Pular para o conteúdo
Início » Salvador terá ações alusivas ao Julho das Pretas para mulheres soteropolitanas

Salvador terá ações alusivas ao Julho das Pretas para mulheres soteropolitanas

Julho das Pretas
Objetivo é aumentar a visibilidade das necessidades de saúde das mulheres afrodescendentes

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está promovendo atividades e serviços destinados às mulheres residentes em Salvador, em homenagem ao Julho das Pretas. O objetivo é aumentar a visibilidade das necessidades de saúde das mulheres afrodescendentes e intensificar as iniciativas para melhorar suas condições de vida.

Nesta sexta-feira (19), o Distrito Sanitário Itapagipe realizará das 9h às 12h, no Centro de Saúde Municipal Álvaro Rubim de Pinho, no Bonfim, a oficina “Cozinha dos Afetos em diálogo com mulheres negras: cultivando alegrias e cuidados”, ministrada pela professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Maicelma Maia. O público-alvo são as usuárias dos serviços de saúde.

Na terça-feira (23), o Distrito Sanitário de Pau da Lima organizará uma atividade às 13h30, na Sala de Metodologias Ativas da Unijorge, na Avenida Paralela, com reflexões sobre a obra da escritora Lélia Gonzalez. As participantes devem levar suas próprias cangas e garrafinhas de água.

No dia 25, das 8h às 12h, ocorrerá o Seminário Julho das Pretas 2024, focado nos Impactos do Racismo na Saúde da Mulher Negra, na Escola Bahiana de Saúde Pública, em Nazaré. O evento é direcionado a trabalhadores e profissionais da SMS.

Em 26 de julho, pela manhã, a equipe de Saúde Coletiva da População Negra do Distrito Sanitário Rio Vermelho, com apoio de profissionais da unidade de saúde Menino Joel, realizará uma Oficina sobre Saúde da População Negra, na Escola Bernardino Moreira, no Nordeste de Amaralina. No sábado (27), ocorrerá o Dia D do Julho das Pretas, com várias unidades abertas para oferecer serviços de saúde às participantes.

Durante todo o mês, várias atividades continuam ocorrendo nas unidades de saúde nos 12 Distritos Sanitários da capital baiana, como salas de espera, rodas de conversa, acolhimentos especializados, escuta atenta, orientações e encaminhamentos para os serviços de saúde da rede municipal voltados para as mulheres.

Julho das Pretas

Em 25 de julho, celebra-se o Dia Internacional da Mulher Negra Latina e Caribenha, além do Dia Municipal da Mulher Negra, instituído pela Lei 7.440/2008. A data homenageia Tereza de Benguela, líder quilombola que resistiu à escravização de pessoas negras no Brasil. Julho representa um período de reflexão e comemoração das lutas e conquistas das mulheres negras na luta contra o racismo e pela ampliação de direitos.

Leia também:

Saúde de qualidade requer esforço conjunto entre estado e municípios, diz Jerônimo Rodrigues

Empresário morreu após inalar fenol em procedimento de peeling, mostra laudo

Combate à esporotricose é intensificado em Salvador

Jefferson Peixoto/Secom PMS