Vitória da Conquista: Jerônimo fala sobre impasse entre pré-candidaturas a prefeito de Waldenor e Lúcia

Base do governador ainda não chegou a consenso e tem dois pré-candidatos a prefeito para reconquistar comando do 3º maior colégio eleitoral na Bahia

Por Raiane Veríssimo e Vivaldo Marques
06/05/2024 às 10h38
  • Compartilhe
Foto: Reprodução/Instagram @jeronimorodriguesba
Foto: Reprodução/Instagram @jeronimorodriguesba

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) comentou, na manhã desta segunda-feira (6), sobre o impasse nas eleições municipais em Vitória da Conquista, onde possui dois pré-candidatos a prefeito de sua base na disputa para reconquistar o comando do terceiro maior colégio eleitoral na Bahia. Em entrevista ao Portal M!, o petista afirmou que está trabalhando pela união e o deputado federal Waldenor Pereira (PT) está "dialogando com o MDB", que lançou, em março, a pré-candidatura da vereadora Lúcia Rocha (MDB) e do vereador Delegado Marcus Vinicius (Podemos) como seu vice.

"A minha palavra, desde o primeiro momento, é a construção da unidade nossa, nós fizemos assim nas eleições estaduais e federais. Sabemos o potencial e referência que o deputado federal Waldenor Pereira tem, a capacidade que ele tem de dialogar, está demonstrando isso lá em Vitória da Conquista. Ele tá construindo conosco, tá dialogando com o MDB, tá dialogando no possível com as forças nossas pra ver onde vai se desdobrar. Na política, não existe a montagem do quebra-cabeça, que a gente acha pedrinha, encaixa, apertou ali e arrumou. Às vezes as peças somem, às vezes tem peças iguais. Estão fazendo isso lá em Conquista. Ele tá construindo, dirigindo isso com os partidos aliados", pontuou Jerônimo durante entrega de ambulâncias e demais veículos para saúde em evento em Salvador.

A união das duas principais forças políticas da base do governador se tornaria um "calcanhar de Aquiles" à atual prefeita Sheila Lemos (União Brasil), que lançou sua pré-candidatura à reeleição em abril. Waldenor foi o deputado federal mais votado no município e a emedebista, além de estar em seu oitavo mandato, foi a vereadora mais votada na última eleição. Já Sheila assumiu a prefeitura de Conquista em março de 2021, após a morte do prefeito Herzem Gusmão (MDB) por complicações do Covid-19. O emedebista derrotou o deputado estadual Zé Raimundo em 2016, colocando um fim à hegemonia do PT em Conquista.

Em entrevista ao Portal M! em janeiro, o presidente de honra do MDB, ex-deputado federal Lúcio Vieira Lima, disse que não existe a possibilidade da retirada da pré-candidatura de Lúcia para apoiar Waldenor. No entanto, nos últimos dias, uma manobra para que isso aconteça estaria sendo costurada nos bastidores. Como ela é suplente do MDB na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), a solução seria nomear um dos dois deputados estaduais emedebistas Matheus Ferreira (filho do vice-governador Geraldo Jr) ou Rogério Andrade para o comando de uma secretaria estadual e assim Lúcia poderia assumir o mandato na AL-BA, deixando o caminho livre para Waldenor como candidato único da oposição.

Reassumir o comando de Conquista é uma das prioridades do PT. O partido comandou a prefeitura durante 16 anos, entre 1998 e 2016, com os petistas Guilherme Menezes (1998 - 2002 e 2008 - 2016) e Zé Raimundo (2002 - 2008). A manobra, porém, não foi comentada pelo governador nesta amanhã e apenas enalteceu o trabalho de Waldenor na cidade.

"É um daqueles que, como faz [deputado federal e pré-candidato] Zé Neto em Feira de Santana, [Waldenor] também atua na região de votos dele. Eu não posso falar dele sem falar de Zé Raimundo, porque andam juntos, é o Cosme e Damião, mas ele tem uma atenção muito forte por Conquista. Atende a todos os municípios que ele tem base, mas em Conquista ele faz com carinho. Então é claro que ele tem, naturalmente, todos os pré-requisitos e a nossa chancela de poder oferecer o potencial, a inteligência, a energia dele pra dirigir os rumos de Conquista", destacou o governador ao Portal M!.

Confira entrevista:

Leia também:

Em Conquista, ACM Neto participa de lançamento da pré-candidatura de Sheila e anuncia filiação de quatro vereadores

Lúcia Rocha confirma pré-candidatura a prefeita em Vitória da Conquista

"Lúcia é melhor para Conquista e não moeda de troca", diz presidente de honra do MDB

Sheila Lemos toma posse como prefeita de Vitória da Conquista