Vice-prefeita e subsecretária-geral da ONU firmam acordo para fortalecimento de políticas públicas para mulheres

Memorando conta com um plano de trabalho com ações em conjunto entre as secretarias municipais, nas temáticas de combate à violência baseada em gênero

Por Redação
09/05/2024 às 09h05
  • Compartilhe
Foto: Lucas Moura / Secom 
Foto: Lucas Moura / Secom 

A Prefeitura de Salvador e o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) assinaram, nesta quarta-feira (8) um memorando de entendimento voltado para o fortalecimento das políticas públicas para mulheres.

O acordo foi assinado pela vice-prefeita e secretária municipal da Saúde, Ana Paula Matos, e pela diretora executiva do UNFPA e Subsecretária-Geral das Nações Unidas, Natalia Kanem. 

O ato contou também com a presença do secretário de Educação, Thiago Dantas, Nathália Peixoto, Chefe do Escritório de Cooperação Internacional da Prefeitura; subsecretário da SPMJ, Mateus Simões, Susanna Sotolli, diretora regional na América Latina e Caribe do UNFPA; Florbela Fernandes, representante do UNFPA no Brasil; e Celso França, representante do Ministério das Relações Exteriores (MRE), dentre outras autoridades. 

O memorando conta com um plano de trabalho com ações em conjunto entre as secretarias municipais de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Educação (Smed) e Saúde (SMS), além da Defesa Civil (Codesal), nas temáticas de combate à violência baseada em gênero, a garantia de direitos sexuais e reprodutivos, principalmente no que se refere à prevenção de gravidez na adolescência, e justiça climática.

"Nosso propósito é comum, é o desenvolvimento das pessoas, é entender cada situação de vulnerabilidade e atuar para que isso não se perpetue. A assinatura do Memorando de Entendimento entre o UNFPA e a Prefeitura de Salvador possibilita ações concretas efetivas, não só nas áreas reprodutivas e de saúde sexual, mas no combate à violência baseada em gênero, à garantia de direitos sexuais, à justiça climática, mas sobretudo do fortalecimento do nosso povo", disse Ana Paula Matos. 

"Para solucionar as causas sociais que geram tristeza em meninas, meninos e famílias há uma resposta, que é a colaboração que o time da Prefeitura tem inspirado nas pessoas das comunidades. Essa é uma metodologia que o UNFPA respeita. A Casa da Mulher Brasileira é um exemplo, pois o trabalho realizado pela instituição busca promover os direitos humanos nas mesmas bases em que o UNFPA trabalha. Nossos esforços com a cidade fazem parte de um compromisso maior, com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS), e espero que a nossa parceria crie medidas efetivas para combater a violência baseada em gênero, prevenir a gravidez na adolescência, e promover a justiça climática, como uma forma de garantir os Direitos Humanos da população", destacou, Natália Kanem, Diretora executiva do UNFPA e subsecretária geral da ONU. 

Nathália Peixoto disse que, na prática, a assinatura do Memorando significa a implementação de novas ações dentro da Prefeitura. "Juntas, vamos desenvolver atividades efetivas voltadas para o empoderamento de meninas e mulheres, a prevenção da gravidez não intencional na adolescência e a garantia dos direitos sexuais reprodutivos, além da promoção da igualdade de gênero e enfrentamento à violência baseada em gênero.

O ato de assinatura de hoje reforça o compromisso do Município em atuar de forma conjunta com as Nações Unidas em prol de promover um espaço mais seguro, equitativo e justo para todos, sem deixar ninguém para trás", ressaltou. 

Natalia Kanem realiza visita oficial a Salvador até a próxima sexta-feira (10). A UNFPA promove nesta quarta-feira (8) o evento "Diálogo de Tambores: pelo reconhecimento, justiça e desenvolvimento dos afrodescendentes".

O evento faz parte das atividades de encerramento da Década Internacional de Afrodescendentes 2015-2024 e da comemoração do 30º aniversário da Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento, buscando promover o reconhecimento e o respeito pela diversidade do legado, da cultura e contribuição da diáspora no mundo.

 

Leia também:

Subsecretária-geral da ONU destaca importância de ações conjuntas com o Estado em encontro com Geraldo Júnior