Chuva torrencial afeta Dubai; veja vídeo

Em um dia choveu o equivalente ao esperado para um ano; aeroporto ficou debaixo d'água

Por Estadão Conteúdo
17/04/2024 às 17h31
  • Compartilhe
Foto: AHMED RAMAZAN/AGENCE FRANCE PRESSE/ESTADÃO CONTEÚDO
Foto: AHMED RAMAZAN/AGENCE FRANCE PRESSE/ESTADÃO CONTEÚDO

Nesta terça-feira (16), imensas inundações repentinas aconteceram em Dubai, após ser registrado um volume de chuva previsto para um ano. Estradas se transformaram em rios e a água corrente inundava casas e empresas.

Quase 100 mm de chuva caíram em apenas 12 horas, de acordo com análises meteorológicas no aeroporto, aproximadamente o que Dubai mede em um ano inteiro, de acordo com dados da ONU. 

Um vídeo chocante mostrou a pista do Aeroporto Internacional de Dubai, recentemente classificado como o segundo aeroporto mais movimentado do mundo, debaixo d'água enquanto aeronaves tentavam passar pelas enchentes

A chuva caiu tão forte e tão rápido que alguns motoristas foram forçados a abandonar os seus veículos quando as águas das cheias aumentaram e as estradas se transformaram em rios.

Os aviões pareciam mais barcos se movendo pelo aeroporto inundado enquanto a água espirrava em seu rastro e ondas passavam pela água.

O aeroporto encerrou as operações por quase meia hora nesta terça. "As operações continuam sendo significativamente interrompidas. Há grandes inundações nas estradas de acesso ao redor de Dubai que levam ao aeroporto", confirmou o aeroporto em comunicado.

Outro vídeo das redes sociais mostrou água correndo por um shopping local e inundando o térreo de casas.

Dubai, assim como o resto dos Emirados Árabes Unidos, tem um clima quente e seco. Com as chuvas pouco frequentes, não existem infraestruturas para lidar com eventos extremos.

Eventos de chuvas torrenciais como este se tornarão mais frequentes devido às mudanças climáticas provocadas pelo homem. À medida que a atmosfera continua aquecendo, ela é capaz de absorver mais umidade, para depois expulsá-la na forma de jatos mais extremos de chuvas torrenciais.

A chuva que mergulhou Dubai está associada a um sistema de tempestades maior que atravessa a Península Arábica e o Golfo de Omã. Este mesmo sistema também está trazendo um clima excepcionalmente úmido para Omã e sudeste do Irã.

Alguma chuva pode persistir nesta quarta-feira (17), antes que o tempo seco retorne.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Muita Informação (@portalmuitainformacao)

Leia também:

Salvador registra o dobro de chuva previsto para abril e segue com alerta para deslizamentos