Zé Ronaldo lança pré-candidatura a prefeito de Feira de Santana sem ACM Neto

Ex-governador Paulo Souto e deputados Sandro Regis e Luciano Simões prestigiam evento que lotou CDL

Por Raiane Verissímo
17/04/2024 às 09h27
  • Compartilhe
Foto: Reprodução/Instagram @oficialjoseronaldo
Foto: Reprodução/Instagram @oficialjoseronaldo

O ex-prefeito José Ronaldo (União Brasil) lançou, na tarde desta terça-feira (16), sua pré-candidatura a prefeito de Feira de Santana. Mais de 250 pessoas participaram do evento que foi realizado na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), no Centro. O vice-presidente nacional do União Brasil, ex-prefeito ACM Neto, não compareceu ao lançamento por compromisso em Brasília, mas o ex-governador Paulo Souto e os deputados estaduais Sandro Regis e Luciano Simões prestigiaram o correligionário.

Zé Ronaldo já comandou o segundo maior colégio eleitoral na Bahia por quatro vezes (2000, 2004, 2012 e 2016). Inclusive, nos três últimos mandatos derrotou o deputado federal Zé Neto (PT), que lançou também, no último domingo (14), sua pré-candidatura a prefeito no município com as presenças do governador Jerônimo Rodrigues (PT) e do senador Jaques Wagner (PT). Será sua quinta tentativa, mas o petista está confiante e cita como diferencial o arco de alianças inédito construído neste ano. Ele terá o apoio de nove partidos: PT, PCdoB, PV, PP, PSB, PSD, MDB, Avante e Podemos.

Essa aliança comemorada pelo petista foi criticada por Zé Ronaldo durante discurso no evento. "Esse chamado tem sido a minha jornada, tem guiado meus passos e é motivo de muito orgulho por tudo que vivemos juntos ao longo da minha vida. [Aliança] se constrói assim, lado a lado com o povo. Quem decide seu destino é o povo de Feira, quem nos conduz é o povo de Feira, que lidera, que comanda e nós respeitamos a voz do povo de Feira de Santana", bradou o ex-prefeito.

Atualmente, Feira é comandada pelo ex-deputado estadual e federal Colbert Martins (MDB), que foi reeleito em 2020, derrotando o petista Zé Neto no segundo turno. Em 2016, o emedebista foi eleito vice-prefeito, mas assumiu a gestão municipal após o então prefeito Zé Ronaldo renunciar o cargo para disputar as eleições ao governo estadual.

Mesmo assim, Colbert também não compareceu ao evento. A justificativa dada por Zé Ronaldo foi que eles já foram adversários em eleições passadas. "Eu quero deixar bem claro que eu sempre respeitei o prefeito Colbert Martins desde quando éramos adversários, houve momentos na vida que nós fomos adversários políticos, eu já fui candidato a prefeito e ele já foi candidato a prefeito, nos enfrentamos nas urnas, mas nos enfrentamos com respeito, nunca houve uma palavra de agressão entre nós, sempre houve muito respeito e este respeito continua existindo", disse em entrevista à imprensa. 

Sobre a ausência de ACM Neto, Zé Ronaldo também minimizou. Ele explicou que o ex-prefeito já tinha uma reunião agendada na terça com a bancada do União Brasil na Câmara dos Deputados para anunciar a parceria entre o partido e as fundações Dom Cabral e Índigo (da qual Neto preside) para capacitação de 400 pré-candidatos a prefeitos e vereadores, além de assessores.

Além de Zé Ronaldo e Zé Neto, o deputado estadual Pablo Roberto (PDSB) também vai disputar, em outubro, o comando do município conhecido como "Princesinha do Sertão". O tucano lançou sua pré-candidatura em outubro do ano passado.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Jose? Ronaldo (@oficialjoseronaldo)

 

Leia também:

Zé Neto lança pré-candidatura em Feira de Santana com presença de Jerônimo e Wagner

Pablo Roberto garante que pré-candidatura em Feira é "pra valer" e fala em "renovação por novos resultados"