Salvador inicia vacinação contra gripe; veja quem pode se vacinar e onde receber imunizante

Objetivo é vacinar 90% da população elegível, segundo titular da Secretaria Municipal de Saúde


Vixe d-flex me-2
Redação 26/03/2025 08:00 Saúde
Salvador inicia vacinação contra gripe; veja quem pode se vacinar e onde receber imunizante - Bruno Concha / PMS

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) inicia, nesta quarta-feira (26), a vacinação contra a gripe para o público geral na capital baiana. A imunização ocorre nos postos de saúde, das 8h às 16h. Conforme o titular da pasta, Rodrigo Alves, o objetivo é vacinar 90% da população elegível.

Com as vacinas já em mãos, optamos por antecipar o início da imunização para proteger não só contra a gripe, mas também para reduzir complicações, internações e mortes provocadas pelas infecções respiratórias. Quanto mais pessoas vacinadas, maior a proteção para todos”, afirmou.

A campanha teve início nesta terça-feira (25), com a aplicação da primeira dose às 11h30 no Instituto Oliveira, na Rua Sérgio Carvalho, bairro da Federação. O local, que abriga cerca de 25 idosos, recebeu o imunizante de forma antecipada. A capital baiana recebeu 68 mil doses na segunda-feira (24).

Quem pode se vacinar?

  • Crianças de 6 meses a menores de 6 anos
  • Povos indígenas a partir de 6 meses
  • Trabalhadores da saúde
  • Gestantes
  • Puérperas
  • Professores
  • Idosos
  • Pessoas em situação de rua
  • Profissionais das forças de segurança e salvamento
  • Profissionais das Forças Armadas
  • Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais
  • Pessoas com deficiência permanente
  • Caminhoneiros
  • Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo
  • Trabalhadores portuários
  • Trabalhadores dos Correios
  • Funcionários do sistema de privação de liberdade
  • População privada de liberdade, adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos) e Quilombolas

Mutirão oferece exames de vista

Salvador sediará, neste domingo (30), o 21º mutirão de prevenção e combate ao glaucoma e catarata, promovido na sede da Fundação Lar Harmonia, em Piatã. O atendimento ocorrerá das 7h às 14h, com exames gratuitos. Os agendamentos podem ser realizados pelo site da instituição.

A ação é voltada para pessoas a partir de 50 anos. Caso haja histórico familiar das doenças, o exame pode ser feito a partir dos 20 anos. Para atendimento, é necessário apresentar originais e cópias do RG, cartão do SUS de Salvador e comprovante de residência. A Fundação Lar Harmonia, criada em 1994, é uma instituição sem fins lucrativos que oferece assistência médica, psicológica e social a famílias em situação de vulnerabilidade na capital baiana.

A catarata é uma condição ocular que causa opacificação do cristalino, a lente natural do olho, dificultando a visão e podendo levar à cegueira se não for tratada. Já o glaucoma é uma doença caracterizada pelo aumento da pressão intraocular, que danifica o nervo óptico e pode resultar em perda progressiva da visão. Ambas as doenças são mais comuns com o envelhecimento, mas podem ser controladas com diagnóstico precoce e tratamento adequado.

Salvador promove atendimento para mães de crianças com deficiência durante Março Mulher

A Secretaria Municipal da Saúde realizou, na segunda-feira (24), uma ação intersetorial na sede da Associação Abraço a Microcefalia, em Mussurunga, dentro da programação do Março Mulher. O evento ofereceu atendimento médico e odontológico, vacinação, exames preventivos, aferição de pressão arterial e prática de ioga do riso para mães de crianças com Síndrome Congênita do Zika Vírus.

Além dos serviços de saúde, a iniciativa promoveu atividades educativas sobre cuidado bucal, tuberculose, hanseníase e alimentação saudável. Também foram oferecidos suporte a mulheres em situação de violência, atualização do Cadastro Único (CadÚnico) e ações voltadas à empregabilidade.

Incluímos essa especial atividade dentro da programação do Março Mulher para assistir essas mamães que tanto se dedicam ao cuidado dos seus filhos. Aproveitamos o momento em que as crianças também estão sendo atendidas para que, durante a ação, elas também pudessem ser cuidadas e acolhidas”, afirmou Dandara Santos, referência técnica de Saúde da Mulher da SMS.

Apoio às mães de crianças com deficiência

A assistente social da ONG Abraço a Microcefalia, Sabrina Boaventura, destacou a importância do atendimento direcionado às mães das crianças assistidas pela entidade.

É uma ação muito importante no qual o foco foi direcionado para atender as mamães de crianças com deficiência assistidas na nossa ONG. Por conta da realidade que vivenciam todo dia, essas mulheres acabam focando somente nas consultas dos seus filhos e, por isso, muitas delas não frequentam médico com rotina, negligenciando sua própria saúde”, pontuou.

O evento contou com a colaboração de diversas secretarias municipais, incluindo as de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre), Desenvolvimento, Emprego e Renda (Semdec) e Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra).

O Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm) também participou da ação, reforçando as iniciativas voltadas à empregabilidade das mães atendidas. A proposta intersetorial buscou ampliar o acesso aos serviços essenciais, garantindo suporte integral às mulheres e suas famílias.

Últimas Notícias

Prefeitura de Salvador anuncia mudanças na GCM e na Semob; Maurício Lima e Kaio Moraes deixam cargos -
Política 01/04/2025 às 20:30

Prefeitura de Salvador anuncia mudanças na GCM e na Semob; Maurício Lima e Kaio Moraes deixam cargos

Marcus Passos assumirá vaga de Moraes na Semob e ainda não há informações sobre quem ocupará vaga na GCM


Tiago Correia minimiza migração de prefeitos para base governista e reforça ACM Neto como principal nome da oposição na Bahia -
Política 01/04/2025 às 20:00

Tiago Correia minimiza migração de prefeitos para base governista e reforça ACM Neto como principal nome da oposição na Bahia

Ao programa De Olho na Bahia, da Rádio Mix Salvador, parlamentar disse que gestores municipais já tinham proximidade com governo antes mesmo da adesão


Bahia pela paz: Jerônimo reúne poderes para discutir ações de combate à violência até 2026 -
Cidades 01/04/2025 às 19:30

Bahia pela paz: Jerônimo reúne poderes para discutir ações de combate à violência até 2026

Encontro serviu para avaliar avanços e desafios do programa em 2025, além de traçar planejamento das ações para os próximos anos


Dino suspende pagamento de emendas a universidades públicas em oito estados -
Política 01/04/2025 às 19:00

Dino suspende pagamento de emendas a universidades públicas em oito estados

Ao justificar decisão, Dino defendeu necessidade de regulamentação sobre recebimento e destinação das emendas para instituições de ensino superior


Eleição para 1ª vice-presidência da AL-BA é adiada novamente por impasse no PT -
Política 01/04/2025 às 18:37

Eleição para 1ª vice-presidência da AL-BA é adiada novamente por impasse no PT

Impasse gira em torno da escolha entre a deputada Fátima Nunes (PT), indicada pela bancada petista, e o deputado Júnior Muniz (PT)


Avaliação negativa de Lula recua pela primeira vez desde 2023, aponta pesquisa AtlasIntel -
Política 01/04/2025 às 18:00

Avaliação negativa de Lula recua pela primeira vez desde 2023, aponta pesquisa AtlasIntel

Segundo levantamento, 49,6% dos entrevistados consideram governo Lula ruim ou péssimo


Companhia das Letras é eleita melhor editora infantil da América Latina -
Cultura 01/04/2025 às 17:29

Companhia das Letras é eleita melhor editora infantil da América Latina

Anúncio foi feito durante 62ª edição da Feira do Livro Infantil de Bolonha, na Itália


Liniker recebe título de cidadã soteropolitana durante show na Concha Acústica -
Coluna Ohh! 01/04/2025 às 16:59

Liniker recebe título de cidadã soteropolitana durante show na Concha Acústica

Honraria foi concedida através de projeto de autoria da ex-vereadora Laina Crisóstomo (PSOL)


BBB 25: Diego Hypolito, Vilma e Vinícius encaram paredão decisivo nesta terça-feira -
BBB 25 01/04/2025 às 16:33

BBB 25: Diego Hypolito, Vilma e Vinícius encaram paredão decisivo nesta terça-feira

Tensão no BBB! Paredão desta semana pode mudar o jogo. Quem você quer eliminar?


Jerônimo troca comando da Agricultura e nomeia Pablo Barrozo como novo secretário -
Política 01/04/2025 às 15:58

Jerônimo troca comando da Agricultura e nomeia Pablo Barrozo como novo secretário

Barrozo substitui Wallison Tum, que ocupava o cargo até então