Após polêmicas, bloco 'As Muquiranas' ganha reconhecimento na busca de equidade entre homens e mulheres

Secretaria Municipal de Salvador organizará uma cerimônia para destacar o papel de conscientização do bloco de Carnaval 

Por Rodrigo Miranda
06/05/2024 às 16h31
  • Compartilhe
Foto: Reprodução/Instagram/@asmuquiranasoficial
Foto: Reprodução/Instagram/@asmuquiranasoficial

Na próxima quinta-feira (9), a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) promoverá uma cerimônia com o intuito de certificar os esforços do bloco 'As Muquiranas' no combate a qualquer prática de violência contra a mulher, além de oportunizar a luta por igualdade no ambiente corporativo. 

O reconhecimento será por meio do selo 'Pacto pela Mulher', concedido pelo órgão público que tem o dever de viabilizar a rede de proteção à mulher e defender os direitos na busca por equidade de gênero. O evento acontecerá na Casa da Mulher Brasileira, localizada no bairro de Tancredo Neves, às 10h. 

As Muquiranas, bloco tradicional do Carnaval de Salvador, é marcado por ter o seu público  constituído por homens. Após polêmicas com assédio cometidos por foliões, campanhas como 'Não é não', 'Não ao preconceito' e 'Entre no bloco do respeito' são algumas das principais bandeiras levantadas pelo grupo. Assim, as ações divulgadas nas redes sociais do bloco atuam em prol de proporcionar a descriminalização e combater atitudes violentas contra a mulher. 

A iniciativa do reconhecimento foi introduzida pela vereadora Roberta Caires, em apresentação de que as mulheres devem ter participação no diagnóstico dos indicadores sociais. O convite à cerimônia será exclusivo aos parlamentares da Câmara Municipal de Salvador e parceiros do bloco de Carnaval. 

Leia também: 

Calcinha Preta confirma agenda lotada no São João da Bahia