Especialistas apontam efeitos negativos do uso excessivo de telas
Profissionais alertam sobre como a prática pode afetar a vida das pessoas, impactando suas relações pessoais, produtividade e bem-estar geral
O uso excessivo de telas é uma preocupação crescente entre profissionais de saúde mental. Isso porque o aumento nas estatísticas pode estar associado a vários casos de consequências negativas, como ansiedade e depressão, mas também a episódios de dificuldades de concentração e problemas no sono. Para entender melhor a questão, o Portal M! ouviu especialistas no assunto, que alertaram sobre como essa prática pode afetar negativamente a vida das pessoas, impactando suas relações pessoais, produtividade e bem-estar geral.
Segundo o psicólogo Sergio Manzione, existem diversos fatores que podem ocasionar o uso excessivo das telas, sendo que o principal deles pode estar relacionado ao medo da rejeição e do abandono. “Então, eu preciso buscar na internet referências de como as pessoas estão sendo aceitas, ou seja, quais os padrões que estão sendo estabelecidos, para que eu possa tentar chegar neles. A gente vê na internet sempre pessoas maravilhosas, corpos maravilhosos, pessoas bem sucedidas, o que vai criando um padrão que pode até existir, mas para uma minoria”, alertou.
Outro problema, segundo o especialista, está no “incentivo ao uso das telas”, inclusive nos casos em que pais inserem os dispositivos na rotina dos filhos. “Já começa desde a infância, quando os pais usam as telas, usam o celular, para acalmar os filhos. Esses pais não estão tendo mais condições de lidar com os filhos, de forma a limitar, colocar esses limites e dizer onde pode, onde não pode, o que deve, o que não deve fazer. Os filhos estão sendo criados sem aprender a lidar com as frustrações”, observou.
Questionado se o uso das telas poderia estar ligado ao medo das pessoas de ficarem incomunicáveis, Manzione pontuou que essa condição pode estar associada ao temor de ser rejeitado.
“Ao medo de não ser mais contactado por ninguém e sentir aquela solidão, sentir o abandono, que é um medo geral das pessoas, é um medo que está relacionado a todos os seres humanos. Um raciocínio bem linear seria: se ninguém está se comunicando comigo, se ninguém está falando comigo, então eu estou isolado. Se eu estou isolado, eu sou rejeitado, e se eu estou rejeitado, eu estou abandonado. E isso vai gerar um medo. Uma profunda dor emocional, um sofrimento bastante grande”, observou.
Principais sintomas do uso excessivo de telas
O uso excessivo de telas pode apresentar também diversos sintomas entre as pessoas, conforme explicou o psicólogo. Segundo ele, um dos principais é o isolamento. Há sempre “a frustração e a ansiedade por não estar ali fazendo aquilo”, lembra o especialista. “Então, qualquer outra atividade, ela vai tentar fazer muito rápido, ela vai tentar se livrar logo, uma conversa curta e vai se tornar uma pessoa voltada para aquelas telas”, explica.
Há ainda, entre os sintomas do excesso, a possibilidade de dificuldades de comunicação, irritabilidade, medo, falta de sono, dificuldades no trabalho, na escola, além de prejuízo às relações sociais.
“O uso das telas em excesso, como a gente vive, traz uma grande contradição na área de comunicação. A gente se afasta cada vez mais das pessoas de perto, com a falsa sensação de que está se aproximando das pessoas de longe. Isso causa um isolamento social e uma coisa meio louca de que, no meio de tanta gente, nunca nos sentimos tão sós. Tem uma doença nova que se chama nomofobia.. O que seria nomofobia? É o medo ou ansiedade pela falta do uso do celular”, alertou o psicoterapeuta Victoriano Garrido.
Possíveis causas do uso excessivo de telas
Entre as possíveis causas para o aumento do uso das telas está a portabilidade do trabalho, através do home office, conforme o psicoterapeuta. Isso ocorre porque, segundo ele, o uso recreativo tem se confundido com o utilitário (uso ligado ao trabalho).
“Inclusive com esse uso simultâneo, muitas pessoas falam que não conseguem produzir muito, porque quando está no meio do trabalho, já tem aquele meio ‘TOC’ para ver o que está acontecendo nas redes sociais, se caiu uma mensagem de WhatsApp, e ele vai ter que ver.”.
Uma recomendação do especialista é que, após o uso laboral das telas, que tecnicamente seria de 8 horas, se fique no máximo duas horas ao celular.
Leia também:
Hepatite B terá notificação compulsória em gestantes e crianças
Ministério da Saúde inicia ações do Agosto Branco contra tabagismo
Mais Lidas
Brasil recupera status de país livre do sarampo após cinco anos
Saúde
Semana Brasileira do Aparelho Digestivo começa nesta quinta-feira em Salvador
OMS diz que vacinas contra o sarampo salvam cinco vidas por segundo
Casos de mpox no Brasil somam 1.578 em 2024, com maioria no Sudeste
Casos notificados de coqueluche cresce em 2024 e atinge maior número em 10 anos
Novembrinho Azul alerta para cuidados essenciais com crianças e adolescentes
Médico baiano é reeleito presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia
Grupo de empresários da saúde participa de summit em Lisboa
Brasil recupera status de país livre do sarampo após cinco anos
Últimas Notícias
Universidade oferece atendimento gratuito para MEIs
Dados do governo e da CNT sobre rodovias divergem
Combate ao Aedes aegypti é reforçado na Bahia até esta sexta-feira
Festival Música Viva traz artistas independentes em shows gratuitos no Centro Histórico
Evento, que acontece nos próximos dias 29 e 30, promove diversidade musical, formação profissional e produção de renda para jovens
Semana Brasileira do Aparelho Digestivo começa nesta quinta-feira em Salvador
Programação se estende até o próximo domingo (24); especialista fala sobre importância de conhecer doenças e atuar na prevenção
Brasil e China firmam 37 acordos bilaterais durante visita de Xi Jinping
Pactos abrangem áreas estratégicas como agricultura, comércio, investimentos, infraestrutura e energia
Após repercussão negativa, esposa de Paquetá esclarece polêmica sobre o Pelourinho
Influenciadora digital se viu no centro de uma controvérsia após afirmar que tirou as joias ao visitar o Centro Histórico de Salvador
Inquérito sobre atos golpistas do 8 de janeiro será concluído ainda nesta semana
Polícia Federal investiga quatro suspeitos que planejaram matar Lula, Alckmin e Moraes
Divulgação de aprovados do Enem dos Concursos é adiada por decisão judicial
Previsto para sair nesta quinta-feira (21), o resultado agora depende de um novo cronograma
Ex-ator da Globo, Claudio Cinti pede ajuda a seguidores depois de voltar a ser internado
Impossibilitado de trabalhar como taxista, ele quer auxílio para bancar despesas médicas
PT pede arquivamento de projeto que anistia envolvidos no 8 de janeiro
Partido argumenta que a proposta é 'inoportuna' e 'inconveniente'
Detrans alertam sobre golpe envolvendo notificações falsas de irregularidades na CNH
Criminosos imitam canal oficial do governo federal e enviam links falsos; motoristas de 19 estados foram vítimas, inclusive na Bahia
Cinco anos da morte de Gugu: confira homenagem de Rose Miriam
Apresentador teve a morte confirmada no dia 22 de novembro de 2019, após ficar internado nos EUA