, a campanha faz alusão ao renascimento, a uma nova chance que a doação de sangue voluntária dá ao paciente que necessita do tratamento. A campanha teve início nesta quarta-feira (20) e vai até o domingo de Páscoa, no próximo dia 31.

Durante o período, os hemocentros irão compartilhar mídias que sensibilizem a população e a incentivem a doar, através das suas redes sociais. Na campanha, serão utilizados vídeo e peças digitais nas redes sociais da fundação com situações cotidianas que remetem à uma nova chance de vida e de agradecimento com número de doações neste período. Na Semana Santa, há um aumento da demanda devido aos atendimentos que necessitam de transfusões de sangue nas emergências dos hospitais em razão da grande movimentação nas estradas, enquanto o número de doações diminui por causa das festas familiares e viagens para aproveitar o feriadão.

Desde 2020, o 'Hemocentros Unidos', iniciativa apoiada pelo Instituto Pró-Hemo (IPH), representa um esforço coletivo da Hemorrede Nacional para melhorar a hemoterapia no Brasil. Tem como objetivo melhorar os processos de coleta, processamento e distribuição de sangue no país através da construção de protocolos e uso de novas tecnologias para a segurança de doadores e pacientes. Além disso, promove campanhas de conscientização da sociedade para impulsionar as doações voluntárias e altruístas de sangue e medula óssea.

Estoque Crítico

Neste mês, a Hemoba tem sofrido com o nível extremamente baixo do estoque de sangue, devido a um aumento nas solicitações hospitalares. No momento, os tipos sanguíneos A+, A-, B+, O+ e O- estão abaixo dos níveis recomendados para atender as unidades hospitalares do Estado. "Aproveitamos este período que antecede a Semana Santa para convidar os voluntários a doarem sangue e nos ajudar a salvar vidas. Que o símbolo de renovação, esperança e desprendimento da Páscoa faça as pessoas refletirem sobre a importância do gesto solidário de doar sangue", declarou Rivânia Andrade, diretora de hemoterapia do instituto.

Onde Doar 

Nesta semana, as unidades móveis de coleta (hemóveis) estão no Supermercado Assaí até dia 23/03 e no Salvador Shopping até dia 22, das 8h às 17h, com intervalo para o almoço. Já as unidades fixas da Hemoba funcionam com o seguinte horário: Hemocentro Coordenador (sede da Hemoba), de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e aos sábados, das 7h30 às 16h30; Hospital do Subúrbio, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30; Hospital Ana Nery, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h30; Hospital Roberto Santos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h; Hospital Santo Antônio (OSID), de segunda a sexta-feira, das 7h10 às 11h30 e das 13h às 16h. Para informações sobre os horários de atendimento das 21 unidades de coleta no interior do estado, consultar o site da Hemoba.

Critérios para doação 

Para doar sangue, o candidato tem que estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg e ter idade entre 16 e 69 anos. Aos menores de 18 anos devem ir acompanhados dos pais ou responsável legal e idosos acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado anteriormente. No dia da doação, o voluntário não pode estar em jejum, não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação e não ter fumado por pelo menos duas horas antes do procedimento, além de ter dormido por no mínimo seis horas na noite anterior. Também é recomendável que evite alimentos gordurosos nas últimas 4 horas anteriores ao procedimento.

Cadastro de medula óssea 

O cadastro de medula óssea pode ser feito em todos os postos de coleta da Hemoba, na capital e no interior, com a coleta de uma amostra de 5ml de sangue. Para se tornar um doador, é necessário ter entre 18 e 35 anos de idade, estar em bom estado geral de saúde, não possuir doença infecciosa ou incapacitante e não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico. Os dados pessoais e os resultados dos testes serão armazenados no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome), coordenado pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca).

 

Leia também:

Anvisa adia decisão sobre comercialização de autotestes da dengue

Endometriose é responsável por mais de 30% dos casos de infertilidade feminina

Infarto mata oito vezes mais mulheres do que câncer de mama