Chegança Atelier Cultural realiza vivência teatral para público infanto-juvenil em escolas municipais de Salvador

Projeto 'Contando Histórias do Meu Mundão' atua no desenvolvimento socioeducativo e na inclusão de crianças, através da arte e literatura

Por Redação
21/04/2024 às 20h30
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Foto: Divulgação
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Contribuir no desenvolvimento socioeducativo, emocional e na inclusão social do público infanto-juvenil, através da contação de histórias e da vivência teatral é a proposta do projeto "Contando Histórias do Meu Mundão", desenvolvido pelo grupo Chegança Atelier Cultural (@ateliercheganca).

O projeto, que está em sua 2ª edição, acontece gratuitamente em cinco escolas públicas municipais de Salvador, entre esta segunda-feira (22) e a próxima quarta (24). Voltada para jovens estudantes entre 5 e 14 anos, a vivência vai passar por escolas localizadas nos bairros de Pernambués, Mata Escura, Sussuarana, Doron e Narandiba, impactando cerca de 150 crianças, utilizando a arte como mecanismo de expressão e conhecimento para o universo infantojuvenil.

Liderado pelas arte-educadoras Ana Mendes e Manu Santiago, o projeto acontece através de exercícios práticos de experimentação cênica, que agregam jogos teatrais, contação de histórias, elementos de musicalidade e técnicas de palhaçaria. Tudo sob uma perspectiva lúdica que tem como objetivo expandir a percepção das crianças sobre a leitura de mundo, aguçando a curiosidade e despertando o interesse dos pequenos pela arte. 

"A contação de histórias estimula a imaginação, a criatividade e a oralidade. O teatro contribui para o desenvolvimento cognitivo e a expressividade corporal; e a literatura amplia o olhar sobre as leituras de mundo. Juntamos toda essa bagagem e nosso repertório de pesquisa e montagem do espetáculo 'Histórias do Mundão', para reforçar o poder da arte no processo de aprendizagem das crianças", destaca Manu Santiago, uma das idealizadoras do Chegança Atelier Cultural.

Nesta segunda edição, o projeto amplia sua atuação e metodologia para integrar crianças PCDs, com transtorno do espectro autista (TEA) e com distorção idade-série, além de promover acessibilidade com uma professora de Libras junto às práticas de vivência teatral. 

"Este projeto permite a potencialização da criatividade e da imaginação da meninada, mas principalmente, abre espaço para a valorização das diferenças e a aproximação coletiva, de forma lúdica e acessível", explica Ana Mendes, que também lidera o coletivo Chegança.

Elis Almeida, monitora pedagógica responsável pela inclusão com crianças PCDs, explica que a vivência artística traz um olhar sensível que possibilita compreender que somos únicos e todos precisam ser respeitados dentro de suas particularidades.

"Para uma criança com necessidades especiais os ganhos são bem maiores, ajudando a longo prazo no desenvolvimento de habilidades sociais, no reconhecimento e no controle emocional e na coordenação motora, além de prevenção de crises sensoriais, no caso de crianças com espectro autista", pontua.

A intérprete de Libras, Aline Suzart, reforça que a acessibilidade em projetos de arte-educação é a possibilidade de promover a  inclusão efetiva do público infanto-juvenil com deficiência, rompendo as barreiras de comunicação e promovendo espaços de conhecimento, ludicidade e de socialização. "Isso permite que as crianças experenciem e descubram as diversas possibilidades de comunicação, expressão e criação, além de potencializar as capacidades intelectuais e emocionais".

O projeto Vivência Teatral Contando Histórias do Meu Mundão - 2º Edição foi contemplado pelo edital Territórios Criativos, com recursos financeiros da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Salvador e da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura, Governo Federal.

 

 

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