Espetáculo "Detetives da Energia em Cena" chega do Rio e faz apresentações em escolas públicas na Bahia

Montagem fala sobre a geração e usos da energia, fatos históricos e assuntos relacionados ao meio ambiente

Por Redação
21/04/2024 às 07h30
  • Compartilhe
Foto: Renan Marinho
Foto: Renan Marinho

Chega à Bahia para realizar apresentações gratuitas em escolas públicas na cidade de Pojuca o espetáculo infantojuvenil "Detetives da Energia em Cena", que fala sobre a geração e usos da energia, fatos históricos e assuntos relacionados ao meio ambiente. Conceitos que as crianças aprendem na sala de aula saem dos livros escolares para ganhar vida em cena, utilizando a linguagem do teatro, em um espetáculo com muita música e bonecos.

As oito apresentações acontecem nos dias 24, 25 e 26 de abril, em cinco escolas públicas municipais.  Uma apresentação será para Educação de Jovens e Adultos (EJA) e outra para estudantes PcDs. A classificação indicativa é livre, e os espetáculos são 100% acessíveis com presença de intérpretes de Libras e monitor de apoio para mobilidade e audiodescrição. "Detetives da Energia em Cena" é apresentado pelo Ministério da Cultura, PetroReconcavo SA a e BRQ Soluções em Informática Ltda.

Como tudo começa

Nada pior que um apagão para interromper a rotina diária. E é assim que a história começa, que traz a questão: "De onde vem a energia que chega em nossas casas?". Um marcador de consumo elétrico, capaz de deslocar todos no tempo e no espaço, proporciona um passeio por multiversos, e assim como detetives, o elenco vai encontrando respostas para saber as formas e os caminhos da energia.

No desenrolar da história três anfitriões surgem de épocas e países diferentes. São personagens que contribuíram para o uso da energia dos ventos, do sol e da água, suas pesquisas foram somadas a novos estudos para atingirmos as tecnologias que temos hoje em dia. E mais, o espetáculo, além de incentivar o pensamento científico, enfatiza o protagonismo feminino. Antes somente personagens masculinos apareciam nesta história, mas em "Detetives da Energia em Cena" são mostrados feitos de duas mulheres, a brasileira Enedina Alves Marques e a húngaro-americana Mária Telkes. 

 

Leia também:

Alok lança 'O Futuro é Ancestral', disco com representantes de oito tribos indígenas 

Thiago Arancam será a atração da edição do Jantar do Bem 2024 

'Guerra Civil', longa norte-americano com Wagner Moura, lidera bilheterias nacionais em estreia