Lira diz vai apoiar regulamentação da reforma tributária, mas não se compromete com vetos, dizem interlocutores

Dois vetos estariam na mira do Congresso: o bloqueio de R$ 5,6 bilhões em emendas de comissão e um trecho do fim da lei das saidinhas

Por Redação
15/04/2024 às 19h10
  • Compartilhe
Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados
Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados

Interlocutores próximos ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), afirmaram que ele disse ao ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, que vai se empenhar na regulamentação da reforma tributária, contudo, não irá se comprometer com a manutenção de vetos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). As informações são da CNN Brasil.

Ainda segundo a informação, estão na mira do Congresso dois vetos: o bloqueio de R$ 5,6 bilhões em emendas de comissão e um trecho do fim da lei das saidinhas.

De acordo com a informação revelada pelo Estadão e confirmada pela CNN, esse diálogo ocorreu durante um vôo em avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para Salvador na última sexta-feira (13). Os interlocutores afirmam que a conversa foi um "papo reto" e Lira teria dado a entender que, se a articulação política do governo é tão boa, ela que dê conta de segurar os vetos de Lula.

Novamente, Lira manifestou o seu descontentamento com Alexandre Padilha, ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, contudo, não vai escalar a disputa com o próprio Lula.

Ainda na sexta-feira (13), o presidente defendeu o seu ministro afirmando que "só por teimosia o manteria no cargo".

Segundo afirmam as fontes próximas ao presidente na Câmara, atualmente, o compromisso dele está firmado apenas com as pautas econômicas que forem de interesse do país.

Leia também:

Ex-namorada do filho de Lula diz que não vai se calar diante do machismo nas redes